Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura responde acusações de cobrança de taxas em cemitérios municipais

05 outubro 2021 - 11h22Ascom Câmara de Corumbá

As cobranças de taxas por parte de servidores públicos municipais que trabalham nos cemitérios de Corumbá (Santa Cruz e Nelson Chamma) são infundadas. Foi o que revelou na sessão de ontem, segunda-feira (04) da Câmara, o coordenador de Fiscalização e Posturas da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Cruz Souza. 

Ele participou da sessão a convite do vereador Sammyr Qualhada, devido aos acontecimentos recentes amplamente divulgados pelas mídias sociais, dando conta de que estaria sendo cobrada uma taxa, por parte dos servidores, para sepultamento de pessoas nos cemitérios. 

Acompanhado de integrantes da equipe que vem atuando nas ações de combate à disseminação do coronavírus, Luciano foi taxativo ao afirmar que foi aberto um processo para apurar os fatos e que a Ouvidoria Geral do Município concluiu que os dados “são incongruentes com ilações infundadas”. 

Deixou claro que não existe cobrança de taxa qualquer; que não há qualquer documento que comprove o pagamento de taxa de R$ 300,00 a servidores que desenvolvem atividades no cemitério, e que os mesmos declararam não terem recebido qualquer valor por serviços prestados no Cemitério Santa Cruz. 

Postagens nas mídias sociais dava conta que um servidor, de nome Robervam, estaria cobrando a taxa. Luciano informou que não existe nenhum servidor com esse nome trabalhando no cemitério; que não existe taxa qualquer referente a caçamba de entulho, e que “a caçamba existente é de mobiliário alugado por pedreiros que prestam serviços particulares, os quais solicitam e contratam os serviços”. 

O coordenador informou ainda que, ao todo, nos dois cemitérios, a Prefeitura conta com sete servidores. Eles são responsáveis pel manutenção e cuidados com o espaço, bem como por covas de túmulos quando o enterro é no solo. “Nenhum faz serviço de alvenaria e a Prefeitura não fornece material de construção como tijolo, cimento, areia e outros. Além, disso, não há vínculo com pedreiros que são prestadores de serviços particulares, contratados por terceiros para serviços de alvenaria relacionados a construção de gavetas, aberturas de túmulos de alvenarias e reparo em geral”. 

“Os proprietários que em suas sepulturas necessitam de serviço de alvenaria devem realizar contratação de particular para prestação do serviço, no caso, contratação de serviço regulado pelo direito civil, onde particulares celebram acordos sem qualquer intervenção do poder público, ou seja, o contrato de prestação de serviços é feito mediante a contratação pessoas ou empresas autônomas, que assumem os riscos de suas atividades e acordam valores com o contratante”, concluiu. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas