Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura vai arcar com parte da CASSEMS de aposentados e pensionistas

16 fevereiro 2021 - 09h33PMC

Nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, o prefeito Marcelo Iunes atendeu um anseio antigo dos servidores da Prefeitura de Corumbá. Com o Decreto N° 2.499, publicado na edição de hoje do DIOCORUMBÁ, o Município passa a arcar com parte do plano de saúde dos aposentados e pensionistas do regime próprio da Previdência Social do Município (FUNPREV) e os pagos pelo Tesouro Municipal.

“Atualmente, os servidores que se aposentam e que desejam continuar no plano de saúde devem contribuir com o valor integral deste, sem nenhuma contrapartida do Poder Público”, observou o prefeito. “E isso acabava por onerar muito os aposentados, os quais dedicaram tempo considerável de sua vida para a Administração Pública”, complementou Marcelo Iunes.

O secretário municipal de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula, explicou que, para o benefício ser estendido aos aposentados e pensionistas, foi necessária uma adequação dos percentuais pagos pelos servidores efetivos e comissionados, de modo a manter o equilíbrio econômico e financeiro da ação.

“Os servidores efetivos e comissionados terão um reajuste mínimo na contribuição do plano de saúde, a qual resultará em enorme ganho social por permitir a inclusão dos aposentados com este benefício”, reforçou o secretário.

Conforme estabelece o Decreto N° 2.499, “de cada beneficiário titular efetivo, o desconto na remuneração mensal em valor equivalente a 7,5% (sete e meio por cento) e de cada beneficiário titular não-efetivo, desconto na remuneração mensal em valor equivalente a 10% (dez por cento)”.

O texto estabelece ainda que “do patrocinador integrante da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, o recolhimento no valor correspondente a 7,5% (sete e meio por cento) da folha de pagamento mensal do beneficiário efetivo e do beneficiário especial e 5% (cinco por cento) da folha de pagamento mensal do beneficiário não-efetivo, respeitado o limite de 3%  das respectivas despesas de pessoal e até 70% do valor de contribuição de cada segurado”.

De acordo com a superintendente de Previdência Social da Secretaria de Finanças e Gestão, Gabriela Winkler, dos 755 aposentados e pensionistas da Prefeitura, apenas 104 eram beneficiários no plano de saúde. “Muitos não aderiam por ter de contribuir na integralidade. Agora, com contribuição por parte do Poder Público, será possível estender esse número”, afirmou, reforçando que o plano dos aposentados e pensionistas não será pago com recursos do Funprev e sim com recursos próprios da Prefeitura.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal