Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

PF desmantela grupo criminoso especializado no contrabando de cigarros

02 fevereiro 2021 - 08h28Mariana Conte

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 02 de fevereiro a Operação Audacius, que tem a finalidade de desarticular uma organização criminosa voltada ao contrabando de cigarros de origem estrangeira.

Aproximadamente 23 policiais federais cumprem 05 mandados de prisão preventiva e 06 mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados/MS, Ponta Porã/MS e Campo Grande/MS, além do sequestro e bloqueio de mais de R$ 2 milhões em bens móveis e imóveis, assim como valores depositados em contas bancárias em nome dos investigados. Ao todo foram cumpridas 17 ordens judiciais. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da cidade de Dourados/MS.

As investigações tiveram início em dezembro de 2019 após o furto de uma carga de cigarros de origem paraguaia apreendida e acondicionada dentro de um caminhão estacionado na calçada recuada defronte à Delegacia de Polícia Federal de Dourados. A carga subtraída foi avaliada em aproximadamente R$ 2.000.000,00 (Dois Milhões de Reais).

De posse dessas informações, realizou-se um trabalho de investigação que culminou na descoberta de um grupo criminoso que há anos contrabandeia cigarros de origem estrangeira. Os cigarros contrabandeados eram armazenados em residências, da cidade de Dourados/MS, ligadas aos investigados e, após o acúmulo de certa quantidade, eram remetidos a outros estados da federação, como São Paulo.

Devido aos enormes prejuízos causados ao bando, face a intensificação das ações de fiscalizações nas estradas que cortam o Estado, o grupo resolveu, de forma audaciosa, furtar as cargas da quadrilha que eram apreendidas. As investigações também demonstraram que o grupo já havia tentando subtrair outra carga de cigarros apreendida em outro Estado.

O nome da operação faz referência a forma audaciosa com que os investigados orquestraram as ações de furto das cargas de cigarros apreendidas. Audacius vem do latim audácia, que caracteriza a ação do grupo ora desarticulado.

Todos os investigados têm um longo histórico de práticas de crimes transfronteiriços envolvendo o contrabando de cigarros, sendo que alguns já chegaram a ser presos em flagrante diversas vezes durante as investigações.

Os investigados responderão pelos crimes de contrabando, associação criminosa e furto qualificado. As penas cominadas podem chegar a mais de 15 anos de prisão, se somadas. Os presos foram encaminhados aos estabelecimentos prisionais do Mato Grosso do Sul, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

A Polícia Federal reforça que a atual pandemia não afetou as investigações e ações da instituição. Em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com  distribuição  de  EPIs  a  todos  os  envolvidos  na  missão,  a  fim  de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bairro Vila Mamona
Funcionários de construção amarram autor de furto e acionam PM
Polícia
Três foragidos foram capturados nas últimas 24 horas
Flagrante
Dupla é presa por tráfico de drogas na área central de Corumbá
Capital
Presos usam celulares até em banho de sol na Máxima
Economia
Governo sanciona lei que permite retomada da loteria de Mato Grosso do Sul
Política
Em Campo Grande, vereador Luciano Costa confirma investimentos do governo em Corumbá
Prevenção
Dia D de vacinação antirrábica em Corumbá é neste sábado (25)
Campanha
IHP recebe doação de água potável para Bombeiros e Brigadistas que atuam no Pantanal
Economia
Sancionada lei que reduz ICMS da energia elétrica durante bandeira vermelha
Sujeito à Acidentes
Deputado pede ampliação dos trevos para evitar acidentes na BR 262

Mais Lidas

Óbito
Irmãos são esfaqueados e o mais velho morre no caminho do hospital
Sob Investigação
Suspeita de irregularidade no pagamento da reforma do Hospital
Cidade
Árvore de grande porte cai sobre casa na avenida Rio Branco
Violência Doméstica
Homem é preso após enforcar a ex no bairro Guaicurus