Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Plano Municipal de Turismo de Corumbá é sancionado

23 junho 2020 - 11h02Assessoria PMC

O Plano Municipal de Turismo de Corumbá foi sancionado pelo prefeito Marcelo Iunes nessa segunda-feira (22), pela Lei nº 2.727, que aprova o trabalho, coordenado pela Fundação de Turismo do Pantanal, pelo Conselho Municipal de Turismo de Corumbá (COMTUR) e com a participação ativa do trade regional, é um marco para a região pantaneira.

“Esse planejamento possui o objetivo de direcionar as ações para o desenvolvimento do turismo na nossa Capital do Pantanal, orientando o Poder Público e o mercado para as tendências estratégicas apontadas”, observou Marcelo Iunes, ressaltando a importante participação dos usuários, empresários e pesquisadores do setor.

O plano

O Plano Municipal foi elaborado a partir oficinas realizadas durante todo ano de 2019. Sua versão inicial foi apresentada em Audiência Pública, no Centro de Convenções do Pantanal. “Durante as oficinas foram debatidos temas como Oferta e Demanda Turísticas, Informações Turísticas, Marketing, Infraestrutura Turísticas, Governança do Turismo e outros”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Sienna da Costa Oliva.

“A população participou por meio de suas representações com sugestões que foram debatidas e aprovadas. Esse é um momento ímpar na história do turismo Corumbaense. Pela primeira vez o município terá um Plano como instrumento norteador do desenvolvimento da atividade turística”, complementou Elisângela.

Turismo

O reconhecimento do Pantanal como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, assim como os títulos de Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), qualificam o território de Corumbá como excepcional, fato que direciona a análise territorial para o cumprimento dos requisitos não só do mercado turístico, mas, sobretudo, os requisitos da populações locais e também da humanidade.

Neste cenário, o reposicionamento das empresas de pesca esportiva, assim como a busca pelo fortalecimento do ecoturismo são planejados como instrumentos da integração da Rota Pantanal Bonito e Serra da Bodoquena.

Por meio de sessões plenárias, o Plano Municipal de Turismo de Corumbá foi construído estabelecendo ações para os Eixos: Oferta e Demanda Turística; Infraestrutura Turística; Promoção e Apoio à Comercialização; e Gestão do Destino e do Plano Municipal de Turismo.

Com o objetivo de retratar as oportunidades de temas e enredos a serem utilizados nos produtos turísticos, a riqueza cultural de Corumbá foi materializada no documento, por meio de imagens de obras e textos de D. Izulina Gomes Xavier, artista local, e publicado no DIOCORUMBÁ dessa segunda-feira.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização
Quem pode se vacinar nesta segunda (26)
Operação Hefesto
Incêndio atinge linha férrea sobre o Rio Paraguai
Economia
Prefeitura reúne meios de hospedagem para sensibilização turística e uso do QR Code 
Plantão
Incêndio atinge aterro sanitário de Corumbá
Suspeito
Governo prorroga contrato com empresa investigada por pagar propina a filho de Reinaldo
Tráfico de Drogas
Mala com 14 quilos de pasta base é encontrada na rodoviária de Corumbá
Pedrada
Briga de família termina com mãe ferida e filho preso
Polícia Militar
Homem denuncia filho foragido
Alerta Infectologista
Vacinados contra Covid-19 devem aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica
Oportunidade
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (27)

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo