Menu
sexta, 07 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Geral

Prefeito acaba com monopólio da cerveja, reduz o valor das barracas e autoriza volta dos ambulantes

26 janeiro 2017 - 08h33Sylma Lima
Ruiter conversou com a reportagem do Capital do Pantanal nesta quarta-feira,25. Foto: CDP

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira disse em entrevista exclusiva ao Capital do Pantanal que quer fazer do carnaval corumbaense o espetáculo mais popular do Centro Oeste Brasileiro, agregando valores, democratizando o comercio de bebidas e incluindo a volta dos ambulantes que foram retirados do entorno da festa, ou que reclamaram da burocracia para a comercialização de  lanches, isopores de bebidas ou adereços da folia de momo.

Ocorre que com estas medidas impopulares o carnaval havia se tornado um evento elitizado em que uma minoria era contemplada ,em desfavor de uma fatia significante de desempregados que viam na festa uma oportunidade de ganhar um extra aumentando o rendimento familiar. As mudanças começam no preço das barracas, antes cobrada R$ 800,00  e este ano caiu 50% do valor, ou seja, quem quiser trabalhar vai pagar R$ 400,00.

Outra decisão acertada foi quanto ao monopólio da cerveja. Dentro do circuito só entrava uma marca que era uma das patrocinadoras do evento, mas, que não agradava os corumbaenses. Este ano o prefeito prometeu que todas as marcas serão oferecidas, “ quanto a bebida o povo escolhe o que beber. Não tem essa de monopólio, porque a relação custo benefício é muito alta. O corumbaense tem gosto peculiar e entendemos isso. Quanto aos ambulantes queremos que o carnaval seja um evento de inclusão. E onde houver oportunidade do povo ter seu ganha pão somos a favor” .

Inscrições para ambulantes e barracas para o Carnaval 2017

Os interessados em comercializar comidas e bebidas durante o Carnaval 2017 já podem se inscrever na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). O local, situado na Praça da República, número 119, fica aberto das 8h às 11 horas e das 14h às 17 horas. As inscrições ficam abertas até o dia 13 de fevereiro.

Os prazos, vagas e exigências para os comerciantes estão dispostos no DIOCORUMBÁ dessa terça-feira, dia 24. O Edital 04/2017 determina que, ao fazer a inscrição para obter uma barraca ou espaço de ambulante e calçadas para bares e restaurantes, bem como dos trailers de venda de lanches, os interessados deverão comparecer munidos de fotocópias dos seguintes documentos:

Carteira de Identidade; CPF ou CNPJ - no caso pessoa jurídica (bares e restaurantes); Comprovante de endereço em nome do candidato; Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, que poderá ser obtida no seguinte endereço eletrônico www.tjms.jus.br; Atestado de Saúde com data do ano de 2017.

O sorteio das barracas e dos espaços para ambulantes ocorrerá no dia 14 de fevereiro, às 16 horas, no ILA. As barracas estarão localizadas por setores, os quais deverão, obrigatoriamente, ser registrado no Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

O sorteio de barracas será realizado por setor, até que seja completado o número de espaços reservados. Os candidatos que forem sorteados e que não estejam dentro do número de espaços oferecidos serão colocados em uma lista de espera e chamados, caso haja desistência, de acordo com o sorteio.

Ainda conforme o edital, os proprietários de residências, bares e restaurantes que se localizam dentro do perímetro oficial do Carnaval 2017 e tiverem interesse em ocupar espaços para comércio deverão procurar a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá para solicitar autorização e submeterem-se às normas do Sistema Tributário e do Código de Postura do Município.

A área (endereço) de ocupação deverá ser obrigatoriamente registrada no Documento de Arrecadação Municipal (DAM). A solicitação deverá ser realizada até o dia 13 de fevereiro. Será concedida apenas uma autorização por unidade residencial ou comercial, que se localize dentro do perímetro oficial do Carnaval 2017.

Neste ano, a Prefeitura ainda vai disponibilizar espaços para a ocupação de trailers e food trucks na Rua XV de Novembro, no lado oposto a AGENFA, entre a Rua Delamare e a Avenida General Rondon; e na Rua Major Gama, entre a Rua Delamare e a Avenida General Rondon e em seu prolongamento.

Capacitação

Será realizado um curso de capacitação no dia 18 de fevereiro, sendo que horário e local serão previamente informados através de publicação em diário oficial do Município. É condição obrigatória a participação dos sorteados na qualificação, sob pena de indeferimento da concessão de utilização de espaço público e convocação do candidato integrante da lista de espera, segundo a ordem de sorteio.

A corte de Momo é uma eleição esperada pela população. Foto: PMC

?

Corte de Momo

As inscrições para o concurso que vai eleger a Corte de Momo do Carnaval 2017 de Corumbá foram prorrogadas até o dia 10 de fevereiro do corrente ano. O comunicado é da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico do Pantanal que mantém o mesmo endereço para inscrições na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), Alameda Praça da República, 119, das 8h às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
MS recebe 50,5 mil doses da Astrazeneca do Ministério da Saúde
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal
SAÚDE
Prefeitura leva atendimento médico de rotina para o Porto Esperança
POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
POLICIAL
PMA apreende mais três tigres d'água em chácara
COVID-19
Vereador reforça necessidade de imunizar trabalhadores do CAC contra a Covid
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
POLICIAL
PRF apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em MS
CIDADE
Vereador solicita informações sobre estágio de projeto de reforma do antigo mercadão
SEMANA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
Wi-Fi Brasil leva internet a mais de 13 mil pontos remotos do país

Mais Lidas

POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
OPERAÇÃO PF
PF deflagra Operação Grão Branco de combate ao tráfico internacional de drogas
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 494 Kg de maconha e 7 Kg de skunk na BR-262
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal