A segunda fase da Operação Prometeu, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (7), apura um esquema de grilagem e fraudes na regularização de terras públicas no Pantanal, envolvendo servidores do Incra e de um órgão municipal. As investigações apontam que o grupo criminoso utilizava documentos falsos para legalizar áreas invadidas, com apoio de servidores públicos. Nesta etapa, a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão e determinou o sequestro de mais de 8 mil hectares de terras.
Diante da repercussão da operação, a Prefeitura de Corumbá divulgou uma nota oficial reafirmando seu compromisso com a transparência e informando que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação sobre afastamento, exoneração ou intimação de servidores da atual gestão.
O município destacou que ainda não há confirmação de quais servidores seriam alvo da investigação, nem o grau de envolvimento de cada um. A administração também lembrou que os fatos apurados remontam a períodos anteriores ao governo atual.
Caso seja confirmada oficialmente a participação de servidores municipais, a Prefeitura informou que adotará “imediatamente as medidas administrativas cabíveis”, respeitando o devido processo legal. Entre as ações possíveis estão o afastamento cautelar dos investigados, abertura de sindicância ou processo administrativo disciplinar e aplicação das penalidades previstas em lei, como advertência, suspensão ou demissão.
A nota também enfatiza que o município pretende colaborar integralmente com a Polícia Federal, o Ministério Público e demais órgãos de controle, fornecendo informações e documentos que contribuam para o esclarecimento dos fatos.
“O Município reafirma seu compromisso com a legalidade, transparência e moralidade administrativa, não tolerando qualquer desvio de conduta, abuso ou irregularidade no serviço público municipal”, afirma o comunicado.
A administração municipal ainda ressaltou que manterá a população informada sobre os desdobramentos da Operação Prometeu e que, se comprovadas irregularidades, as medidas serão tomadas com rigor tanto no âmbito administrativo quanto judicial.*Com informações da Prefeitura de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Licenciamento 2025: 55% pagaram em dia e Detran avança na digitalização

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 55 milhões

Moradores denunciam impactos da mineração em comunidade rural de Corumbá
Corumbá e Ladário terão fim de semana com chuva e variação de temperatura
Sábado pode ter pancadas e granizo; domingo, dia do Enem, será de sol entre nuvens

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro e aliados

Servidores de Corumbá são premiados no encerramento dos Jogos 2025

Amistoso entre Brasil e Bolívia celebra respeito e diversidade cultural

Ação em Corumbá promove adoção responsável de cães e gatos neste sábado

Setor industrial de MS cria mais de 1.250 empregos em setembro, aponta Fiems



Operação Prometeu investiga fraudes em terras públicas; Prefeitura diz que pode afastar servidores envolvidos. (Foto: Renê Marcio Carneiro/Arquivo PMC)


