Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Fonplata libera financiamento de US$ 80 milhões para Corumbá investir em infraestrutura

28 janeiro 2017 - 08h07PMC

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira assinou nesta sexta-feira (27), em Brasília, o contrato de empréstimo de US$ 80 milhões que financiará o PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) de Corumbá. A reunião de assinaturas aconteceu no Ministério da Fazenda, juntamente com o presidente Executivo do Fonplata - Fondo financiero para el desarrollo de la Cuenca del Plata, Juan E. Notaro Fraga, a Procuradora da Fazenda Nacional do Brasil, Fabiani Fadel Borin. Desse montante, metade financiado pelo Fonplata e outra metade com a contrapartida da Prefeitura de Corumbá. “Como desde 2008, o órgão não assinava com nenhum município brasileiro, nós rompemos esta barreira, é uma vitória”, define o prefeito de Corumbá.

Da esquerda para direita: presidente executivo do Fonplata, Ruan E. Norato Fraga, Ruiter Cunha, procuradora do Ministério da Fazenda, Fabiani Fadel Borin e representante do Ministério do Planejamento, Raquel Monteiro. Foto: Divulgação

PDI – Programa de Desenvolvimento Integrado Obras de infraestrutura com programa  de revitalização e desenvolvimento urbanístico

Com o empréstimo, será possível melhorar a qualidade de vida dos 100 mil habitantes do município, com o financiamento soluções para demandas urgentes em Corumbá associadas a deficiências de infraestrutura urbana e socioambiental. Serão ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico, fomento do turismo e moradia para famílias que vivem em áreas de risco.

O empréstimo contempla os seguintes projetos: infraestrutura de vias e proteção fluvial, desenvolvimento urbano do Parque Jaguatiricas, restauração de dez prédios históricos, aproveitamento do Parque Ferroviário dos Ipês, melhorias na orla do rio Paraguai, construção de um Centro de Atenção ao Cidadão e revitalização do Ecoparque Cacimba de Pedra.

Os investimentos serão convertidos em benefícios diretos à população, com a promoção do acesso aos serviços públicos e com o fomento ao turismo.

A negociação entre o Município e o órgão iniciou em 2007 e acabou sendo paralisado e retomado em 2013. Em 2015, houve outro congelamento e, por fim, foi retomado em 2016 com outro modelo de projeto e, hoje nós assinamos. Não foi uma trajetória fácil, mas com muita persistência conseguimos concretizar a parceria”, conclui Ruiter.  O presidente executivo do órgão, Juan E. Notaro avaliou o impacto positivo do programa que atende deste a infraestrutura básica até a promoção do turismo. “O enfoque adotado neste projeto define claramente as linhas estratégicas definidas pelo Fonplata”, finaliza.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trânsito
Homem fica ferido em acidente com bicicleta elétrica na Avenida Gaturama
Tempo
Com tempo seco, sol e pouca nebulosidade são destaques na previsão deste sábado em MS
Corumbá tem mínima de 24°C e máxima de 33°C
2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF