Menu
sexta, 23 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Possibilidade de liberar CoronaVac para crianças dá esperança ao volta às aulas

12 julho 2021 - 09h04R7

Com uma série de protocolos para garantir a segurança dos alunos, as unidades escolares se preparam para receber os estudantes. O diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone (CEEP), William Geraldo Cavalari Barbosa, de 34 anos, levanta dois aspectos importantes para esse momento: um ambiente seguro e acolhedor e o planejamento. “Estamos respeitando todos os protocolos de biossegurança, colocando à disposição do estudante e da comunidade em geral todos os equipamentos necessários para manter o ambiente limpo, organizado, sob uma rotina de entrada e saída com todos os cuidados para dirimir qualquer possibilidade de contaminação”, disse. 

O principal desafio do retorno das aulas presenciais, para o diretor William, é o de recuperar a aprendizagem dentro dos limites que o tempo, a estrutura e os cuidados de biossegurança permitem. “Contudo, estamos esperançosos para um retorno em massa dos estudantes, até mesmo aqueles que não conseguiram acompanhar os bimestres anteriores de forma remota e aqueles que estavam fora da escola até então. Para esses, sem dúvida, o cuidado será especial, afinal não podemos perder ninguém”, garantiu. 

Para o diretor, o cenário que vai se impor no retorno das aulas presenciais ainda é, de certa forma, incerto. “Somente no dia a dia com os estudantes, vamos conseguir dimensionar o tamanho do impacto desse tempo todo fora da escola. No entanto, o que eu particularmente penso, é que a escola é viva quando tem estudantes nos corredores, nas salas de aula, no refeitório, enfim, dentro da unidade escolar. Grande ou pequeno, o desafio precisará ser enfrentado e com toda a segurança e cuidado, tenho absoluta certeza que os nossos professores, que a nossa equipe, junto com a garotada vão fazer desse retorno algo histórico e sensacional, não somente aqui no CEEP Hércules Maymone, mas em toda a Rede Estadual de Ensino. Nós estamos preparados para retornar!”, disse. 

Antes do retorno dos alunos às salas de aula, a Rede Estadual de Ensino retoma as atividades remotas no próximo dia 19 de julho, já que os estudantes estão no período de férias. “Nesse período, entre os dias 19 e 30, as equipes escolares estarão preparando tudo para receber os nossos alunos com muito carinho, enquanto fazem o devido acompanhamento das atividades realizadas remotamente”, disse a secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecilia Amendola da Motta. 

A secretária ainda relembra que desde o início do ano as escolas são preparadas para receber os alunos. “Ainda no início do ano, realizamos um período de formação e contamos com a distribuição dos equipamentos de proteção individual para estudantes e profissionais da escola, além do reforço nos materiais de limpeza, tudo isso pensando na biossegurança dos nossos alunos e equipes escolares”, disse. 

Maria Cecilia Amendola ainda reforça que nesta volta às aulas o percentual de alunos em sala vai depender da situação observada em cada município. “O retorno se dará com um número maior ou menor de alunos em sala sempre de acordo com a sinalização das bandeiras do prosseguir. Se a bandeira estiver vermelha, por exemplo, retornam 50% dos estudantes em uma semana e os outros 50% na semana seguinte”, disse. 

Veja abaixo como será distribuída a quantidade de alunos em sala conforme as bandeiras do Programa Prosseguir. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Bombeiros
Incêndio urbano atinge vegetação em morraria com difícil acesso
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19
Decisão Popular
Servidores optaram por receber o 13° salário de forma integral em dezembro
Previsão
Sancionada LDO que prevê receita de R$ 18,47 bilhões para MS em 2022
Esperança
Taxa de contágio da Covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Tempo
Final de semana continua com alerta para tempo seco em Mato Grosso do Sul
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde

Mais Lidas

Briga de Família
Idoso é socorrido com três perfurações de faca no abdômen
Crime Ambiental
Fazendeiro é multado em R$ 246 mil por incêndio em 821 hectares no Pantanal
Combate
Incêndio atinge 3 hectares de vegetação na área urbana de Corumbá
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde