Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

PM homenageia profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o Covid

17 setembro 2020 - 10h36Sylma Lima

Em Corumbá, a luta dos profissionais da saúde contra o Covid-19 começou em fevereiro deste ano, quando apareceu o primeiro caso na cidade. De lá para cá, segundo dados do município e da saúde do Estado, já são 3.454 notificações confirmadas e 118 óbitos decorrentes de complicações da doença.

O médico Manuel João, que na época era diretor do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa Corumbaense,  passou a estudar todos os protocolos de combate a pandemia aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e as mais respeitadas universidades do mundo. Lançando mão de todos os protocolos, que incluíram a polêmica Hidroxicloroquina, juntamente com Azitromicina, Dexametasona, Zinco e Oxigênio.

Foram quatro meses e meio entubando pacientes que já chegavam no hospital com mais de 10 dias da doença, o que ocasionou um elevado número de óbitos na cidade. Entretanto, desde o começo da pandemia Manuel João tentou implantar o kit preventivo do Covid, porque segundo ele, “não adiantava mandar pacientes para casa tomar Dipirona, e depois voltar já para serem entubados” A situação gerou muita controvérsia e polêmica, fazendo com que a direção da Santa casa contratasse um médico intensivista de fora. Ocorre que mesmo com o profissional vindo “Importado”, de Minas Gerais, em um mês o número de óbitos foi de 50% dos registrados na gestão de Manuel João durante quatro meses e meio.

Sabedores dessa situação e consciente da atuação do corumbaense , 90% das pessoas que buscam o hospital com suspeita de convide já chegam procurando e o médico que salvou tantas vidas e só parou quando contraiu  o vírus, passando para toda família.

Manoel João agradeceu a homenagem com reverência militar. Foto: Capital do Pantanal

Nesta manhã de quinta-feira (17), a Polícia Militar de Corumbá comandada pelo tenente coronel Élcio, fizeram uma homenagem a este grande profissional. Ao Capital do Pantanal, Manuel João disse que se emocionou com a honraria. A tropa reuniu-se em frente ao hospital, quando solicitaram a sua presença.  Soldados e oficiais em fila prestaram continência ao médico que lutou bravamente durante meses, colocando a vida em risco, e que agora atua na área de prevenção, como sempre quis, entregando o kit covid para os pacientes no início dos sintomas.  Ele dedicou a homenagem a todos os profissionais  da área da saúde, incluindo recepcionista, equipe de limpeza e cozinheiros do hospital.

Para o comandante da PM do 6º BPM, tenente coronel Élcio, “é muito importante esta homenagem, que simboliza o reconhecimento de todos nós pelo esforço, dedicação e competência com que os profissionais da saúde e da segurança vêm trabalhando para que a população possa enfrentar este momento difícil da melhor maneira possível”.

Exemplo de superação

Sr. Feliciano tem 73 anos teve alta médica hoje na Santa Casa. Foto: Arquivo pessoal

Durante os meses da pandemia, casos como o do senhor Feliciano, de 73 anos, que ficou mais de 30 dias internado na Santa Casa, lutando contra o Covid, mostra que há esperança quando o tratamento é adequado. Feliciano teve alta médica hoje, recuperado da doença. Pertencente ao grupo de risco, suas chances eram pequenas, mas ele conseguiu vencer essa luta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética