Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Prefeitura forma mais 163 trabalhadores para o mercado corumbaense

10 setembro 2016 - 09h05Redação
Mais 265 novos alunos iniciam aula no dia 12 de setembro. Foto: PMC 

Solenidade realizada na noite desta quinta (8), marcou a formatura de mais 163 alunos do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. São trabalhadores que participaram de sete cursos como parte de um programa de qualificação profissional desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, sob coordenação da Gerência do Trabalho e Capacitação Profissional.

A formatura aconteceu no Centro Dom Bosco com direito a um desfile com modelos do curso de Design de Sobrancelha, Maquiagem e Penteados, pela primeira vez realizado no local. A entrega dos certificados contou com a presença da secretária de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib Aguilar, que destacou a importância do programa de qualificação que está permitindo mudar a vida dos trabalhadores corumbaenses.

“São mais 163  pessoas qualificadas na atual administração que, após participar dos cursos no Centro Dom Bosco, estão tendo melhores condições de concorrer às vagas que surgem no mercado de trabalho local”, citou, enaltecendo o trabalho de toda a equipe de instrutores e dos alunos que “não desistiram e chegaram ao final dos cursos oferecidos”.

A primeira dama do Município, Maria Clara Scardini, também enalteceu o trabalho de toda a equipe, a parceria com a Missão Salesiana, e que a Prefeitura fortalecerá cada vez mais as ações voltadas à qualificação do trabalhador corumbaense. “Temos que avançar, executar obras no setor de infraestrutura, mas é preciso também investir nas pessoas. É isso que estamos fazendo”, observou.

Maria Clara fez um pedido a todos para que “persistam, busquem se capacitar cada vez mais”, e ainda colocou a Sala do Empreendedor da Secretaria de Industria e Comércio, à disposição dos novos profissionais, caso queiram investir em seus próprios negócios, tornando-se Microempreendedores Individuais (MEIS).

O padre Valdomiro Bronakowski, diretor geral da Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul - Polo Corumbá, participou da solenidade e lembrando Dom Bosco, destacou a importância de se investir na capacitação. Fez um pedido aos novos profissionais para que continuem estudando, se capacitando para atender o exigente mercado de trabalho.

Agregar valor

Hoje, o Centro Dom Bosco está garantindo também uma educação inclusiva, capacitando pessoas com deficiência. É o caso de Letícia de Andrade Arruda, de 27 anos, que fez o curso de Libras. “Sou formada em pedagogia e o curso será importante para a minha profissão”, disse. Ela é natural de Bonito e mora em Corumbá há um ano. Está em busca de emprego e acredita que o curso vai ajudar a conseguir uma vaga no mercado local. Mas já avisou que vai participar de todos os concursos públicos que surgirem.

Marcos Soares Magalhães também recebeu seu certificado na noite de ontem. Ele fez o curso de cabeleireiro e já avisou que vai fazer Informática. “A empresa onde trabalho me apoia nos cursos, me liberando nos horários das aulas. Isto tem me ajudando muito”, disse. Ele trabalha na Pax Cristo Rei e vai ajudar a empresa nas ações sociais fazendo corte de cabelo.

Os novos profissionais formados pelo Centro Dom Bosco são das áreas de Assistente Administrativo (28), Cabeleireiro (40), Manicure e Pedicure (17), Serigrafia (13), Libras (19), Design de Sobrancelha, Maquiagem e Penteados (27) e Informática Básica (19).

O gerente do Trabalho e Qualificação Profissional, Cleverson Morais, ressalta que além de participar dos cursos, os alunos passam a fazer parte do Banco de Oportunidades Municipal (BOM Pantanal), onde seus currículos são cadastrados. “Hoje, em Corumbá, muitas empresas utilizam o nosso Banco de Oportunidades para preencher as vagas existentes, e isto é muito gratificante para todos nós da Administração Municipal”, celebrou.

Novas turmas

O gerente informou que no dia 12 de setembro, começam as aulas para 265 novos alunos inscritos em sete cursos no Centro Dom Bosco. A grande novidade será o curso intensivo para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), para 40 alunos, no período noturno.

As aulas, segundo o subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Correa, serão ministradas por professores e professoras que se tornaram amigos e amigas do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. “Será uma forma de prepararmos estudantes corumbaenses para o ensino superior”, destacou.

Os outros seis cursos que serão iniciados dia 12 são: Cabeleireiro (vespertino e noturno, 70 alunos); Depilação (vespertino e noturno, 40); Design de Sobrancelha, Maquiagem e Penteados (noturno, 35); Informática Básica (vespertino, 20); Libras Básico (noturno, 40), e Montagem e Manutenção de Micro (noturno, com 20 alunos).

O Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco funciona na Rua Treze de Junho, 2660, bairro Dom Bosco. Integra uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a Missão Salesiana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril