Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Prefeito segue orientação da Secretaria de Saúde e suspende pontos facultativos do Carnaval

10 fevereiro 2021 - 12h18PMC

Seguindo a orientação da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Marcelo Iunes decidiu suspender os pontos facultativos do Carnaval 2021. A medida, segundo destacou o chefe do Executivo Municipal, busca evitar aglomerações e impedir o avanço da Covid-19 na região.

“O Carnaval é muito importante para a economia de Corumbá, seja para os grandes empresários, como donos de hotéis, restaurantes e postos de combustíveis, como também para os vendedores ambulantes, que muitas vezes usam esse dinheiro ganho durante a festa para sustentar suas famílias por meses”, afirmou Iunes.

“Mas neste momento de pandemia, não há como pensar em Carnaval. Rezamos para que a vacina chegue logo ao máximo de pessoas e que a gente consiga seguir nossa tradição, talvez no segundo semestre deste ano. Só que isso depende diretamente da imunização da nossa população”, completou o prefeito.

O prefeito também reiterou que a Secretaria Municipal de Saúde está seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização da vacina. O Ministério da Saúde está realizando o envio de doses conforme a produção e aquisição. À medida que os laboratórios disponibilizarem novos lotes de vacina, haverá nova distribuição e ampliação dos cronogramas de vacinação e dos grupos prioritários.

Feriado

Conforme o calendário nacional, a terça-feira de Carnaval em 2021 cai no dia 16 de fevereiro. Desta forma, os pontos facultativos seriam na segunda-feira, dia 15, e na quarta-feira de cinzas, dia 17. Sem os pontos facultativos, a semana de trabalho nas repartições públicas municipais de Corumbá será normal na semana 15 a 19 de fevereiro.

Recomendações

Até o último dia 9 de fevereiro, Corumbá registrou 8.668 casos confirmados de Covid-19, com 243 óbitos. Considerando a velocidade da transmissão da doença, o relatório da Coordenação de Vigilância Sanitária ressalta que “medidas não farmacológicas que restringem a aglomeração de pessoas e a intensificação de medidas de higiene são fundamentais, pois estamos lidando com uma patologia muito relacionada ao comportamento das pessoas”.

“O objetivo das autoridades de saúde neste momento não é o de zerar a transmissão, mas de diminuir a velocidade com que está correndo, evitando a transmissão fora de controle e mantendo a transmissão controlada para reduzir a disseminação da infecção e reduzir a pressão sobre o sistema de saúde do município, a Vigilância Sanitária não recomenda festividades relacionadas ao carnaval e pontos facultativos que incentivem eventos que promovem aglomerações e desrespeito aos cumprimentos dos decretos vigentes”, finaliza o relatório.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira