Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Pesquisa aponta divisão de votos entre MDB e PSDB em Corumbá

Sem rejeição pesquisa aponta que candidatos do MDB vencem as eleições em Corumbá

16 agosto 2019 - 11h40Sylma Lima

Segundo pesquisa do instituto IPR, realizada entre nos dias 7 e 8 de agosto, em Corumbá, o ex prefeito Paulo Duarte lidera as intenções de votos, com 25,25, seguido do atual prefeito Marcelo Iunes com 18,6%. Entretanto, aponta um empate entre  a deputada Federal Bia Cavassa (PSDB), e Dr. Gabriel (MDB), ambos com 18,1%. Analisando os gráficos e índices de rejeição dos três primeiros nomes, fica evidente a vontade de mudança do eleitor, pois, o novato na Política , médico Gabriel tem o menor índice de rejeição de todos, o que o colocaria em  vantagem na disputa. De qualquer forma o PSDB vai ter que enfrentar o MDB, pois são os adversários com chances reais de vencerem o pleito.

O jornal O Estado de MS publicou,  Paulo Duarte é o favorito. Confiram a reportagem:

O ex-deputado e ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (MDB) é o candidato favorito para a eleição de prefeito do ano que vem, segundo pesquisa do instituto IPR, realizada entre nos dias 7 e 8 de agosto, naquela cidade. Ele lidera a intenção de votos dos eleitores com 25,2%, quando eles são estimulados a escolher no conjunto dos mais prováveis pré-candidatos. Em segundo lugar está o atual prefeito Marcelo Iunes (PS|DB), com 18,6% das intenções de voto, praticamente empatado com a deputada federal Bia Cavassa (PSDB-MS), com 18,1% e o vereador D. Gabriel (MDB) com 15,2%. O candidato Elano chegou apenas a 7,1%,. Os eleitores que não apontaram candidatos são 5,6% e 2,2% votariam nulo ou branco. Apenas 6,8% se declararam indecisos.

Neste quatro, fica clara uma polarização entre o MDB e o PSDB na cidade com os dois partidos dividindo votos entre os quatro candidatos mais votados. Para o ex-prefeito e ex-deputado Paulo Duarte, “o apoio do eleitor mostra que o trabalho que fizemos está sendo reconhecido até hoje. Sou de todos, o único que não tem mandato. Estou sem fazer campanha e ainda assim meu nome e o mais forte. Isso me anima, sem dúvida”, disse ele.

Como Paulo, o vereador Gabriel também considerou positivos os números. “Não havia colocado minha candidatura. Sou um vereador de primeiro mandato e já apareço entre os liders. Sem dúvida que estamos muito satisfeitos e vamos participar da discussão no MDB sobre o lançamento de candidatura própria, anunciou ele. A pesquisa, realizada com 403 eleitores, tem margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%.

Os levantamentos mediram também a rejeição dos principais candidatos. O maior índice ficou para o atual prefeito, Marcelo Iunes, com 16%, seguido de Paulo Duarte, com 14%. Os candidatos Elano e Bia Cavassa praticamente empataram com 4,9 % e 4,6%, respectivamente, ficandoDr. Gabriel com apenas 0,7% de rejeição. Gabriel também apareceu na pesquisa como o vereador mais atuante, apontado por 4,6% dos eleitores pesquisados e seguido por seus colegas Chicão Viana (3,6%) e André da Farmácia (2,75). Nesse item 45% dos eleitores não apontaram nenhum vereador.

Na pesquisa espontânea, quem aparece em primeiro lugar é o prefeito Marcelo Iunes, com 9,3% dos votos, seguido de Paulo Duarte com 6,8%, empatados, portanto, dentro da margem de erros. A deputada Bia Cavassa aparece em terceiro com 1,9% das intenções de votos espontâneas e todos os demais nomes citados ficaram na casa de 1% ou abaixo dela, portanto sem maior expressão.

O Instituto IPR pesquisou também o desempenho da administração municipal de Marcelo Iunes que é apontada por 4% dos eleitores como ótima e 25% como boa, somando 29% de aprovação. Outros 38% dos eleitores apontaram o trabalho do prefeito com regular. A desaprovação chega a 32%, com 15% dos eleitores dizendo que ela é ruim e outros 17% apontando a gestão como péssima.

É a primeira pesquisa realizada pelo Instituto IPR em Corumbá com esse quadro, não havendo assim como aferir a evolução dos índices tanto das intenções de voto quanto do desempenho da administração.( Informações do jornal O Estado MS).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
Semana Santa
Confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul neste feriado
Alerta
PRF inicia Operação Semana Santa com foco ao uso de celulares no trânsito
De hoje até domingo
PMA inicia Operação Semana Santa com foco na prevenção e repressão à pesca predatória

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira