Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeitura abre edital para festeiros de São João registrarem suas trajetórias

14 maio 2021 - 13h11PMC

Como forma de garantir a tradição de uma das mais expressivas festas populares de Corumbá, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá irá premiar cem festeiros de São João mediante a apresentação de vídeo que retrate trajetória e modo de fazer os festejos naquela comunidade.

O edital foi uma ferramenta encontrada para driblar o momento pandêmico quando os festejos envolvendo grande número de pessoas estão suspensos, ao mesmo tempo em que cria um registro audiovisual dos agentes da cultura popular corumbaense. Os vídeos integrarão o acevo da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico e serão disponibilizados para acesso público em momento oportuno.

“Apesar de não termos a festa novamente esse ano por causa da pandemia, essa é uma ação de salvaguarda, pois mantem viva a tradição da forma de comemorar São João com o registro daqueles que fazem essa festa singular em cada canto de nosso município”, destacou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joílson Silva da Cruz.

Podem participar do edital, pessoas com idade com idade superior a 18 anos completos, que sejam festeiros ou representantes de comunidades festeiras do Banho de São João, cadastradas junto à Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e comprovem residência no município de Corumbá.

Quanto ao vídeo, é preciso seguir as seguintes especificações: gravado editado ou não, em qualidade HD ou superior, câmera estável, na horizontal, contendo áudio sem interferências e com limitação de tempo entre o mínimo de 4 (quatro) e o máximo de 10 (dez) minutos de duração.

O edital prevê duas formas de inscrição. A presencial pode ser realizada das 08 horas do dia 18 de maio até às 17 horas do dia 26 de maio de 2021, no Museu Casa do Dr. Gabi (rua Cuiabá, nº 1181, Centro), das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Já a eletrônica, será recebida das 11 horas do dia 18 de maio até às 23 horas do dia 26 de maio de 2021, por meio do envio de toda a documentação para o e-mail [email protected].

A relação de documentos a ser apresentada em ambas modalidades de inscrição são:

  1. a) RG ou documento de identidade oficial com foto (fotocópia);
  2. b) CPF (fotocópia);
  3. c) Certidão Negativa de Débitos de Tributos Municipais (fotocópia – pode ser emitida, gratuitamente, através do Portal do Contribuinte do Município de Corumbá: http://nfse.corumba.ms.gov.br:8080/servicosweb/paginas/public/ contribuinte/formContribuinte.xhtml ou entrar em contato com 67 3907-5428);
  4. d) Comprovante de residência atual, em nome do proponente, datado de abril/2021 ou de mês subsequente (fotocópia) ou declaração de residência manuscrita, conforme Lei Estadual nº 4.082/2011 (caso não possua, apresentar cópia do comprovante de residência contendo declaração manuscrita por parte do responsável, conforme modelo disponível);
  5. e) Dados bancários: nome do banco, agência, número da conta corrente ou poupança (não serão aceitas conta salário, conta de recebimento de benefícios ou conta conjunta em que o titular não seja o recebedor/proponente);
  6. f) Apresentação gravada, editada ou não, em qualidade HD ou superior, câmera estável, em posição horizontal e áudio sem interferências externas, seguindo as especificações detalhadas no Art. 18;
  7. g) Declaração de autorização de uso de imagem, som, voz em qualquer rede social, site, etc. (original);
  8. h) Declaração de inteira responsabilidade quanto ao uso de imagens, músicas e textos, resguardando o Poder Público Municipal quanto aos direitos autorais (original).

O resultado deve ser anunciado no dia 07 de junho e o pagamento das cotas de R$ 400 aos proponentes premiados é de até 30 dias após a publicação do resultado final.

Para completo teor do edital, acesse o link: http://do.corumba.ms.gov.br/corumba/portal/visualizacoes/html/4017/#e:4017

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
AGETRAT
Estudo aponta que 4,75% dos condutores desrespeitam o sinal vermelho em Corumbá
Consolidado
FIPEC 2024 premia vencedores e bate recorde em todas as áreas