Menu
quinta, 21 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Plano Estratégico projeta MS para status livre de febre aftosa sem vacinação

17 março 2021 - 09h41ASCOM Famasul

O Sistema Famasul, que integra a equipe executiva do Comitê Gestor do Plano Estratégico do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), vem atuando intensamente para desenvolver as ações que irão projetar Mato Grosso do Sul a uma nova condição sanitária: como área livre de febre aftosa sem vacinação. Esses avanços são temas do #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (16).

“A instituição está à frente de importantes agendas de formalização e compartilhamento de informações do programa, e de tudo que envolve sanidade e outras orientações para o setor. A Casa Rural foi sede do 1° e do 2° Fórum Estadual do Plano Estratégico do PNEFA, e participa diretamente da construção de projetos estruturantes que norteiam a atuação técnica”, explica a analista técnica do Senar/MS, Fernanda Oliveira.

As principais ações para se conquistar o novo status sanitário, há mais de 3 anos, vêm sendo difundidas e pautadas nas diversas iniciativas da entidade, seja em eventos regionais e nacionais, seja em encontros e palestras técnicas realizadas no interior.

Há uma fundamental mobilização desenvolvida também por meio do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, que é coordenador do Grupo de Trabalho de Sanidade Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2019, Saito fez uma visita aos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná para conhecer os modelos de gestão e os procedimentos adotados para a retirada da vacinação, além de participar de agendas para disseminar informações sobre o PNEFA.

Pensando em capacitar produtores, trabalhadores rurais e profissionais do setor quanto as medidas adotadas pela iniciativa, a Famasul lançou o Programa de Educação Sanitária e

 Saúde Animal. Desde o ano passado, mais de 500 pessoas receberam informações sobre saúde animal por meio deste programa que tem cooperação técnica da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS), SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária), e CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

A agenda mais recente da iniciativa, realizada em fevereiro deste ano, reuniu coordenadores, supervisores e técnicos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em palestras ministradas por fiscais federal e estadual, atualizando sobre a situação do Plano Estratégico do Pnefa e as ações da Iagro. 

“Houve muitos avanços e teremos ainda mais. Estamos na fase de atualização dos técnicos de campo, supervisores e instrutores de cursos. Sempre que há novas legislações ou alterações de questões sanitárias no Brasil, repassamos por meio de circulares técnicas aos sindicatos rurais para que as informações cheguem aos produtores rurais. É um movimento dinâmico e contínuo”, acrescenta a médica veterinária.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
11.817 mil testes analisados
Estudo da Janssen na região de fronteira mostra eficácia de 50% da vacina e redução de 90% em óbitos
Oportunidade
Inscrições abertas para concurso público de procurador do Estado, com salário de R$ 25 mil
Agenda Política
Presidente Regional do Democracia Cristã visita cidades do interior de MS
Retomada da Economia
Setor de bares e restaurantes aumenta as contratações e retoma movimento
246 quilos de cocaína
Dracco assume investigação da queda do helicóptero do tráfico em Ponta Porã
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nesta quinta e sexta
Corumbá
Casal é levado para delegacia após bebedeira e briga
Recurso
Vereador questiona uso do duodécimo do legislativo repassado para Santa Casa em 2020

Mais Lidas

Qualificação
Ministério da Educação anuncia formação para professores da educação infantil
Previsão Meteorológica
Tempo fica firme, mas nova frente fria promete mais chuva para o final de semana
Acidente de Trânsito
Mulher sofre fratura na perna em queda acidental de moto
Destaque
Vereador pede fim do toque de recolher e do uso de máscara em ambientes abertos