Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura de Corumbá doa Cobertores para Santa Casa

06 julho 2019 - 20h03Assessoria de comunicação

A Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob o comando da secretária Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes, neste ato, representada pela Assessora de Políticas Sociais, Adelma Galeano, realizou a doação de 200 (duzentos) cobertores para a Santa Casa de Corumbá, na tarde da última quinta-feira (4).

Antes da entrega, o representante da Junta Administrativa Interventora da Associação Beneficente de Corumbá, Eduardo Iunes, fez o uso da palavra para destacar a importância da doação para o hospital. “As populações de Corumbá e Ladário merecem essa atenção”. Para Eduardo, a Santa Casa continua sendo uma instituição de caridade, onde os colaboradores e médicos são de extrema importância para superação de todas as dificuldades existentes. E quando surge uma doação assim, principalmente no momento que se vive, referindo-se ao frio e a falta de recursos, “só confirma a bondade e o carinho que as administrações do município e estado tem pela nossa ‘Santa Casa de Caridade de Corumbá’”, comemorou o Diretor da Junta. 

Durante a entrega, Adelma fez questão de esclarecer que “os cobertores foram doados pelo Governo do Estado para a Prefeitura de Corumbá, que os destinou para a Secretaria de Assistência Social. Prefeito e secretária, sensibilizados com as limitações financeiras do hospital, e preocupados com o bem-estar dos pacientes, decidiram que esta casa de saúde seria o melhor destino”. 

Segundo a direção, a Santa Casa de Corumbá hoje dispõe de cento e cinquenta leitos. O lote doado representa a completa cobertura dos doentes, e proporciona a sobra de 25% de peças para o ciclo de higienização da hotelaria. Somadas as que já existiam em condições de uso, as novas mantas irão garantir o ciclo de esterilização adequado. Vale realçar que a textura e o material das doações são de boa qualidade.

Adelma enfatizou que “a saúde pública do Brasil está abaixo das expectativas da população, mas em Corumbá o hospital possui historicamente a característica de envolvimento das pessoas com o objetivo de ajudar”. Sobre as atividades da Assistência Social do município, a assessora reportou que além de ter ajudado a Santa Casa, “a secretaria também trabalha com as pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social”. Em dias de frio as atividades e os cuidados com essas pessoas são redobrados. “A preocupação do Prefeito e da Secretária, foi a de fazer a doação o quanto antes, devido ao frio que deve chegar nos próximos dias”, concluiu a Assessora.

Veterano, o Dr. Wilson Baruki representou o Corpo Clínico que assiste a casa de saúde. No ensejo, fez questão de dizer que “é muito importante essa providência política, porque atende as necessidades dos nossos doentes em uma época que deve ser considerada como de risco”, referindo-se as doenças que podem ser provocadas ou agravadas pela baixa temperatura, que “é fundamental manter o corpo bem aquecido. A direção abre caminho para que as famílias da região participem (ajudem) com o que puderem. É somente desta forma que teremos um grande avanço no único hospital que atende a toda nossa região. Recebemos aqui pessoas que vem até de Santa Cruz - BO, sem contar as mais de 200 mil pessoas que já habitam o entorno da Santa Casa. A participação da sociedade tem um valor muito grande. Parabenizamos ao Prefeito Marcelo Iunes e as pessoas que se entregam a essa causa”, explicou.

Baruki recordou que: “A Santa Casa tem 115 anos. Eu trabalho aqui há 60 anos, ou seja, sou filho daqui. Tenho 84 anos de idade, e sei que nestes 115 anos, famílias como a minha (Baruki), Iunes e outras, sempre lutaram por essa causa. Na época existia uma administração voluntária, sem recebimentos e quem carregava os atendimentos aram os próprios médicos. Por isso eu acredito que nunca fechará, ela mantem a cidadania e empunha a representação do Brasil para os estrangeiros que atravessam a fronteira. Ela tem um valor muito grande para todos nós”. 

Adriano Pires, Diretor Administrativo da ABC, enalteceu a ação, “o que eu posso dizer é o seguinte: É admirável a sensibilidade do prefeito Marcelo Iunes, mesmo com a Santa Casa vivendo toda essa crise, nós temos médicos, temos medicamentos, alimentos, e tudo que é necessário para o paciente. Não somos diferentes das demais Santas Casas do país, aqui também passamos por dificuldades, mas felizmente temos uma administração municipal que nos socorre. Quando eu falo da sensibilidade de uma administração, é porque nós recebemos cerca de R$ 1 milhão/mês do Governo Federal, porém R$ 225 mil desse valor, já vêm para ser destinado ao setor de Oncologia. O município de Corumbá repassa DO SEU TESOURO 750 mil/mês reais para a Santa Casa de Corumbá, ou seja, o equivalente ao Governo Federal e se não fosse isso estaríamos em uma situação extremamente precária. O Governo Estado também é um grande parceiro, mas preciso frisar a sensibilidade que tem o Prefeito Iunes. Alguém pode interpretar o gesto como obrigação por ser recurso público, dizendo ‘mas o recurso é da prefeitura, não é dele’. Porém, se não fosse ele, se fosse outra pessoa sem esse coração e sensibilidade, poderia estar enfeitando a cidade, pintando meio fio, colocando totem e enfeites para maquia-la, mas felizmente o atual prefeito de Corumbá tem outra visão, ele prefere cuidar da saúde da população e dar apoio ao hospital. Aproveito da oportunidade para agradecer o empenho da secretária Gláucia Iunes e do Governo do Estado que viabilizaram essa doação. Este é o único hospital da região que tem uma UTI, se alguém precisar, é para cá que vai vir. Obrigado ao Corpo Técnico, Corpo Clínico que hoje foi representado pelo Dr. Wilson Baruki, médico que fez e continua fazendo história aqui, e a todos os nossos colaboradores.” Finalizou o Diretor Administrativo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação