Menu
quarta, 27 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Prefeitura vai retomar acupuntura na Rede Pública de Corumbá

08 março 2018 - 07h50Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes determinou o reinício imediato da acupuntura na Rede Pública de Saúde de Corumbá. O tratamento, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde, será oferecido gratuitamente no Centro Municipal de Fisioterapia, localizado no Complexo da Saúde da rua América, número 427, entre as ruas Tiradentes e a Ladário.

“Esse é um serviço muito importante e que vai ajudar toda a população, principalmente as pessoas mais humildes, que não teriam condições financeiras de pagar por um tratamento desse porte na rede particular. Apesar de ser uma técnica milenar, essa especialidade também não integra grande parte dos principais planos de saúde do País. Daí a importância de disponibilizarmos esse serviço pelo SUS”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o serviço começa imediatamente. “Serão atendidos os pacientes que estiverem com encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região ou do Ambulatório Municipal. Será feito o agendamento e o paciente passará por uma avaliação para, em seguida, iniciar o tratamento”, detalhou Rogério.

O trabalho será coordenado pelo fisioterapeuta Marcelo Araújo. “Poucas cidades do Estado estão disponibilizando esse serviço atualmente. A acupuntura ajuda o paciente de várias formas, desde o fortalecimento do sistema imunológico e até no tratamento de problemas e doenças mais graves”, explicou o especialista, destacando também o empenho do prefeito Marcelo Iunes.

“O prefeito entende que toda a população, principalmente as pessoas mais carentes, precisa e merece das mesmas condições e da mesma atenção na Rede Pública de Saúde. E é esse serviço humanizado que vamos oferecer no Centro Municipal de Fisioterapia”, completou Marcelo Araújo.

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ENCHENTE
PMA de Miranda e Defesa Civil municipal trabalham no resgate de famílias atingidas por enchentes
Geral
Curiosidade: quando foi fabricada a tecnologia Smartwatch
POLÍTICA
Presidente da Alems, Paulo Corrêa assume como governador em exercício de MS
COVID-19
Janeiro registra mais de 460 óbitos por coronavírus e já é o 3º pior mês da pandemia
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19
EDUCAÇÃO
IFMS reabre prazo de matrículas da 1ª chamada para cursos técnicos integrados
Aprovados têm até esta quarta-feira, 27, para fazer a matrícula em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Retificação altera datas previstas para novas chamadas
EDUCAÇÃO
Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

Mais Lidas

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19