Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

PM homenageia profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o Covid

17 setembro 2020 - 10h36Sylma Lima

Em Corumbá, a luta dos profissionais da saúde contra o Covid-19 começou em fevereiro deste ano, quando apareceu o primeiro caso na cidade. De lá para cá, segundo dados do município e da saúde do Estado, já são 3.454 notificações confirmadas e 118 óbitos decorrentes de complicações da doença.

O médico Manuel João, que na época era diretor do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa Corumbaense,  passou a estudar todos os protocolos de combate a pandemia aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e as mais respeitadas universidades do mundo. Lançando mão de todos os protocolos, que incluíram a polêmica Hidroxicloroquina, juntamente com Azitromicina, Dexametasona, Zinco e Oxigênio.

Foram quatro meses e meio entubando pacientes que já chegavam no hospital com mais de 10 dias da doença, o que ocasionou um elevado número de óbitos na cidade. Entretanto, desde o começo da pandemia Manuel João tentou implantar o kit preventivo do Covid, porque segundo ele, “não adiantava mandar pacientes para casa tomar Dipirona, e depois voltar já para serem entubados” A situação gerou muita controvérsia e polêmica, fazendo com que a direção da Santa casa contratasse um médico intensivista de fora. Ocorre que mesmo com o profissional vindo “Importado”, de Minas Gerais, em um mês o número de óbitos foi de 50% dos registrados na gestão de Manuel João durante quatro meses e meio.

Sabedores dessa situação e consciente da atuação do corumbaense , 90% das pessoas que buscam o hospital com suspeita de convide já chegam procurando e o médico que salvou tantas vidas e só parou quando contraiu  o vírus, passando para toda família.

Manoel João agradeceu a homenagem com reverência militar. Foto: Capital do Pantanal

Nesta manhã de quinta-feira (17), a Polícia Militar de Corumbá comandada pelo tenente coronel Élcio, fizeram uma homenagem a este grande profissional. Ao Capital do Pantanal, Manuel João disse que se emocionou com a honraria. A tropa reuniu-se em frente ao hospital, quando solicitaram a sua presença.  Soldados e oficiais em fila prestaram continência ao médico que lutou bravamente durante meses, colocando a vida em risco, e que agora atua na área de prevenção, como sempre quis, entregando o kit covid para os pacientes no início dos sintomas.  Ele dedicou a homenagem a todos os profissionais  da área da saúde, incluindo recepcionista, equipe de limpeza e cozinheiros do hospital.

Para o comandante da PM do 6º BPM, tenente coronel Élcio, “é muito importante esta homenagem, que simboliza o reconhecimento de todos nós pelo esforço, dedicação e competência com que os profissionais da saúde e da segurança vêm trabalhando para que a população possa enfrentar este momento difícil da melhor maneira possível”.

Exemplo de superação

Sr. Feliciano tem 73 anos teve alta médica hoje na Santa Casa. Foto: Arquivo pessoal

Durante os meses da pandemia, casos como o do senhor Feliciano, de 73 anos, que ficou mais de 30 dias internado na Santa Casa, lutando contra o Covid, mostra que há esperança quando o tratamento é adequado. Feliciano teve alta médica hoje, recuperado da doença. Pertencente ao grupo de risco, suas chances eram pequenas, mas ele conseguiu vencer essa luta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Região Central
PM prender autor de furto e recupera objetos
Outubro Rosa
Bia Cavassa faz doação em apoio a campanha Lenço Solidário
Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
11.817 mil testes analisados
Estudo da Janssen na região de fronteira mostra eficácia de 50% da vacina e redução de 90% em óbitos
Oportunidade
Inscrições abertas para concurso público de procurador do Estado, com salário de R$ 25 mil
Agenda Política
Presidente Regional do Democracia Cristã visita cidades do interior de MS
Retomada da Economia
Setor de bares e restaurantes aumenta as contratações e retoma movimento
246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos