Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Por falta de saneamento, apartamentos não serão entregues este ano

06 outubro 2016 - 11h13Gesiane Medeiros
Prefeitura aguarda resposta da Sanesul para definir novo prazo. Foto: CDP

As mais de mil famílias que aguardavam passar as datas festivas de final de ano dentro da casa nova própria, infelizmente não vão conseguir realizar o desejo. As 1040 unidades habitacionais já construídas, aguardando finalização da pavimentação das vias internas dos condomínios, não poderão ser entregues a população dentro do prazo previsto, entre final de novembro e início de dezembro.

Ocorre que segundo informações do diretor presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Madson Ramão, o atraso na obra de implantação das redes de abastecimento de água e saída esgoto, em responsabilidade da Empresa de Saneamento Básico de Mato Groso do Sul (Sanesul), vai impossibilitar a entrega dos apartamentos as famílias contempladas. “No Residencial Buriti, bairro Jardim dos Estados, a rede de água e o esgoto já estão bem próximos dos condomínios, por isso lá a situação é um pouco melhor, mas como o compromisso de entrega é do conjunto inteiro, das 1040 unidades, precisamos aguardar o termino da obra aqui no Guatós também”, explica Madson Ramão.

A prefeitura já enviou ofício para a Sanesul solicitando esclarecimentos e determinação de um prazo para a entrega da rede de saneamento, mas até o momento, não houve retorno. “Somente após a resposta da Sanesul poderemos estabelecer uma nova data para a entrega. Por consequência da demora na implantação do saneamento, a obra de drenagem e pavimentação está parada, esses são requisitos importantíssimos para uma moradia digna”, ressalta o diretor, Madson afirma inda que o Município e a Unidade Financiadora, Caixa Econômica Federal, não podem entregar as unidades sem estarem totalmente finalizadas, incluindo o entorno dos prédios.

Equipe da Sanesul está no entorno realizando obras. Foto: CDP

Em nota ao Capital do Pantanal, a Sanesul finormou que "as obras da rede de esgoto para atender ao conjunto residencial Flamboyant I, II e III já estão finalizadas. Com relação à rede de abastecimento de água, as obras estão sendo feitas juntamente com as de drenagem da Prefeitura, e a previsão é de que dentro de 30 dias estejam concluídas", sobre as demais 200 unidades do Residencial Buriti, no Jardim dos Estados, a concessionária afirma que "até o momento não foi feito pedido para a Sanesul atender à estas unidades".  

O fornecimento de energia elétrica, outro ponto primordial, já está programado e com instalações avançadas, Madson explica que a empresa responsável, Energisa, está em dia com o cronograma. “Essa não é nossa preocupação, porque a energia é a última tarefa a ser feita. Inclusive devo ressaltar que foi feita uma rede especifica para abastecer os residenciais, que não terão problemas de oscilações”, diz o diretor.

Área do condomínio será arborizada. Foto: CDP

Orçamento

As 1040 unidades terão um investimento próximo dos R$ 92 milhões, incluindo a pavimentação e drenagem do entorno. “A atual gestão fez questão de liquidar o pagamento da parte cabível ao município, mais de R$ 10 milhões, que já está toda recolhida com a Caixa Econômica Federal, não devemos um centavo”, diz o diretor presidente.

Diretor presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Madson Ramão, lamenta o atraso. Foto: CDP

Estrutura

As mais de mil unidades habitacionais localizadas no Guatós e Jardim dos Estados, ocupam juntas, uma área aproximada de 88 mil m² construídos. Cada apartamento do bairro Guatós, por exemplo, possuem dois quartos, sala e cozinha acoplada, área de serviço e um banheiro, e medem 43 m², além disso cada conjunto disponibiliza vaga individual de garagem, sistema de gás externo, quadro de energia, salão de festas, playground para as crianças, pontos de energia para acondicionados prontos, torneira adaptada para instalação de máquina para lavar roupas, acessibilidade no entorno dos prédios e dentro dos banheiros, com barras fixas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira