Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Prefeito e almirantes discutiram a implementação do transporte hidroviário hoje

13 janeiro 2017 - 12h36PML

“É um empreendimento que vai gerar mais renda e mais emprego para Ladário”. A frase foi dita como garantia de um especialista em navegação que depois de dois anos comandando o 6º Distrito Naval de Ladário, se prepara para deixar o município, referindo-se ao Porto Comercial da cidade. O contra almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar esteve na manhã desta quinta feira, 12/01, ao lado de seu sucessor, o também contra almirante Luiz Otávio Barros Coutinho, no gabinete do prefeito Carlos Ruso, na Prefeitura Municipal de Ladário.

Durante o encontro, um dos temas mais relevantes, além da manutenção da parceria entre as duas instituições, foi a reativação do Porto de Embarque e Desembarque de cargas de Ladário. “É um importante fator de desenvolvimento para o município”, disse Ruso, para quem o transporte hidroviário será determinante para alavancar uma nova fase que vai determinar o fortalecimento econômico de Ladário.

“Eu fiquei impressionado quando fui a Porto Murtinho, com a movimentação na cidade, filas e filas de caminhões”, disse Petrônio, se referindo ao embarque e desembarque de cargas na cidade sul-mato-grossense, que também fica às margens do rio Paraguai. Murtinho foi beneficiada por um decreto assinado pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que ofereceu vários incentivos e fomentou as operações naquela cidade, a exemplo do que deve acontecer em Ladário, também beneficiada no mesmo decreto.

“A nossa primeira pauta com o governador será o porto. Assim que formos a Campo Grande conversar com ele, esta será a nossa prioridade”, afiançou Ruso, que já esteve na sede da Administração da Hidrovia Paraguai/Paraná (Ahipar), em Corumbá, conversando com o coordenador da hidrovia, Marcos Derzi. Para ele, a implementação do porto é questão de tempo e, “quando se tornar realidade, vai gerar emprego e renda para nossa gente que vai atender ao movimento de caminhões e cargas e ainda se beneficiará dos tributos gerados pelo transporte de cargas”, afirmou.

O encontro foi um entrelaçamento de parcerias entre as duas mais fortes instituições de Ladário e da fronteira oeste do Brasil. A Marinha emprega hoje1900 militares e a Prefeitura, 870 servidores. Além disso, as ações sociais desenvolvidas individual ou conjuntamente, são de suma importância para a população, tanto de Ladário, quanto de Corumbá.

“Eu entendo que nós somos partícipes. A Marinha tem mais de 1900 pessoas aqui, nossos militares estudam, os filhos de nossos militares estudam nas escolas aqui, então, o aspecto social, econômico, tudo influencia nessa área de Ladário, então é muito importante essa relação. Temos que dar continuidade”, disse o almirante Barros, que irá assumir o Distrito Naval nesta sexta feira, 12/01, já demonstrando boa vontade em participar do dia a dia da comunidade ladarense.

O prefeito Carlos Ruso foi militar da Marinha. Como fuzileiro naval ele diz ter aprendido a ter disciplina, o que irá ajudá-lo na administração do município. Além disso, ficou evidente na reunião de hoje, que como militar da reserva, o diálogo com os comandantes ficou muito mais franco e aberto, de forma a facilitar o entendimento entre as duas mais fortes e importantes instituições da região pantaneira.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas