Menu
quarta, 01 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Plano Municipal de Turismo de Corumbá é sancionado

23 junho 2020 - 11h02Assessoria PMC

O Plano Municipal de Turismo de Corumbá foi sancionado pelo prefeito Marcelo Iunes nessa segunda-feira (22), pela Lei nº 2.727, que aprova o trabalho, coordenado pela Fundação de Turismo do Pantanal, pelo Conselho Municipal de Turismo de Corumbá (COMTUR) e com a participação ativa do trade regional, é um marco para a região pantaneira.

“Esse planejamento possui o objetivo de direcionar as ações para o desenvolvimento do turismo na nossa Capital do Pantanal, orientando o Poder Público e o mercado para as tendências estratégicas apontadas”, observou Marcelo Iunes, ressaltando a importante participação dos usuários, empresários e pesquisadores do setor.

O plano

O Plano Municipal foi elaborado a partir oficinas realizadas durante todo ano de 2019. Sua versão inicial foi apresentada em Audiência Pública, no Centro de Convenções do Pantanal. “Durante as oficinas foram debatidos temas como Oferta e Demanda Turísticas, Informações Turísticas, Marketing, Infraestrutura Turísticas, Governança do Turismo e outros”, explicou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Sienna da Costa Oliva.

“A população participou por meio de suas representações com sugestões que foram debatidas e aprovadas. Esse é um momento ímpar na história do turismo Corumbaense. Pela primeira vez o município terá um Plano como instrumento norteador do desenvolvimento da atividade turística”, complementou Elisângela.

Turismo

O reconhecimento do Pantanal como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, assim como os títulos de Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), qualificam o território de Corumbá como excepcional, fato que direciona a análise territorial para o cumprimento dos requisitos não só do mercado turístico, mas, sobretudo, os requisitos da populações locais e também da humanidade.

Neste cenário, o reposicionamento das empresas de pesca esportiva, assim como a busca pelo fortalecimento do ecoturismo são planejados como instrumentos da integração da Rota Pantanal Bonito e Serra da Bodoquena.

Por meio de sessões plenárias, o Plano Municipal de Turismo de Corumbá foi construído estabelecendo ações para os Eixos: Oferta e Demanda Turística; Infraestrutura Turística; Promoção e Apoio à Comercialização; e Gestão do Destino e do Plano Municipal de Turismo.

Com o objetivo de retratar as oportunidades de temas e enredos a serem utilizados nos produtos turísticos, a riqueza cultural de Corumbá foi materializada no documento, por meio de imagens de obras e textos de D. Izulina Gomes Xavier, artista local, e publicado no DIOCORUMBÁ dessa segunda-feira.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Alerta
Estudantes de medicina denunciam faculdade boliviana por aulas presenciais com casos de Covid
Desdobramentos
Universidade de medicina na Bolívia responde denúncia e concede exame virtual
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca