Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Pesquisa da UFGD vai monitorar presença de Sars-CoV-2 em doadores de sangue assintomáticos

As atividades serão desenvolvidas por alunos de iniciação científica dos cursos de Medicina e Biotecnologia

07 dezembro 2020 - 12h00Assessoria UFGD

Diante da atual pandemia de covid-19, pesquisadores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ao longo de 2020, têm direcionado seus estudos na busca do entendimento do vírus a fim de propor ações para contenção da disseminação da doença.
 
Um dos mais novos projetos em andamento é a Pesquisa de Sars-CoV-2 em doadores de sangue assintomáticos, aprovado em primeiro lugar no edital da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo principal da pesquisa é detectar material genético do Sars-CoV-2 e estimar a soroprevalência em doadores de sangue assintomáticos no Hemocentro de Dourados-MS.
 
Segundo a coordenadora do projeto, Herintha Coeto Neitzke-Abreu, serão realizados testes de RT-PCR (também conhecido como swab nasal) para pesquisa de Sars-Cov-2, bem como teste sorológico para pesquisa de anticorpos. “Queremos verificar se esses doadores de sangue podem estar com o Sars-CoV-2 e evitar a transmissão transfusional”, explica.
 
Todo o processamento do material será realizado na Universidade. “As coletas de saliva, swab nasal (hastes flexíveis inseridas no nariz e garganta) e sangue periférico serão feitas apenas no Hemocentro. Após as coletas, as amostras serão processadas e os testes realizados no Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde (LPCS/UFGD)”, informa a pesquisadora.
 
As atividades serão desenvolvidas por alunos de iniciação científica dos cursos de Medicina e Biotecnologia, e de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/UFGD, com colaboração dos demais pesquisadores do LPCS. “Temos que nos unir, sem medir esforços, em prol de um objetivo único: buscar novos conhecimentos para entender a atuação do vírus a fim de que este seja controlado e deixe de amedrontar e matar tanta gente”, disse Herintha, reforçando a necessidade de cooperação.
 
O projeto conta com a parceria da Fiocruz de Pernambuco, através do pesquisador Manoel Sebastião da Costa Lima Júnior, doutor em doenças infecciosas e parasitárias. O prazo para execução é de até de 2 anos, porém, devido à atual gravidade e urgência dos resultados, o grupo pretende finalizar as pesquisas até o final de 2021.
 
FINANCIAMENTO
 
O orçamento para este trabalho foi aprovado no edital “Chamada Fundect nº 08/2020 – Programa pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS)”, no valor de R$ 26.950,00. Dentre os 47 projetos inscritos, apenas 27 foram aprovados e a Pesquisa de Sars-CoV-2 em doadores de sangue assintomáticos ficou em primeiro lugar.
 
O edital visa fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas relacionadas ao Programa PPSUS, a fim de contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como promover a aproximação dos sistemas de saúde e de ciência e tecnologia locais e a redução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Mato Grosso do Sul.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação