Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura vai retomar acupuntura na Rede Pública de Corumbá

08 março 2018 - 07h50Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes determinou o reinício imediato da acupuntura na Rede Pública de Saúde de Corumbá. O tratamento, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde, será oferecido gratuitamente no Centro Municipal de Fisioterapia, localizado no Complexo da Saúde da rua América, número 427, entre as ruas Tiradentes e a Ladário.

“Esse é um serviço muito importante e que vai ajudar toda a população, principalmente as pessoas mais humildes, que não teriam condições financeiras de pagar por um tratamento desse porte na rede particular. Apesar de ser uma técnica milenar, essa especialidade também não integra grande parte dos principais planos de saúde do País. Daí a importância de disponibilizarmos esse serviço pelo SUS”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o serviço começa imediatamente. “Serão atendidos os pacientes que estiverem com encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região ou do Ambulatório Municipal. Será feito o agendamento e o paciente passará por uma avaliação para, em seguida, iniciar o tratamento”, detalhou Rogério.

O trabalho será coordenado pelo fisioterapeuta Marcelo Araújo. “Poucas cidades do Estado estão disponibilizando esse serviço atualmente. A acupuntura ajuda o paciente de várias formas, desde o fortalecimento do sistema imunológico e até no tratamento de problemas e doenças mais graves”, explicou o especialista, destacando também o empenho do prefeito Marcelo Iunes.

“O prefeito entende que toda a população, principalmente as pessoas mais carentes, precisa e merece das mesmas condições e da mesma atenção na Rede Pública de Saúde. E é esse serviço humanizado que vamos oferecer no Centro Municipal de Fisioterapia”, completou Marcelo Araújo.

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trânsito
Homem fica ferido em acidente com bicicleta elétrica na Avenida Gaturama
Tempo
Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade são destaques na previsão deste sábado em MS
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 33°C
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF