Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Por telefone bombeiros salvam bebê engasgado com medicamento

09 março 2019 - 09h14Sylma Lima

Engasgamento de crianças é uma situação que requer atenção especial e e técnicas de salvamento. Causa de mortes entre crianças, o engasgo, pode ter o quadro revertido com algumas regras simples.

Por volta das  19:05 h  desta sexta-feira,08, a central de operações do Corpo de Bombeiros Militar recebeu uma chamada de uma mãe na alameda Maria Antônia de Carvalho ,Bairro Cristo Redentor,  onde informava que seu bebê não conseguia respirar apos a mesma dar remédio via oral ao bebê. A mãe informava também que a criança estava ficando roxa.

Ao mesmo tempo que colhia as informações necessárias para o acionamento da Resgate, o Radio Operador(telefonista) CB Duran começou a orientar como desobstruir as vias aéreas do bebê ate a chegada da viatura resgate. Com as orientações a mãe falava para o pai da criança o que fazer e assim lograram êxito em desobstruir as vias aérea da criança antes da chegada da viatura.

A pequena Mariana de 02 meses ao chegar da guarnição já se encontrava respirando normalmente e logo apos foi avaliada pelo médico do Samu que se fez presente no local.

Bom Saber!!

O primeiro passo é sempre saber identificar o que está acontecendo com o paciente: se o bebê está tossindo, se debatendo bastante e não consegue chorar direito (principalmente se acabou de ser alimentado ou tomou água), podemos concluir que ele está engasgando. Nesse caso, siga as instruções abaixo:

1- Coloque os dedos na mandíbula do lactente com o braço apoiado no torso do bebê. Nós não seguramos na parte mole da garganta, pois isso pode obstruir ainda mais a via aérea desse lactente.

2- Posicione o lactente de forma que ele fique de cabeça para baixo, com o corpo sustentado pelo seu antebraço e a mandíbula apoiada nos seus dedos.

3- Após certificar que ele está firme e seguro em seu braço, incline o lactente para baixo, apoiando o seu cotovelo na sua coxa para garantir firmeza. Só essa manobra já vai drenar bastante esse líquido ou semi-sólido.

4- No alto das costas do lactente (entre os ombros) dê 5 pequenas batidas, direcionando a mão para frente. É preciso ter cuidado com a intensidade, mas ela precisa ser forte para garantir o resultado.

5- Gire o lactente, sempre mantendo a cabeça dele para baixo, na inclinação anterior. Isso é importante, pois suspender o bebê irá dificultar novamente a descida do objeto pela gravidade, sendo necessário reiniciar os esforços de desengasgo. Para um movimento correto, posicione os dedos na ossatura da nuca. Segurando o corpo com o braço, gire de forma que o lactente fique apoiado no outro braço.

6- Na região central do tórax da criança (entre os mamilos), faça cinco compressões utilizando os dedos indicador e médio.

7- Repita o processo até a saída do líquido ou objeto ingerido. Se a criança chorar, é um bom sinal, pois significa que está entrando ar no pulmão e que as vias aéreas estão desobstruídas.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Onça resgatada em novembro no Pantanal com queimaduras, será solta em seu habitat
FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
COVID-19
Pandemia ainda não acabou: MS registra mais de mil casos em apenas um dia
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova
POLICIAL
PRF recupera dois veículos em MS que seriam levados para a Bolívia
JUSTIÇA
Alexandre de Moraes nega HC para anular seis prisões e mandar Jamil Name para casa
p
ECONOMIA
Preço da gasolina começa o ano acima do valor registrado em todos os meses de 2020
Combustível está 19,5% acima da média do mês com preços mais baixos de 2020
DEFESA CIVIL
Com previsão de mais chuva, Defesa Civil orienta população que mora em áreas de risco
EDUCAÇÃO
Professores dão dicas para o segundo dia de provas do Enem
GERAL
MPT divulga nota técnica sobre medidas de proteção a trabalhadoras gestantes

Mais Lidas

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em Mato Grosso do Sul
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova