Menu
quarta, 29 de junho de 2022
Andorinha Institucional 2022
Andorinha Institucional
Geral

Prefeitura e associações de matriz africana planejam reordenamento do Vale dos Orixás

23 junho 2022 - 09h15Redação

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, fez uma vistoria técnica na região do Vale dos Orixás, distante aproximadamente 30 quilômetros da área urbana do município. A vistoria realizada na terça-feira (21), contou com presenças de representantes da Sucursal Intermunicipal dos Cultos Afro Brasileiros (SinFecams) e da Acorema (Associação de Religiões de Matriz Africana de Corumbá e Região). 

“Fomos procurados pela presidência da Acorema para uma reunião no local para especificarmos corretamente o que pode e o que não pode. Aquela área, onde são feitos os trabalhos, é uma concessão do Parque Piraputangas para associações de umbanda e Candomblé. O Município cedeu para que eles realizassem os trabalhos religiosos. Estivemos lá para orientar sobre o que pode e o que não pode e fizemos uma fiscalização na área. Vamos colocar placas sinalizando permissões e proibições, inclusive situações de intervenção no meio natural, o que não pode; e a conscientização para a limpeza. Estamos prontos para fazer um trabalho conjunto junto com as associações de umbanda e candomblé”, disse Ana Cláudia Moreira Boabaid, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. 

Presidente da Acorema, Clemilson Medina, que fez o pedido de reunião e visita ao local para a Fundação, participou da vistoria técnica. “Nossa preocupação era que o Meio Ambiente viesse junto fazer essa visita e passar, para nós, das associações, os direitos e deveres que têm que ser constituídos aqui dentro”, afirmou. “Nós temos que preservar e zelar, sabendo o que podemos fazer e o que não podemos”, completou Medina. 

Marcos Vinicius Queiroz, presidente da Sucursal Intermunicipal dos Cultos Afro Brasileiros (SinFecams) também acompanhou a vistoria. “Há desencontro entre todas as casas e as tendas espíritas, tanto de Candomblé como de Umbanda, quanto ao uso e ocupação dessa área”, pontuou ao destacar que são mais de 300 casas de religiões de matriz africana em Corumbá. 

O gerente de Políticas Públicas para Igualdade Racial, Alexsandre Pereira de Souza, participou da vistoria técnica ao Vale dos Orixás.  “Tratamos da reordenação, limpeza e uso do Vale dos Orixás, conseguimos reunir todos numa direção. Todos tiveram voz para agregar sugestões”, afirmou o gerente ao destacar o trabalho realizado pelo prefeito Marcelo Iunes e secretária de Assistência Social, Amanda Balancieri Iunes, para garantir a livre manifestação religiosa das comunidades de matriz africana. 

 

* Informações da Assessoria de Imprensa da PMC

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fabricante de cimento não comparece em audiência pública e é criticada
Imunização
Ladário inicia vacinação contra Influenza para toda população a partir de 6 meses de idade
Projeto Ambiental
APA Baía Negra recebe Placas Ilustrativas de aves silvestres
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua promove 2ª etapa no domingo (3)
Sejusp
Decreto estabelece criação de Delegacias de Atendimento Comunitário em Corumbá e Ponta Porã
LDO 2023
Câmara aprova projeto que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2023
Na BR 262
Passageiros de ônibus que saíram de Corumbá são presos com 30 kg de cocaína
Resolvido
Central 190 da PM volta a funcionar
Habitação
Primeira etapa da regularização fundiária contempla 70 beneficiários em Corumbá
Facilidade
Com até 100% de desconto, REFIS pode ser aderido até pelo WhatsApp

Mais Lidas

Salvando vidas
Câmara homenageia policiais militares que salvaram jovem no Previsul
Resgate
Bombeiros capturam onça de 100 quilos no quartel do Exército
Direto ao Consumidor
Após manifestação, vereador pede reativação do Mercado Municipal
Concurso
Publicados editais relacionados aos concursos públicos da Sedhast, Sejusp, Iagro e Agraer, e seleção