Menu
terça, 23 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

PM homenageia profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o Covid

17 setembro 2020 - 10h36Sylma Lima

Em Corumbá, a luta dos profissionais da saúde contra o Covid-19 começou em fevereiro deste ano, quando apareceu o primeiro caso na cidade. De lá para cá, segundo dados do município e da saúde do Estado, já são 3.454 notificações confirmadas e 118 óbitos decorrentes de complicações da doença.

O médico Manuel João, que na época era diretor do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa Corumbaense,  passou a estudar todos os protocolos de combate a pandemia aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e as mais respeitadas universidades do mundo. Lançando mão de todos os protocolos, que incluíram a polêmica Hidroxicloroquina, juntamente com Azitromicina, Dexametasona, Zinco e Oxigênio.

Foram quatro meses e meio entubando pacientes que já chegavam no hospital com mais de 10 dias da doença, o que ocasionou um elevado número de óbitos na cidade. Entretanto, desde o começo da pandemia Manuel João tentou implantar o kit preventivo do Covid, porque segundo ele, “não adiantava mandar pacientes para casa tomar Dipirona, e depois voltar já para serem entubados” A situação gerou muita controvérsia e polêmica, fazendo com que a direção da Santa casa contratasse um médico intensivista de fora. Ocorre que mesmo com o profissional vindo “Importado”, de Minas Gerais, em um mês o número de óbitos foi de 50% dos registrados na gestão de Manuel João durante quatro meses e meio.

Sabedores dessa situação e consciente da atuação do corumbaense , 90% das pessoas que buscam o hospital com suspeita de convide já chegam procurando e o médico que salvou tantas vidas e só parou quando contraiu  o vírus, passando para toda família.

Manoel João agradeceu a homenagem com reverência militar. Foto: Capital do Pantanal

Nesta manhã de quinta-feira (17), a Polícia Militar de Corumbá comandada pelo tenente coronel Élcio, fizeram uma homenagem a este grande profissional. Ao Capital do Pantanal, Manuel João disse que se emocionou com a honraria. A tropa reuniu-se em frente ao hospital, quando solicitaram a sua presença.  Soldados e oficiais em fila prestaram continência ao médico que lutou bravamente durante meses, colocando a vida em risco, e que agora atua na área de prevenção, como sempre quis, entregando o kit covid para os pacientes no início dos sintomas.  Ele dedicou a homenagem a todos os profissionais  da área da saúde, incluindo recepcionista, equipe de limpeza e cozinheiros do hospital.

Para o comandante da PM do 6º BPM, tenente coronel Élcio, “é muito importante esta homenagem, que simboliza o reconhecimento de todos nós pelo esforço, dedicação e competência com que os profissionais da saúde e da segurança vêm trabalhando para que a população possa enfrentar este momento difícil da melhor maneira possível”.

Exemplo de superação

Sr. Feliciano tem 73 anos teve alta médica hoje na Santa Casa. Foto: Arquivo pessoal

Durante os meses da pandemia, casos como o do senhor Feliciano, de 73 anos, que ficou mais de 30 dias internado na Santa Casa, lutando contra o Covid, mostra que há esperança quando o tratamento é adequado. Feliciano teve alta médica hoje, recuperado da doença. Pertencente ao grupo de risco, suas chances eram pequenas, mas ele conseguiu vencer essa luta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reconhecimento
Ex-aluno da UFMS é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
Na Apa Baía Negra
Brigada voluntária interrompe churrasco em fogo de chão e alerta para risco de incêndio
Em Campo Grande
TJMS amplia prazo de inscrições para o Concurso do Monumento Artístico
Pagou 70 reais
Civil recupera celular furtado e prende rapaz de 19 anos por receptação
Operação Nicolau
PF cumpre mandado em combate à crimes de abuso sexual infantojuvenil em Corumbá
Data confirmada
Convenção que vai anunciar candidatos do PSDB em Ladário será dia 31 de julho
Olimpíadas 2024
Maioria pela 1ª vez, mulheres encabeçam sonhos de medalhas em Paris
Hoje
Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira
De 25 a 31 de julho
Prefeitura convoca guardas aprovados em concurso para entrevista individual de investigação social
Saiu no Diário
Lei de Diretriz Orçamentária de MS para 2025 é sancionada com receita estimada de R$ 26,4 bilhões

Mais Lidas

Neste domingo
Ritmista da Nova Corumbá morre em colisão com carro
Até 26 de julho
Escola Sesi abre processo seletivo com 104 vagas de gratuidade na educação básica
No centro
Perícia encontra seringa e medicamentos no apartamento de mulher encontrada morta
Time de Miranda
20ª edição do Amistoso da Diversidade reúne grande público no Poliesportivo