Menu
quinta, 10 de julho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

Planos de saúde serão obrigados a pagar exames de Zika a partir desta semana

04 julho 2016 - 09h20Agência Brasil

A partir da próxima quarta-feira (6),  os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika. Os procedimentos deverão ser disponibilizados para gestantes, bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika.

A escolha destes grupos levou em conta o risco de bebês nascerem com microcefalia devido à infecção da grávida pelo vírus durante a gestação. A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança em diversos aspectos.

A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece que os planos têm que oferecer o PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa teve contato com o zika em algum momento da vida.

Normalmente, a ANS revê a cada dois anos o rol de procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelos planos de saúde. A última revisão começou a valer em janeiro deste ano. Porém, no caso do exame de diagnóstico do vírus Zika, a incorporação dos testes laboratoriais ocorreu de forma extraordinária, segundo a agência reguladora, por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde.

Os planos de saúde tiveram 30 dias para se adequarem à nova regra.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
INSS: reembolso de desconto ilegal começa dia 24; saiba como aderir
geral
Teste físico de seleção para bombeiros temporários começa em 14 de julho
Polícia
Operação Saturação é desencadeada para inibir crimes em Corumbá e Ladário
Plantão
Proprietário de moto incendiada no centro suspeita de ato criminoso
Plantão
Trabalhador rural é picado por cobra em fazenda no Pantanal
Justiça
Homem é condenado a 30 anos por estupro e cárcere privado de idosa em Corumbá
Tempo
Quinta-feira tem alerta para umidade relativa do ar em até 20%
Temperatura deve variar entre 14°C e 33°C em Corumbá e Ladário
balança comercial
Volume exportado por Corumbá e Porto Murtinho já supera todo o ano de 2024
Solidariedade
Tutora oferece recompensa para quem encontrar gatinha desaparecida em Corumbá
Meio Ambiente
Riedel fala sobre os desafios de tornar MS um estado carbono neutro até 2030

Mais Lidas

Educação
Corumbá abre seleção para professores da Educação Infantil com bolsa de R$ 1,2 mil
Plantão
Mulher vira a chave e carro pega fogo na rua Cabral
polícia
Táxi clandestino é flagrado com 9kg de skunk na fronteira
Polícia
Operação cumpre mandados contra organização do tráfico com atuação em Corumbá e Ladário