Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Eleições municipais não animam gráficas de Corumbá

09 setembro 2016 - 10h24Gesiane Medeiros

A cada período eleitoral, o setor gráfico se enche de boas expectativas quanto ao aumento na produção e no faturamento dos serviços, por conta dos candidatos que precisam produzir materiais de divulgação para campanha. O problema é que nem sempre os candidatos do município contemplam a mão de obra local, geralmente buscam por melhor preço na capital do estado, onde a oferta pelo mesmo serviço é muito maior e consequentemente o custo pode ficar abaixo do oferecido na cidade de interior.

Alguns apontam que a mudança na legislação eleitoral jogou um balde de água fria em toda a indústria gráfica. De acordo com o Sindgraf (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul), apenas 27% do faturamento obtido no pleito de quatro anos atrás foi atingido no estado. Nesta campanha estão proibidos os outdoors, placas e faixas em locais públicos, mas os santinhos e panfletos são autorizados.

A redução de gastos eleitorais definida pela Resolução n° 23.457/2015 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitou os recursos da campanha em 70% do que foi utilizado no pleito de 2012. O período estabelecido para realização de campanha também influencia, antes o candidato produzia materiais para 90 dias, agora a campanha dura apenas 45 dias, começou em 16 de agosto e vai até 29 de setembro.

Segundo empresários da cidade, apesar dos esforços em igualar os preços aos oferecidos pelas empresas da capital, as gráficas da cidade continuam sendo subaproveitadas pelos candidatos.

Elaine Dib, proprietária da gráfica de maior tradição na cidade, confirma que a ocorrência da campanha eleitoral deste ano não melhorou muita coisa no aumento do volume de trabalho da empresa. “Acredito que a mudança na legislação contribuiu bastante, mas também falta desmistificar a ideia de que o preço oferecido pelas gráficas de Corumbá está tão acima do cobrado na capital. Clientes que buscaram nossos serviços se surpreenderam com a igualdade do valor”.

Para Roberto Candia, empresário do ramo e proprietário de gráfica com cinco anos no mercado do município, houve aumento na produção comparada com a do último pleito, porém a expectativa foi parcialmente atendida, “apenas alguns dos candidatos prestigiaram os serviços da cidade. Considero um aumento de 30% de aumento na produção por conta das eleições”.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas