Menu
segunda, 04 de dezembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

PM homenageia profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o Covid

17 setembro 2020 - 10h36Sylma Lima

Em Corumbá, a luta dos profissionais da saúde contra o Covid-19 começou em fevereiro deste ano, quando apareceu o primeiro caso na cidade. De lá para cá, segundo dados do município e da saúde do Estado, já são 3.454 notificações confirmadas e 118 óbitos decorrentes de complicações da doença.

O médico Manuel João, que na época era diretor do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Santa Casa Corumbaense,  passou a estudar todos os protocolos de combate a pandemia aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e as mais respeitadas universidades do mundo. Lançando mão de todos os protocolos, que incluíram a polêmica Hidroxicloroquina, juntamente com Azitromicina, Dexametasona, Zinco e Oxigênio.

Foram quatro meses e meio entubando pacientes que já chegavam no hospital com mais de 10 dias da doença, o que ocasionou um elevado número de óbitos na cidade. Entretanto, desde o começo da pandemia Manuel João tentou implantar o kit preventivo do Covid, porque segundo ele, “não adiantava mandar pacientes para casa tomar Dipirona, e depois voltar já para serem entubados” A situação gerou muita controvérsia e polêmica, fazendo com que a direção da Santa casa contratasse um médico intensivista de fora. Ocorre que mesmo com o profissional vindo “Importado”, de Minas Gerais, em um mês o número de óbitos foi de 50% dos registrados na gestão de Manuel João durante quatro meses e meio.

Sabedores dessa situação e consciente da atuação do corumbaense , 90% das pessoas que buscam o hospital com suspeita de convide já chegam procurando e o médico que salvou tantas vidas e só parou quando contraiu  o vírus, passando para toda família.

Manoel João agradeceu a homenagem com reverência militar. Foto: Capital do Pantanal

Nesta manhã de quinta-feira (17), a Polícia Militar de Corumbá comandada pelo tenente coronel Élcio, fizeram uma homenagem a este grande profissional. Ao Capital do Pantanal, Manuel João disse que se emocionou com a honraria. A tropa reuniu-se em frente ao hospital, quando solicitaram a sua presença.  Soldados e oficiais em fila prestaram continência ao médico que lutou bravamente durante meses, colocando a vida em risco, e que agora atua na área de prevenção, como sempre quis, entregando o kit covid para os pacientes no início dos sintomas.  Ele dedicou a homenagem a todos os profissionais  da área da saúde, incluindo recepcionista, equipe de limpeza e cozinheiros do hospital.

Para o comandante da PM do 6º BPM, tenente coronel Élcio, “é muito importante esta homenagem, que simboliza o reconhecimento de todos nós pelo esforço, dedicação e competência com que os profissionais da saúde e da segurança vêm trabalhando para que a população possa enfrentar este momento difícil da melhor maneira possível”.

Exemplo de superação

Sr. Feliciano tem 73 anos teve alta médica hoje na Santa Casa. Foto: Arquivo pessoal

Durante os meses da pandemia, casos como o do senhor Feliciano, de 73 anos, que ficou mais de 30 dias internado na Santa Casa, lutando contra o Covid, mostra que há esperança quando o tratamento é adequado. Feliciano teve alta médica hoje, recuperado da doença. Pertencente ao grupo de risco, suas chances eram pequenas, mas ele conseguiu vencer essa luta.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Dubai
Atuação de MS frente às mudanças climáticas é destaque em evento da COP 28
Oportunidade
Semana começa em MS com 5 mil vagas de empregos em aberto na Funtrab
Tempo
Segunda-feira amanhece com chuva e tem possibilidade de tempestades com queda de granizo
A chuva cai desde as 4 horas da madrugada em Corumbá
Em Corumbá
Condenações de padrasto, mãe e tia por estupro ultrapassam 138 anos de prisão
Conforme investigação, mãe e tia são coautoras do abuso que iniciou quando a menina tinha 7 anos e durou até os 19
Unidas
Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra planeja ações para 2024
Com urgência
Pacientes que aguardam exames de ressonância magnética devem comparecer na Central de Regulação
Aposta
Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado
Processo Seletivo
IFMS abre seleção para cursos de qualificação profissional EAD
Dia 7
Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Últimas 24h
Vítimas de agressão física marcam plantão dos Bombeiros

Mais Lidas

Dia 7
Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Honraria
Dois Bombeiros de Corumbá são homenageados com a medalha Dom Pedro II
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Retrato da Realidade
Denúncia protocolada no MPF aponta condições insalubres dos moradores do Paiaguás