Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura avança na ligação das partes alta e baixa da cidade

28 maio 2019 - 07h56Prefeitura de Corumbá

As obras do Funicular/Plano Inclinado estão em pleno andamento pela Prefeitura de Corumbá. O prefeito Marcelo Iunes esteve no local e constatou que a intervenção, depois de concluída, vai promover a mobilidade, urbanização, melhoria das condições socioambientais, turísticas e a acessibilidade facilitando o acesso da população – e visitantes ao Porto Geral – e à orla fluvial no Porto Geral e ao Complexo do Geopark na Cacimba da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a obra trata da montagem de um equipamento que possui duas plataformas de entrada: a superior, que se encontra na avenida General Rondon, próximo ao Antigo Hotel Galileo no início da rua Frei Mariano; e a inferior, em uma pequena praça que dá acesso ao Porto Geral através da Travessa Mercúrio.

O transporte do passageiro é feitos através do acesso a uma destas plataformas. O passageiro entra na cabine do elevador com capacidade para 06 pessoas. A cabine – popularmente conhecida como Funicular/Plano Inclinado – percorre um trilho inclinado, num trajeto de 45 metros, vencendo um desnível (altura) de 19 metros entre a plataforma superior e a inferior. A obra de intervenção contempla duas plataformas de embarque e desembarque, para abrigar a recepção, casa de máquina, sanitário para funcionário e controle de entrada-saída ao equipamento de cabine do Plano Inclinado.

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a intervenção tem a finalidade de proporcionar melhor mobilidade, favorecendo os pedestres (moradores, turistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) no fácil acesso às áreas históricas, de visitação e contemplação, já que se trata de um cenário considerado um dos cartões postais de Corumbá. A visita do prefeito foi realizada na quinta-feira, 23 de abril.

Ainda segundo a Secretaria de Infraestrutura, a obra foi paralisada em razão da necessidade da construção do equipamento Funicular/Plano Inclinado. Agora, está em pleno andamento, com 84% dos serviços concluídos. Esta Requalificação Urbanística na ligação da parte alta com a parte baixa da cidade – Implantação Plano Inclinado faz parte do pacote do PAC Cidades Históricas para Corumbá. Tem valor de R$ 1.479.627,35.

Acessibilidade

Atualmente a acessibilidade entre a parte alta e a parte baixa (orla do rio Paraguai) da cidade de Corumbá é feita através de várias ladeiras e a histórica Escadinha da XV. As ladeiras da cidade trazem a memória de boa parte da história e tradições culturais do município, como a festa do Banho de São João na Ladeira Cunha e Cruz e acontecimentos históricos como a batalha da Guerra do Paraguai. Porém devido as grandes inclinações das ladeiras, dentre outros fatores, é dificultosa a mobilidade de ônibus de transporte público e pedestres a pé, desta forma não promove a facilidade de acesso ao Porto por parte da população local e dos turistas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal