Menu
sexta, 22 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Prefeitura atendeu 171 famílias com a primeira Ação Povo das Águas de 2019

10 maio 2019 - 08h05Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá levou atendimento médico, odontológico, social e educacional para 171 famílias que residem em áreas de difícil acesso da parte mais alta do Pantanal sul-mato-grossense.

A primeira edição do Programa Social Povo das Águas foi realizada entre os dias 28 de maio e 4 de abril e percorreu desde a região do Tuiuiú, distante cerca de 30 km da área urbana da cidade, até o Porto Novo Horizonte, já na divisa com o estado do Mato Grosso, quase 300 quilômetros de distância, via Rio Paraguai, de Corumbá.

Durante toda a expedição, os servidores do Município realizaram 456 procedimentos odontológicos, 228 aplicações de flúor e entregou 235 kits de escovação. 266 doses de vacinas, inclusive da gripe, foram distribuídas entre os ribeirinhos. Já os atendimentos médicos somaram 245, acompanhados de 275 procedimentos de enfermagem.

Os ribeirinhos ainda tiveram acesso a procedimentos de fisioterapia e acupuntura. A equipe também fez o acompanhamento de 107 famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Foram realizadas 85 orientações e encaminhamentos para órgãos do Serviço Social, 171 atualizações do PAIF, 24 inclusões no CAD Único e mais 9 encaminhamentos para BPC. Foram entregues ainda mudas e sementes de diversos legumes e verduras.

Duzentas e sete crianças foram atendidas com atividades lúdicas e pedagógicas e 300 ovos de Páscoa foram entregues os ribeirinhos. Os produtos foram doados por Lauro Registrando, Andorinha e demais colaboradores, incluindo alguns integrantes da própria equipe. A voluntária Maria Ribeiro fez 125 cortes de cabelo e ajudou a melhorar a autoestima da população.

Nesta edição, uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), viabilizou a emissão de 20 carteiras de identidade. O trabalho foi feito pra uma perita papiloscopista da Polícia Civil de Corumbá.

“Também tivemos a participação de palestras, por meio do CAPSad e do Programa Saúde na Escola, falando sobre o uso abusivo do tabaco e outras drogas. Os técnicos falaram de uma maneira clara, coerente e didática”, explicou a coordenadora do Ação Social, Elisama de Freitas Cabalhaero.

Castelo

A equipe do Povo das Águas conseguiu atender até os moradores da região do Castelo, onde os baceiros prejudicaram a entrada até o Porto Zequinha, onde tradicionalmente acontece o atendimento. O trabalho foi realizado na própria embarcação que leva a equipe da Prefeitura de Corumbá.

O Povo das Águas é coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e reúne servidores das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura Familiar e da Defesa Civil.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Covid-19: Índia vai exportar doses de vacina para Brasil nesta sexta
POLICIAL
PMA autua em R$ 2 mil criminoso que cortou cachorro com facão para que parasse de latir
GERAL
Serviços de coleta de lixo doméstico; coleta seletiva e cata galhos têm cronograma de atendimento
Finanças
Governo do MS repassou R$ 3,3 bilhões aos 79 municípios em 2020
GERAL
Deixar animal solto na rua gera multa; recolhimento pode ser solicitado via telefone
GERAL
Termina amanhã prazo para confirmação de matrículas de alunos novos com deficiência
GERAL
Terminam amanhã inscrições para processo seletivo do Sebrae para PCD
Geral
Após fortes ventos árvore cai em frente a Cinco Bacia
GERAL
Bombeiros realizam extinção de incêndio por vazamento de gás no Popular Velha
OPORTUNIDADE
Senai de Corumbá está com vagas abertas para cinco cursos técnicos presenciais e EAD

Mais Lidas

OPORTUNIDADE
Senai de Corumbá está com vagas abertas para cinco cursos técnicos presenciais e EAD
GERAL
Índios guatós comemoram chegada de internet em aldeia no Pantanal
GERAL
Desconto em cursos do Senac Corumbá vai até o dia 31 de janeiro
MEIO AMBIENTE
Serviço Geológico do Brasil divulga prognóstico para cheia na bacia do rio Paraguai