Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Prefeito dá posse aos membros do Conselho de Política Cultural

28 março 2018 - 09h58Prefeitura de Corumbá

Prefeito dá posse aos membros do Conselho de Política Cultural

O prefeito Marcelo Iunes empossou, na tarde da terça-feira, 27 de março, os 24 membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Política Cultural. O mandato é para o biênio 2018-2020.  O Conselho é um órgão colegiado, instituído pela Lei Municipal nº 2.135 de 23 de dezembro de 2009.

O chefe do Executivo corumbaense destacou que sua gestão está disponível para as propostas do Conselho e também dos promotores culturais de Corumbá. Iunes afirmou que quer fazer com que Corumbá, que é a “berço da cultura sul-mato-grossense” dê maior valor e reconhecimento aos seus artistas. “Muitos de nossos nomes são mais conhecidos fora da cidade do que aqui mesmo. Temos de reconhecê-los e valorizá-los”, salientou.

Ainda segundo o prefeito, o Município vem trabalhando para garantir que os recursos do Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal (FIC/Pantanal) possam contemplar, a cada ano, um número maior de projetos contemplados.

As atribuições

Compete ao órgão, propor medidas adequadas de proteção e conservação de obras, monumentos e documentos de valor histórico e artístico, bem como de arquivos, museus, monumentos naturais e locais de beleza paisagística; estimular o intercâmbio cultural com países estrangeiros, com os Estado da Federação, bem como com os demais municípios sul-mato-grossenses; incentivar o aperfeiçoamento e a valorização dos profissionais da cultura; opinar sobre pedidos de incentivo fiscal a empresa que patrocinar manifestações culturais, na forma definida em Lei, e colaborar com a elaboração do regimento interno, que necessariamente será aprovado por decreto, e outras atribuições que lhe competir.

A nomeação para compor o Conselho Municipal de Política Cultural não implicará remuneração aos seus membros, não ensejando vínculos ou quaisquer outros direitos contra o Município, sendo sua prestação considerada serviço público relevante.

Ex-presidente do Conselho de Política Cultural, José Antônio Garcia, destacou a importância o colegiado. “Tivemos a colaboração e ajuda dos nos nossos conselheiros, realizamos aquilo que estava previsto. Conseguimos um número completo de conselheiros, desde a sua criação em 2009, e temos todas as representações. Isso nos dá tranquilidade em saber que estamos deixando para o presidente, que vai assumir, condições para que possa fazer valer aquilo que é de direito do Conselho, que é preservar, cuidar e fiscalizar os atos frente a cultura”, finalizou. O novo presidente ainda vai ser eleito.

Confira a formação do Conselho Municipal de Política Cultural. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril