Menu
sexta, 23 de abril de 2021
Andorinha Abril
Andorinha Abril
Geral

Prefeito Ruso e sete vereadores são levados presos pelo Gaeco

26 novembro 2018 - 08h46Sylma Lima
Prefeito Ruso já vinha sendo investigado. Foto: Sylma Lima

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, cumpriu mandado de prisão expedido por desembargador Emerson Cafure , no inicio da manhã  desta segunda-feira (26), contra  sete vereadores e o prefeito de Ladário Carlos Anibal Ruso Pedroso. O pedido de prisão preventiva e suspensão do exercício de mandatos eletivos e de cargo público.

Os nove mandados de busca e apreensão, também trás a determinação do afastamento do cargo do prefeito. Entre eles estão os seguintes vereadores: Bagua, Agnaldo, Pastora Lilian,  Vagner, Dede, Gugu. Todos foram encaminhados a delegacia de Polícia Civil de Ladario. Neste momento o vice prefeito, pastor Iranildo, já esta na prefeitura do município ladarense, aguardando a chegada da promotora. Mas, todos serão encaminhados a Capital do Estado. O desembargador decretou também o afastamento do cargo de todos  envolvidos  num esquema de ‘mensalinho’.

Ruso já estava sendo investigado pelo Ministério Público acusado de improbidade administrativa. Conforme denuncia ao MP, a existência de um suposto ‘mensalinho’ fez com que o prefeito de Ladário, e mais sete vereadores fossem presos nesta manhã, antes de sair de casa,  em ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). De acordo com o MP, além dos detentores de mandatos eletivos, o secretário municipal de Educação também foi preso. O prefeito de vereadores foram afastados dos cargos.

Eles são acusados de suposta prática de associação criminosa, corrupção ativa e passiva por conta de conluio para um suposto ‘mensalinho’. A decisão é do desembargador Emerson Cafure, da Seção Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

Equipe da Gaeco toda na porta da delegacia de Ladário. Daqui a pouco os envolvidos serão levados para Campo Grande. Foto: Victor Viegas

Fora da operação

Os vereadores Jonil Junior Gomes Barcelos, Fabio Peixoto de Araujo Gomes, Daniel Benzi e Eurípedes Zaurízio de Jesus, juntamente com o vice-prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, receberam a recomendação para ficarem dentro do prédio da Prefeitura de Ladário até o término dos trabalhos do GAECO. Eles não são alvo da operação.

A assessoria do GAECO ainda não emitiu nota sobre quais as acusações que culminaram na prisão provisória dos envolvidos na operação. (Com informações do Perola News)

Nota da Polícia Civil de Ladário

Na manha desta segunda feira (26/11/2018) deflagrpu-se a operacao do GAECO que visava o cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e notificação expedidos nos autos n. 70.2018.8.12.0000 do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul em face dos vereadores VAGNER GONCALVES, AGNALDO DOS SANTOS SILVA JUNIOR, ANDRE FRANCO CAFFARO, AUGUSTO DE CAMPOS, LILIA MARIA VILLALVA DE MORAES, PAULO ROGERIO FELICIANO BARBOSA, OSVALMIR NUNES DA SILVA, do Secretário da Educação HELDER NAULLE PAES DOS SANROS e do prefeito CARLOS ANIBAL RUSO PEDROZO. Após as prisões, todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ladario/MS, onde se procedeu o cumprimento dos respectivos mandados, bem como foram submetidos a exame de corpo de delito cautelar. Os presos serão encaminhados imediatamente Centro de Triagem Anízio Lima de Campo Grande/MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Coudet salva campeonato do Celta de Vigo e ganha destaque como treinador
JUSTIÇA
181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul
EDUCAÇÃO
Reforma de escolas municipais é solicitada por vereador durante sessão da Câmara
ESPORTE
Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais
LÍNGUA DE SINAIS
Projeto de Lei obriga instituições a disponibilizar intérpretes de Libras na cidade
ECONOMIA
Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto
COVID-19
Polícia investiga empresa por fraude em oferta de vacina
CIDADE
Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dom Martinez
POLICIAL
PM de Corumbá prende foragido da justiça e apreende arma branca
POLICIAL
Homem é preso por porte de drogas no bairro Popular Nova

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é preso por porte de drogas no bairro Popular Nova
TEMPO
Massa de ar frio pode mudar o clima em Mato Grosso do Sul nos próximos dias
ESPORTE
Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais
PRÓ DESENVOLVE
Governo regulamenta fundo inovador de fomento à economia dos municípios de MS