Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeito Ruso e sete vereadores são levados presos pelo Gaeco

26 novembro 2018 - 08h46Sylma Lima
Prefeito Ruso já vinha sendo investigado. Foto: Sylma Lima

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, cumpriu mandado de prisão expedido por desembargador Emerson Cafure , no inicio da manhã  desta segunda-feira (26), contra  sete vereadores e o prefeito de Ladário Carlos Anibal Ruso Pedroso. O pedido de prisão preventiva e suspensão do exercício de mandatos eletivos e de cargo público.

Os nove mandados de busca e apreensão, também trás a determinação do afastamento do cargo do prefeito. Entre eles estão os seguintes vereadores: Bagua, Agnaldo, Pastora Lilian,  Vagner, Dede, Gugu. Todos foram encaminhados a delegacia de Polícia Civil de Ladario. Neste momento o vice prefeito, pastor Iranildo, já esta na prefeitura do município ladarense, aguardando a chegada da promotora. Mas, todos serão encaminhados a Capital do Estado. O desembargador decretou também o afastamento do cargo de todos  envolvidos  num esquema de ‘mensalinho’.

Ruso já estava sendo investigado pelo Ministério Público acusado de improbidade administrativa. Conforme denuncia ao MP, a existência de um suposto ‘mensalinho’ fez com que o prefeito de Ladário, e mais sete vereadores fossem presos nesta manhã, antes de sair de casa,  em ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). De acordo com o MP, além dos detentores de mandatos eletivos, o secretário municipal de Educação também foi preso. O prefeito de vereadores foram afastados dos cargos.

Eles são acusados de suposta prática de associação criminosa, corrupção ativa e passiva por conta de conluio para um suposto ‘mensalinho’. A decisão é do desembargador Emerson Cafure, da Seção Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

Equipe da Gaeco toda na porta da delegacia de Ladário. Daqui a pouco os envolvidos serão levados para Campo Grande. Foto: Victor Viegas

Fora da operação

Os vereadores Jonil Junior Gomes Barcelos, Fabio Peixoto de Araujo Gomes, Daniel Benzi e Eurípedes Zaurízio de Jesus, juntamente com o vice-prefeito de Ladário, Iranil de Lima Soares, receberam a recomendação para ficarem dentro do prédio da Prefeitura de Ladário até o término dos trabalhos do GAECO. Eles não são alvo da operação.

A assessoria do GAECO ainda não emitiu nota sobre quais as acusações que culminaram na prisão provisória dos envolvidos na operação. (Com informações do Perola News)

Nota da Polícia Civil de Ladário

Na manha desta segunda feira (26/11/2018) deflagrpu-se a operacao do GAECO que visava o cumprimento de nove mandados de prisão preventiva e notificação expedidos nos autos n. 70.2018.8.12.0000 do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul em face dos vereadores VAGNER GONCALVES, AGNALDO DOS SANTOS SILVA JUNIOR, ANDRE FRANCO CAFFARO, AUGUSTO DE CAMPOS, LILIA MARIA VILLALVA DE MORAES, PAULO ROGERIO FELICIANO BARBOSA, OSVALMIR NUNES DA SILVA, do Secretário da Educação HELDER NAULLE PAES DOS SANROS e do prefeito CARLOS ANIBAL RUSO PEDROZO. Após as prisões, todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ladario/MS, onde se procedeu o cumprimento dos respectivos mandados, bem como foram submetidos a exame de corpo de delito cautelar. Os presos serão encaminhados imediatamente Centro de Triagem Anízio Lima de Campo Grande/MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal