Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura e associações de matriz africana planejam reordenamento do Vale dos Orixás

23 junho 2022 - 09h15Redação

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, fez uma vistoria técnica na região do Vale dos Orixás, distante aproximadamente 30 quilômetros da área urbana do município. A vistoria realizada na terça-feira (21), contou com presenças de representantes da Sucursal Intermunicipal dos Cultos Afro Brasileiros (SinFecams) e da Acorema (Associação de Religiões de Matriz Africana de Corumbá e Região). 

“Fomos procurados pela presidência da Acorema para uma reunião no local para especificarmos corretamente o que pode e o que não pode. Aquela área, onde são feitos os trabalhos, é uma concessão do Parque Piraputangas para associações de umbanda e Candomblé. O Município cedeu para que eles realizassem os trabalhos religiosos. Estivemos lá para orientar sobre o que pode e o que não pode e fizemos uma fiscalização na área. Vamos colocar placas sinalizando permissões e proibições, inclusive situações de intervenção no meio natural, o que não pode; e a conscientização para a limpeza. Estamos prontos para fazer um trabalho conjunto junto com as associações de umbanda e candomblé”, disse Ana Cláudia Moreira Boabaid, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. 

Presidente da Acorema, Clemilson Medina, que fez o pedido de reunião e visita ao local para a Fundação, participou da vistoria técnica. “Nossa preocupação era que o Meio Ambiente viesse junto fazer essa visita e passar, para nós, das associações, os direitos e deveres que têm que ser constituídos aqui dentro”, afirmou. “Nós temos que preservar e zelar, sabendo o que podemos fazer e o que não podemos”, completou Medina. 

Marcos Vinicius Queiroz, presidente da Sucursal Intermunicipal dos Cultos Afro Brasileiros (SinFecams) também acompanhou a vistoria. “Há desencontro entre todas as casas e as tendas espíritas, tanto de Candomblé como de Umbanda, quanto ao uso e ocupação dessa área”, pontuou ao destacar que são mais de 300 casas de religiões de matriz africana em Corumbá. 

O gerente de Políticas Públicas para Igualdade Racial, Alexsandre Pereira de Souza, participou da vistoria técnica ao Vale dos Orixás.  “Tratamos da reordenação, limpeza e uso do Vale dos Orixás, conseguimos reunir todos numa direção. Todos tiveram voz para agregar sugestões”, afirmou o gerente ao destacar o trabalho realizado pelo prefeito Marcelo Iunes e secretária de Assistência Social, Amanda Balancieri Iunes, para garantir a livre manifestação religiosa das comunidades de matriz africana. 

 

* Informações da Assessoria de Imprensa da PMC

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal