Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

PMA realiza educação ambiental no Pantanal com a participação da atriz Cristiana Oliveira

A atriz destacou que além da fauna, muitas comunidades indígenas e ribeirinhas sofrem com os efeitos da seca e das queimadas

12 dezembro 2020 - 10h30Mariana Conte

De 07 a 11 de dezembro foi realizada pela Polícia Militar Ambiental a 5ª Expedição de Educação no Pantanal, com a finalidade de educação ambiental as comunidades ribeirinhas da região pantaneira, especialmente as comunidades indígenas A expedição foi coordenada pela PMA de Corumbá e pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB). Foram atendidas as regiões e Comunidades Tradicionais do Castelo, Paraguai Mirim, São Francisco, Amolar, Barra de São Lourenço e Aldeia Indígena Guató..

Além de proporcionar Educação Ambiental, a ação também visa a assistência social, fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e tutela jurídica em matéria de Direitos Trabalhistas e Previdenciários.

Na expedição foram usadas uma embarcação de grande porte da PMA e algumas embarcações menores.

Para o Cap. Diego, Comandante da Cia PMA Corumbá e Coordenador Geral da Expedição , a PMA vê na Educação Ambiental uma forma de envolver e sensibilizar a população na defesa das questões ambientais, com consequente diminuição das infrações e crimes ambientais. “Caracterizada por seu importante papel na proteção e conservação do meio ambiente, por meio da prevenção, repressão e fiscalização”, ressaltou o Cap. Diego, Comandante da Cia PMA Corumbá e Coordenador Geral da Expedição.

A Procuradora Trabalho (MPT) Rosimara Delmoura Caldeira enfatizou que as peculiaridades das atividades dos ribeirinhos na coleta de iscas, a atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) se deu na destinação, sensibilização e utilização de Equipamentos de Proteção Individual para a prevenção de acidentes e doenças.

Para o Desembargador João de Deus, “a educação é o menor percurso para se reduzir as desigualdades sociais e o instrumento de propulsão de desenvolvimento de uma nação a longo prazo”, afirmou.

Já o professor Aurélio Briltes disse que desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de atendimentos jurídicos na área dos Direitos Previdenciários e Trabalhistas é proporcionar acesso à Justiça e o mínimo existencial às comunidades tradicionais do Pantanal Sul. “Além de contribuir com a formação humanizada dos acadêmicos da Faculdade de Direito da UFMS”.

Foi providenciada pelo IASB a distribuição e plantio de mudas de vegetação nativa, distribuição de computadores para as escolas, vestuário, brinquedos e materiais para as brigadas voluntárias de combate a incêndios, incluindo a distribuição de 120 cestas básicas ofertadas pelo Instituto SOS Pantanal, Grupo Mil pelo Planeta e Yoga pelo Pantanal.

Para o IASB o fato de as escolas não estarem funcionando devido à Pandemia fez com que as ações desta edição fossem direcionadas às comunidades levando esperança e informação às famílias, além de equipamentos para melhoria do ensino dos alunos ribeirinhos e para o combate aos focos de incêndio no Pantanal.

O IBAMA/PrevFogo/MS representado pelo Supervisor de Brigadas, Idmar Rocha, participou com palestras sobre prevenção e combate aos incêndios florestais e distribuição de panfletos informativos sobre a formação de brigada voluntária, deixando como reflexão: “prevenir sempre e combater quando necessário. O Meio Ambiente agradece”.

Segundo André Siqueira, Presidente da Ecoa, as Comunidades Tradicionais, além das dificuldades de acesso aos serviços púbicos, diante do isolamento territorial, nesse ano sofreram com os impactos das queimadas na Região do Pantanal Sul, afirmando que a Expedição se tornou extremamente necessária.

A atriz Cristiana Oliveira, que participou da expedição, destacou que além da fauna, muitas comunidades indígenas e ribeirinhas sofrem com os efeitos da seca e das queimadas, ressaltando, assim, a importância da Expedição num momento muito desolador.

Ao todo foram atendidos 402 ribeirinhos. Na ocasião, a PMA e o IASB distribuíram a edição 2021 do Calendário de Educação Ambiental no Pantanal, ilustrado com desenhos dos alunos pantaneiros. Este material é distribuído gratuitamente e tem o objetivo de valorizar as escolas pantaneiras, seus professores e chamar a atenção para conservação do Pantanal.

Foram providenciados todos os protocolos de biossegurança diante da COVID19 para realização das atividades.

Participaram ainda as seguintes instituições:  Ministério Público do Trabalho (MPT 24ª Região), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 24ª Região), Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito da UFMS (EMAJ/UFMS), PrevFogo IBAMA, Instituto SOS Pantanal, ECOA, e Instituto Acaia Pantanal. Participaram também o Exército Brasileiro e o Grupo de Policiamento Aéreo de Mato Grosso do Sul.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário