Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Possibilidade de liberar CoronaVac para crianças dá esperança ao volta às aulas

12 julho 2021 - 09h04R7

Com uma série de protocolos para garantir a segurança dos alunos, as unidades escolares se preparam para receber os estudantes. O diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone (CEEP), William Geraldo Cavalari Barbosa, de 34 anos, levanta dois aspectos importantes para esse momento: um ambiente seguro e acolhedor e o planejamento. “Estamos respeitando todos os protocolos de biossegurança, colocando à disposição do estudante e da comunidade em geral todos os equipamentos necessários para manter o ambiente limpo, organizado, sob uma rotina de entrada e saída com todos os cuidados para dirimir qualquer possibilidade de contaminação”, disse. 

O principal desafio do retorno das aulas presenciais, para o diretor William, é o de recuperar a aprendizagem dentro dos limites que o tempo, a estrutura e os cuidados de biossegurança permitem. “Contudo, estamos esperançosos para um retorno em massa dos estudantes, até mesmo aqueles que não conseguiram acompanhar os bimestres anteriores de forma remota e aqueles que estavam fora da escola até então. Para esses, sem dúvida, o cuidado será especial, afinal não podemos perder ninguém”, garantiu. 

Para o diretor, o cenário que vai se impor no retorno das aulas presenciais ainda é, de certa forma, incerto. “Somente no dia a dia com os estudantes, vamos conseguir dimensionar o tamanho do impacto desse tempo todo fora da escola. No entanto, o que eu particularmente penso, é que a escola é viva quando tem estudantes nos corredores, nas salas de aula, no refeitório, enfim, dentro da unidade escolar. Grande ou pequeno, o desafio precisará ser enfrentado e com toda a segurança e cuidado, tenho absoluta certeza que os nossos professores, que a nossa equipe, junto com a garotada vão fazer desse retorno algo histórico e sensacional, não somente aqui no CEEP Hércules Maymone, mas em toda a Rede Estadual de Ensino. Nós estamos preparados para retornar!”, disse. 

Antes do retorno dos alunos às salas de aula, a Rede Estadual de Ensino retoma as atividades remotas no próximo dia 19 de julho, já que os estudantes estão no período de férias. “Nesse período, entre os dias 19 e 30, as equipes escolares estarão preparando tudo para receber os nossos alunos com muito carinho, enquanto fazem o devido acompanhamento das atividades realizadas remotamente”, disse a secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecilia Amendola da Motta. 

A secretária ainda relembra que desde o início do ano as escolas são preparadas para receber os alunos. “Ainda no início do ano, realizamos um período de formação e contamos com a distribuição dos equipamentos de proteção individual para estudantes e profissionais da escola, além do reforço nos materiais de limpeza, tudo isso pensando na biossegurança dos nossos alunos e equipes escolares”, disse. 

Maria Cecilia Amendola ainda reforça que nesta volta às aulas o percentual de alunos em sala vai depender da situação observada em cada município. “O retorno se dará com um número maior ou menor de alunos em sala sempre de acordo com a sinalização das bandeiras do prosseguir. Se a bandeira estiver vermelha, por exemplo, retornam 50% dos estudantes em uma semana e os outros 50% na semana seguinte”, disse. 

Veja abaixo como será distribuída a quantidade de alunos em sala conforme as bandeiras do Programa Prosseguir. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal