Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Pintado a Urucum e da Farinha de Bocaiúva podem se tornar Bens Culturais do Brasil

26 agosto 2021 - 09h11Assessoria de Comunicação Câmara de Corumbá

O vereador Manoel Rodrigues apresentou dois requerimentos em regime de urgência especial na última sessão ordinária da Câmara, sugerindo às autoridades municipais, a inclusão do Pintado a Urucum e da Farinha de Bocaiúva, no Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Os dois pedidos foram direcionados ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz. 

Manoel lembrou que o “Filé de Pintado a Urucum” é um prato típico corumbaense, criado por João Claudelino Fonseca da Silva, nascido em Albuquerque, distrito de Corumbá, em 23 de outubro de 1941, e que aos 15 anos de idade, iniciou seu trabalho como auxiliar de cozinha na Sociedade Brasileira de Mineração Ltda., onde ficou durante os anos de 1956 e 1963, retornando como cozinheiro mestre em 1971. 

Em 1975 abriu seu primeiro restaurante em Corumbá. Trabalhou ainda como cozinheiro mestre na empresa Urucum Mineração durante cinco anos. E foi justamente o Morro do Urucum que deu origem ao “Filé de Pintado a Urucum”, famoso em toda a região do Pantanal, e também em outras cantos do Brasil. 

Manoel, em sua justificativa, destacou que “a bagagem gustativa, acumulada ao longo da vida, nutre o comportamento alimentar, e nos liga diretamente à nossa identidade. A comida é expressão da cultura, portanto se valida o pedido de eternizá-la historicamente concedendo o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial. 

Farinha de Bocaiúva 

O vereador está  buscando também a inclusão da “Farinha de Bocaiúva” no Registro de Bens Culturais de Natureza Material e Imaterial, concedido pelo IPHAN. Trata-se de um produto típico da região, utilizado no preparo de inúmeros pratos. 

A farinha da bocaiuva possui alto conteúdo proteico, significativo valor energético e grande concentração de carboidratos, especialmente se comparados com outras frutas do cerrado. 

Extrativistas e artesãos de Corumbá, aumentam e muitos até mesmo vivem exclusivamente da renda da produção artesanal e comercialização de produtos alimentícios a partir do fruto da bocaiuva, como a farinha, sorvetes, pães e licores. 

“A polpa de bocaiuva é beneficiada e transformada em farinha na Casa do Artesão de Corumbá, onde é vendida para turistas, restaurantes da região e de outras regiões do Brasil, espalhando cultura culinária e a nossa diversidade gastronômica, o que justifica o nosso pedido”, reforçou. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari
Brasil
Local de prova do concurso unificado será divulgado hoje, às 10h
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública
Agricultura
Agraer vai distribuir 60 mil mudas de erva-mate a pequenos produtores de MS
Tempo
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
Corumbá inicia o dia com 26°C e atinge máxima de 36°C
Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24