Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura inicia formação de terceira turma da Patrulha Maria da Penha

10 abril 2018 - 08h29Prefeitura de Corumbá

Teve início nesta segunda-feira, 09 de abril, a capacitação da terceira turma de guardas municipais para atuação na Patrulha Maria da Penha. Com duração de uma semana, o treinamento acontece por turmas e vai capacitar toda a corporação. O curso é coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As duas primeiras turmas, totalizando 60 agentes, já concluíram o treinamento e receberam as certificações no dia 20 de março. Nesta terceira fase da capacitação, 30 guardas municipais – sendo 28 homens e 2 mulheres – participam do curso.

A Patrulha Maria de Penha (PMP), desenvolvida pela Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social, tem como objetivo acompanhar e atender mulheres em situação de vulnerabilidade vítimas de violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. A Guarda Municipal de Corumbá vai ser a responsável pelo desenvolvimento da ação em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

Inicialmente, a Patrulha vai funcionar com viatura, quatro Guardas Municipais - efetivo que poderá ser ampliado gradativamente - e terá uma Coordenadoria. As equipes da Patrulha vão fazer visitas regulares às vitimas de violência com medidas protetivas. 

Nas visitas será verificado se a mulher foi agredida, maltratada e também ser houve desrespeito à medida protetiva determinada pela Justiça. Se for constatado o descumprimento da medida, a informação será encaminhada ao Ministério Público e Poder Judiciário. Isso fará com que o juiz adote medida mais gravosa contra o agressor, que pode seja a prisão imediata. O trabalho será realizado em parceria das secretarias especiais de Segurança Pública e Defesa Social e de Cidadania e Direitos Humanos.

A Guarda Municipal está amparada na legislação para executar esse tipo de atuação. Dão suporte à iniciativa, a Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, da assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar e das medidas integradas de prevenção; a Lei 13.022, de 08 de agosto de 2014, que estabelece o Estatuto Geral das Guardas Municipais; além do Decreto Municipal nº 1.765, de 08 de março de 2017, que instituiu a Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

O anexo do Decreto Municipal traz na Carta de Princípios e Metas que a Rede Protetiva à Mulher deve: “acompanhar a implantação no Município da Patrulha da Lei Maria da Penha como forma qualificada de atuação específica da Guarda Municipal no sentido de dar instruções e informações sobre o tema da violência contra a mulher e sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e atuar no exato momento da violência, visando à formação qualificada de servidores e lideranças para que sejam capazes de dar orientação sobre questões de direitos da mulher, o que preconiza as Normas Técnicas de Uniformização dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência”.

Por sua vez, o Estatuto Geral das Guardas Municipais estabelece em seu artigo 3° que “são princípios mínimos de atuação das guardas municipais: proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas”. No artigo 5°, o Estatuto diz ser competência específica das Guardas Municipais “articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município; garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas”.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Corumbá é a segunda a ser colocada em prática no Estado. É realizada em Campo Grande. Aqui, conta com parcerias do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário