Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Pesquisadora: Vacina não é alvará de soltura

20 dezembro 2020 - 10h04G1

As campanhas de vacinação contra o coronavírus deverão começar no Brasil em meados de janeiro e será fundamental engajar a população para conseguir o máximo de adesão. Ao mesmo tempo, é importante compreender, frisam especialistas ouvidos pela reportagem, que as pessoas imunizadas não poderão voltar à vida normal logo de cara.

Faça o testeQual é o seu lugar na fila da vacina?

— A vacina não é um alvará de soltura nem um atestado de libertação completo — afirma a pneumologista Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz — Quando as pessoas perguntam se precisam continuar usando máscara e mantendo distanciamento, a resposta é “sim”.

— Comunicar isso vai exigir sensibilidade, mais do que expertise — complementa a colunista do GLOBO — As pessoas precisarão entender que o fato de elas serem vacinadas não as libera de precauções que ainda deverão durar pelos próximos dois anos.

PUBLICIDADE

Leia mais:  Reino Unido endurece lockdown diante de mutação do coronavírus que se propaga mais rápido

É que os especialistas sabem que pregar medidas fundamentais de cautela em meio à celebração natural do êxito da própria ciência pode ter efeito oposto ao que eles próprios desejam: diminuir o interesse do público-alvo em buscar o imunizante —risco potencializado num contexto em que o presidente da República questiona publicamente os benefícios da vacina.

Imunidade começa aos 60%

A vacinação é atividade crucial para debelar a pandemia. E o programa de imunização, por aspectos logísticos, vai se estender por muitos meses (ver gráfico ao lado). Por isso, será preciso continuar a monitorar os números de mortes e novos casos de coronavírus no país até que se verifique uma desaceleração de fato consistente da pandemia.

ImunizaçãoSuíça é primeiro país a autorizar uso padrão da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Segundo Dalcolmo, esse estado de “imunidade de rebanho” — no qual o vírus encontra pela frente mais pessoas protegidas do que suscetíveis — deve começar a ser perceptível em algum momento após mais de 60% da população já tiver recebido a vacina. Ou seja,é essencial a vacinação em massa.

EntendaErros e acertos da primeira semana de vacinação contra a Covid-19 em Nova York

A julgar pela quantidade de doses de vacina que o governo federal espera assegurar, ainda não é possível determinar com exatidão quando esse limiar será atingido. O mais provável é que seja no segundo semestre de 2021 — mas também pode ser em 2022.

Para Dalcolmo, o principal ponto de incerteza é o da aquisição de vacinas. Para a pesquisadora, é, sim, preocupante que o Brasil ainda não tenha assegurado doses para imunizar metade da população. Por outro lado, a partir do momento em que a vacina estiver disponível, se for usada a infraestrutura brasileira, com a expertise e a tradição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o processo não deverá demorar muito.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é uma das entidades médicas que destacam a importância do trabalho de conscientização a ser feito com o público neste momento.

— A campanha de comunicação está atrasada — afirma a pediatra Isabella Ballalai, vice presidente da SBIm. — O que se fez até agora foram promessas confusas e promoção de uma expectativa de datas para o início da campanha que não se confirmaram.

Como os parâmetros para medir as vacinas em teste contra a Covid-19 são mais relacionados à severidade da doença do que à sua transmissibilidade, também ainda não está claro o quanto os imunizantes poderão proteger contra a infecção em si.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal