Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura deve renovar convênio com Defensoria Pública e garantira atendimento

13 janeiro 2017 - 13h18PML

O município de Ladário deve renovar o termo de cooperação com a Defensoria Pública de Corumbá, garantindo assim, o atendimento jurídico à população de baixa renda no próprio município. Para isso, a prefeitura deve contratar 6 acadêmicos de direito, como estagiários e ceder o espaço da Casa da Cidadania, na Avenida 14 de Março, aos defensores.

A reunião desta quinta feira, 12/01, no gabinete do prefeito Carlos Ruso, contou com a presença do coordenador da 2ª Regional de Defensoria Pública, Carlos Felipe Guadanhim Bariani, e dos defensores Lauro Moreira Scholer e Daniel Provenzano Pereira. Ficou definido que a prefeitura fará um estudo de viabilidade para garantir essa contratação e, com isso, a assistência jurídica que muitas pessoas necessitam e não têm como pagar.s

“Nos atendimento que nós fizemos, detectamos que, muitas vezes, as pessoas não têm dinheiro sequer para pagar a passagem para se deslocarem de Ladário até a defensoria em Corumbá”, disse o defensor Carlos Felipe, ao explicar que o atendimento em Ladário será feito duas vezes por semana, às terças e quartas feiras. Na terça feira, serão tratadas ações da área criminal e, às quartas, da área cível.

A Defensoria Pública é um direito constitucional do cidadão brasileiro. O Estado garante um advogado gratuitamente para quem não tem condições de pagar. A Defensoria é um órgão mantido pelo Governo do Estado, mas que depende de parcerias para estender as suas ações, principalmente em cidades de pequeno porte como Ladário.

No município serão atendidas, pelo menos 30 pessoas por semana, ou 120 por mês. O início da discussão do termo de cooperação vai tratar principalmente dos salários dos estagiários que deverão sair dos cofres do município. Hoje eles são de R$ 400,00 por mês, mas deverão sofrer um aumento a partir da assinatura do convênio.

O prefeito Carlos Ruso disse que o município de Ladário tem profundo interesse em firmar esse termo de cooperação. “Desta forma, estaremos garantindo ajuda de custo aos acadêmicos que estão iniciando sua formação e um atendimento jurídico à população de baixa renda no município, o que é de suma importância para o nosso povo”, afirmou ele.

Os defensores irão prestar todo o tipo de serviço jurídico para os cidadãos de Ladário. “Será feita desde a orientação, consulta de processos a ações”, afirmou o defensor Carlos Felipe. Ainda não há prazo para o início dos atendimentos em Ladário, mas, depois de firmado o convênio, ele deverá começar imediatamente. A expectativa é de que isso aconteça até o início do mês de março.

 

,

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário