Menu
segunda, 20 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Prefeitura vai retomar acupuntura na Rede Pública de Corumbá

08 março 2018 - 07h50Prefeitura de Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes determinou o reinício imediato da acupuntura na Rede Pública de Saúde de Corumbá. O tratamento, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde, será oferecido gratuitamente no Centro Municipal de Fisioterapia, localizado no Complexo da Saúde da rua América, número 427, entre as ruas Tiradentes e a Ladário.

“Esse é um serviço muito importante e que vai ajudar toda a população, principalmente as pessoas mais humildes, que não teriam condições financeiras de pagar por um tratamento desse porte na rede particular. Apesar de ser uma técnica milenar, essa especialidade também não integra grande parte dos principais planos de saúde do País. Daí a importância de disponibilizarmos esse serviço pelo SUS”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, o serviço começa imediatamente. “Serão atendidos os pacientes que estiverem com encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região ou do Ambulatório Municipal. Será feito o agendamento e o paciente passará por uma avaliação para, em seguida, iniciar o tratamento”, detalhou Rogério.

O trabalho será coordenado pelo fisioterapeuta Marcelo Araújo. “Poucas cidades do Estado estão disponibilizando esse serviço atualmente. A acupuntura ajuda o paciente de várias formas, desde o fortalecimento do sistema imunológico e até no tratamento de problemas e doenças mais graves”, explicou o especialista, destacando também o empenho do prefeito Marcelo Iunes.

“O prefeito entende que toda a população, principalmente as pessoas mais carentes, precisa e merece das mesmas condições e da mesma atenção na Rede Pública de Saúde. E é esse serviço humanizado que vamos oferecer no Centro Municipal de Fisioterapia”, completou Marcelo Araújo.

Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Queimadas
Bombeiros abrem aceiro na vegetação seca para deter incêndios do Pantanal
Balanço
Em três dias, operação Fronteiras e Divisas apreendeu R$ 12 milhões em drogas
Alerta
Com umidade do ar registrando 10%, cidades de MS voltam a ficar em alerta
Preconceito não!
Jogo da Diversidade acontece hoje com cobertura ao vivo do Capital do Pantanal
Flagrante na fronteira
PMA desmonta acampamento mas caçadores escapam para o Paraguai
Programação
Criançada aprende a usar cores primárias na oficina do Sesc deste sábado
Retomada
UEMS lança Guia de Retorno de Atividades Presenciais
Salve Vidas
Para repor estoques de O-, O+ e A+ Hemosul da capital abre o dia todo neste sábado
Tempo
Sábado de sol, calor e tempo seco em todo Estado
Tentativa de Homicídio
Adolescente é socorrido com perfuração de bala na coxa

Mais Lidas

Balanço
Em três dias, operação Fronteiras e Divisas apreendeu R$ 12 milhões em drogas
Preconceito não!
Jogo da Diversidade acontece hoje com cobertura ao vivo do Capital do Pantanal
Flagrante na fronteira
PMA desmonta acampamento mas caçadores escapam para o Paraguai
Alerta
Com umidade do ar registrando 10%, cidades de MS voltam a ficar em alerta