Menu
segunda, 12 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Pesquisa inédita identifica municípios vulneráveis à mudança do clima em MS

30 novembro 2016 - 09h01Notícias MS

Projeções feitas para o período de 2041 a 2070 revelam que Mato do Grosso do Sul poderá ficar mais quente e mais seco. Em todo o estado haverá aumento na temperatura, com elevações de até 5,8°C em comparação com o período atual. Esta informação faz parte de um estudo inédito, que avaliou a vulnerabilidade à mudança do clima nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Os resultados da pesquisa serão divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30), às 9h, no Grand Park Hotel, em Campo Grande, durante o Seminário Indicadores de Vulnerabilidade à Mudança do Clima. A pesquisa contou com informações fornecidas pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul).

A coletiva de imprensa contará com a presença dos seguintes convidados: a representante do Ministério do Meio Ambiente, Lia Mendes Cruz;  a diretora de desenvolvimento do Imasul, Thais de Azambuja Caramori; o coordenador estadual de vigilância em saúde ambiental, Karyston Adriel; o coordenador do projeto, Ulisses Confalonieri e a mestranda responsável pelo pesquisa sobre o estado, Isabela Brito.

Para o desenvolvimento do estudo, além de informações sobre a mudança do clima no Mato Grosso do Sul, foram considerados dados de cada município sobre preservação ambiental e população, como saúde e condições socioeconômicas. Também foram analisadas doenças como dengue, leptospirose, leishmaniose tegumentar americana e visceral, mortalidade por diarreia e acidentes com animais peçonhentos.

O Seminário faz parte do projeto Vulnerabilidade à Mudança do Clima, realizado pela Fiocruz em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da iniciativa é avaliar os riscos gerados pelas alterações climáticas às populações nas cinco regiões do país e criar uma ferramenta, um software, para calcular a vulnerabilidade humana à mudança do clima em seis estados: Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, este último escolhido para representar a região centro-oeste.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no bairro Maria Leite
GERAL
Sindicato Rural de Corumbá contesta o relatório dos incêndios no Pantanal do MP
SAÚDE
Corumbá inicia a primeira etapa e vacinação contra Influenza
GERAL
Alterações no Código Brasileiro de Trânsito começam a valer
FECHAMENTO DA FRONTEIRA
Comerciantes amanhecem com protesto na Fronteira Brasil-Bolívia
GERAL
Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda
MUDANÇAS NO CTB
Agora, crianças com até dez anos dependem de altura para uso de cadeirinha
GERAL
Carro sai da pista na BR 262 e passageiro fica ferido
GERAL
Acidente deixa condutor de moto ferido no Popular Velha
Geral
Entenda o que é gamificação e como ela pode ajudar o seu negócio

Mais Lidas

POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus