Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

PL prevê criação de 'parklets' para ampliar oferta de espaços públicos na cidade

03 agosto 2021 - 10h12Ascom Câmara Municipal de Corumbá

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Daniel Brambilla na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 2 de agosto, da Câmara Municipal, prevê a criação de ‘parklets’ para ampliar oferta de espaços públicos na área urbana de Corumbá. 

A proposta é aproveitar o mobiliário urbano de caráter temporário, instalado sobre a área antes ocupada para estacionamento em via pública, em paralelo à pista de rolamento de veículos, de forma a expandir o passeio público, com o objetivo de ampliar a oferta de espaços públicos de fruição, providos de estruturas que visem ao incremento do conforto e da conveniência dos cidadãos, tais como bancos, mesas e cadeiras, floreiras, guarda-sóis, paraciclos e outros elementos destinados à recreação, ao descanso, ao convívio, à permanência de pessoas e às manifestações culturais. 

O Projeto de Lei prevê que o ‘parklet’ e todo o mobiliário instalados, serão destinados ao uso público, não se admitindo, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva por seu mantenedor ou outros interessados, sendo obrigatória a colocação de pelo menos um banco fixo e ou, mesas e cadeiras fixas, o qual poderá ser agregado ao mobiliário móvel na sua utilização, para que se mantenha o caráter de utilização pública. 

Prevê ainda que a autorização para a instalação do ‘parklet’ será concedida a pessoa jurídica, de direito público ou privado, sempre a título precário, na qual constarão as condições e regras para instalação e manutenção do equipamento. 

Daniel, em sua justificativa, lembrou que os ‘parklets’ foram criados nos Estados Unidos, e que são pequenos espaços de lazer construídos nas áreas de estacionamento de ruas e avenidas, ocupando poucas vagas de carros, e que funcionam como uma extensão das calçadas e podem conter bancos, mesas e estacionamento para bicicletas. 

Citou que esse tipo de equipamento ganhou destaque no mundo com a pandemia de Covid-19, que forçou cafés e bares a fecharem seus espaços internos. No Brasil, está presente em lugares como São Paulo, Fortaleza e Recife. 

“A construção de ‘parklets’ é uma medida que trará benefícios a três importantes vertentes da nossa cidade: economia, turismo gastronômico e mobilidade urbana. É uma área extremamente atrativa para os bares e restaurantes do município, que se transformarão em atrativos para o turismo gastronômico de Corumbá, especialmente em áreas gourmets da cidade, como as ruas Frei Mariano, Delamare, XV de Novembro e áreas de bares na região central, adjacências e demais áreas urbanas do município”, explicou. 

Daniel ressalta ainda que os ‘parklets’ se transformarão em um novo espaço de convivência e uma opção a mais de interação entre as pessoas. “Com a possibilidade da construção, as calçadas serão utilizadas como maior liberdade e conforto pelos transeuntes, aumentando a mobilidade urbana e minimizando os problemas relacionados à acessibilidade”, concluiu. 

Limpeza

Por outro lado, Daniel Brambilla, por meio de indicação, reivindicou ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, com cópia ao prefeito Marcelo Iunes, a realização de serviços de limpeza e remoção de entulho na esquina das ruas Pará Cyríaco de Toledo, no Jardim dos Estados. Trata-se de um terreno, próximo à Escola Municipal Ângela Maria Perez, que tem gerado muitas reclamações por parte dos moradores. 

Iluminação Pública

Também à pasta de Infraestrutura, o vereador solicitou a realização de serviços de extensão de rede de iluminação pública na Rua Santa Catarina, entre a Rua 15 de Novembro e Alameda Piratininga, no Bairro Cristo Redentor, bem como na rua existente entre a Pará e Santa Catarina, no Bairro Cravo Vermelho, que estão às escuras, causando temor às pessoas que residem na região. No Cravo, a via que necessita de iluminação, fica ao lado do Posto de Saúde Walter Vitório. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira