Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Presidente da Câmara enaltece o Maio Amarelo e diz que ações devem ser constantes

30 maio 2019 - 11h55Câmara de Corumbá

Corumbá não registra acidente de trânsito com vítima fatal há mais de 100 dias. No entanto, isso não é motivo para comemoração. Somente nos dois primeiros meses do ano, cinco pessoas perderam suas vidas: duas por atropelamento, duas envolvidas em acidentes com motos, e uma devido a acidente de carro. Fevereiro, com quatro casos, foi o mês mais violento.

Os números foram destacados na noite de ontem, quarta-feira, 29, no Plenário da Câmara Municipal de Corumbá, durante a Sessão Solene que marcou as ações do Movimento Maio Amarelo “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, proposta pelo vereador Manoel e aprovada pelos demais pares da Casa de Leis.

Na oportunidade, o vereador e presidente da Câmara, Roberto Façanha, comentou sobre os números e em relação às ações que estão ocorrendo em todo o País, especialmente em Corumbá. Elogiou todos os parceiros responsáveis por esse trabalho, mas deixou evidente que “não deve ficar restrito somente no mês de maio, mas também durante todo ano. Nós todos, juntos, é que faremos um trânsito melhor em Corumbá, contribuindo para redução dos índices de acidentes de trânsito em nossa cidade e no país”.

Mas, para atingir o desejado, além de ações durante todo o ano, Façanha ressaltou que é preciso conscientização de todos, crianças e adolescentes (os futuros motoristas), bem como dos jovens e adultos. Citou as campanhas desenvolvidas nesse sentido por parte dos segmentos envolvidos no Movimento Maio Amarelo, especialmente nas escolas, direcionadas às crianças.

O vereador elogiou o médico legista Riad que proferiu uma palestra sobre o tema; lembrou os cinco pilares da ONU, propostos para a Década de Ação para Segurança Viária que, desde 2011, busca alertar os países quanto à importância de novas medidas para a diminuição de vidas perdidas em acidentes: gestão de segurança no Trânsito, infraestrutura viária adequada, segurança veicular, usuários mais seguros e resposta pós-acidentes.

“Esse último pilar serve como base para que os países melhorem s índices de acidentes e mortes no trânsito. É a questão da assistência às emergências decorrentes das tragédias no Trânsito”, lembrou para, em seguida, citar que, conforme a Seguradora Líder, responsável pelo pagamento do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), “somente em 2017, foram pagas 383.993 indenizações relativas a acidentes, sendo que mais de 41 mil pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito”.

O vereador não esqueceu os números registrados em Corumbá durante o ano de 2018. Foram 1.870 acidentes, uma média de cinco acidentes por dia. Desse total, 1.175 envolveram motos; 392 bicicletas; 208 carros, entre outros. Foram 52 atropelamentos. No ano foram registrados 16 óbitos, 11 na área urbana.

“O trabalho que está sendo desenvolvido na cidade, é importante para reduzir esses números. Vamos continuar efetivamente a discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”, comentou.

Façanha enalteceu o trabalho desenvolvido pelas pessoas dos mais diferentes segmentos e lembrou que a Sessão Solene proposta pelo vereador Manoel, e que contou com as presenças dos vereadores Tadeu Vieira, João Mário, Paulo Bertini e Cristóvão Contador, foi uma forma de agradecer e homenagear “pessoas que trabalham e continuarão trabalhando em ações diretas e também de conscientização de crianças, jovens e adultos, sejam do Poder Público ou da sociedade civil, por um trânsito mais seguro para todos”, concluiu.

Homenageados

A Sessão contou com as presenças do diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat), Alexandre do Carmo Taques Vasconcellos, que representou o prefeito Marcelo Iunes; o chefe Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Wesley Seron; a gerente regional do Detran, Laura Helena Ribeiro Cavassa, além de outras autoridades, representantes de segmentos da sociedade, alunos da Escola CAIC Padre Ernesto Sassida, e os homenageados da noite.

Foram homenageados Ricardo Cardoso de Oliveira, empresário do ramo de transportes; João Norberto Cavalheiro, motorista concursado da Prefeitura; Alexandre Vasconcellos, diretor da Agetrat; Marcelo da Silva Rey, agente de trânsito; Leonildo Ferreira, motorista; Natalino Rodrigues da Silva, motorista da família do dr. Cássio Leite de Barros (foi motorista do ex-governador do MT por 33 anos).

Homenageados também o capitão Márcio Felipe Ribas Junior, comandante da Polícia Rodoviária Estadual (foi representado pelo sargento Lucas Kelmo Vilalva da Silva; Laura Helena Ribeiro Cassava, gerente regional do Detran; Esley Seron, chefe da delegacia da PRF em Corumbá; Adalberto de Morais Gomblan, chefe de trânsito da Policia Militar (foi representado pela soldado Kênia Betânia de Moura Oliveira); Cláudio Reis Rodrigues, presidente do Sindicato dos Taxistas; Luciano Magalhães Roas, presidente do Sindicato dos Mototaxistas, e o perito médico legista Riad Ali Hamie.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Justiça do Trabalho leva sinal de internet para guatós que vivem isolados no Pantanal
SAÚDE
Vacinação contra a covid-19 já teve início em quase todo o país
CLIMA
Chuva forte e volumosa e temporais em SC, no PR, em MS e em SP
CULTURA
Sesc Corumbá abre inscrições para cursos de música, dança e pintura à distância
POLICIAL
Empresário de MS é preso durante Operação da Polícia Civil contra crime organizado
SAÚDE
Servidora há 30 anos, Vitória aplicou primeiras doses da vacina contra COVID-19 em Corumbá
COVID-19
MS ultrapassa a marca de 2,7 mil mortes e 152 mil casos confirmados de coronavírus
PRIMEIROS IMUNIZADOS
Corumbá e Ladário já tem os primeiros imunizados contra a Covid-19
GERAL
Casa tem princípio de incêndio após vela de altar derreter
GERAL
Corpo de Bombeiro captura jacaré que estava andando na rua em Ladário

Mais Lidas

GERAL
Bombeiros atendem solicitação de suposto desaparecimentos de pessoas em fazenda
EDUCAÇÃO
REME abre Pré-Matrícula Digital para alunos novos; veja calendário
COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves
EMPREGO
Mato Grosso do Sul começa semana com 2.394 vagas de emprego