Menu
sábado, 25 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Prefeitura entrega obras do Jardim da Independência nesta quarta-feira

29 junho 2016 - 09h23Prefeitura de Coumbá

O desejo de muitos corumbaenses em ver o Jardim da Independência restaurado e com a arquitetura o mais próximo possível da que foram concebidos, será concretizado nesta quarta-feira, 29 de junho. Em solenidade marcada para às 18 horas, o prefeito Paulo Duarte faz a entrega dessa obra executada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

As obras de requalificação do Jardim da Independência fazem parte do PAC das Cidades Históricas, e foram executadas pela Prefeitura por meio da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (Fuphan), que se preocupou com todos os detalhes, a partir de informações obtidas em diversas fontes como bibliografias oficiais, testemunhos e relatos de antigos frequentadores dos locais e do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan).

As obras no Jardim da Independência foram iniciadas em junho de 2015 e, 12 meses após, será reaberto hoje à noite, voltando a ser um importante atrativo histórico e turístico da região.  

A praça teve suas obras iniciadas em 15 de maio de 1915 e foi inaugurada em 24 de dezembro de 1917, na administração de Eugênio Cunha, conforme placa comemorativa localizada na própria praça. Passou por várias intervenções e é possível analisar algumas situações até a intervenção de 1954, que parece ter sido uma das de maior vulto.

Em 1954 outra intervenção foi realizada na Praça, porém não existem informações a respeito dessas ações, sendo a placa o único testemunho que houve a intervenção e, provavelmente, nessa intervenção foram retiradas as grades, pois fotos do final das décadas de sessenta e setenta as mesmas já não existiam mais.

Entre o final da década de 1990 e o início da década de 2000, a praça passou por outra intervenção, na qual foram colocados os atuais postes de iluminação e o piso em mosaico português com motivos da cultura indígena Kadiwéu. Esta intervenção foi realizada pela Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, sob a orientação do Arquiteto Roberto Galo.

Entre 1998 e 2014 algumas intervenções foram feitas, como a impermeabilização do lago, as esquinas com acessibilidade e a colocação de acabamento de ferro em arcos para proteger os canteiros, esta última não sendo do desenho original e em alguns pontos, bastante deteriorada.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Transparência
Programa realiza visitas guiadas à Aduana de Corumbá
Patrimônio
Guarda Civil de Ladário recupera tampas de lixeiras furtadas
Carnaval 2025
Hoje tem Ensaio Vip da Mocidade da Nova Corumbá
Tráfico de Drogas
Rapaz de 17 anos é detido com 28 kg de drogas na BR 262
Novos CNPs
Mato Grosso do Sul registra mais de 40 mil MEIs abertos em 2024
Investigação
Policiais tratavam traficantes como chefes e liberaram caminhões sob propina
Salário de 9,9 mil
Com ofertas em MS, Ibama publica edital de concurso com 460 vagas
Trabalho Integrado
Autoridades discutem proteção de crianças e adolescentes no Carnaval de Corumbá
ANTAQ
Audiência pública discute primeira concessão da Hidrovia do Rio Paraguai no dia 6 de fevereiro
Calendário
Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Mais Lidas

Investigação
Policiais tratavam traficantes como chefes e liberaram caminhões sob propina
Saúde Pública
Casos de contaminação e doenças de pele faz prefeitura fechar quadra de areia em Ladário
Folia
Bancada Federal e Governo de MS destinam R$ 700 mil para o Carnaval de Ladário
Salário de 9,9 mil
Com ofertas em MS, Ibama publica edital de concurso com 460 vagas