Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Pescadores Profissionais pedem por Secretaria Municipal dedicada a pesca

10 fevereiro 2021 - 10h59Mariana Conte

Baseado na portaria publicada pelo governo de Jair Bolsonaro em janeiro de 2019 que transfere todas as funções das colônias de pescadores e sindicatos para as Prefeituras do Brasil, pescadores profissionais de Corumbá querem uma pasta no executivo municipal dedicada a pesca.

A Medida Provisória 871 estabeleceu que a partir de 2020, o cadastro dos sindicalizados tem que ser feito exclusivamente nos Executivos, por meio das Secretarias municipais de Pesca e Agricultura e não mais nas colônias ou sindicatos, porém no município de Corumbá ainda não tem uma Secretaria dedicada exclusivamente a Pesca.

Para a pescadora profissional de Corumbá Sarlidey Pena Machado uma secretaria municipal dedicada a pesca seria fundamental e traria melhorias ao setor. “Se criasse uma secretaria e colocasse alguém que entenda do ramo da pesca para gerir a pasta iria colocar em ordem muita coisa, principalmente peneirar a emissão de carteiras para quem realmente é pescador”, afirmou.

Sarlidey comentou que o que acontece atualmente é que tem muitas pessoas que tem a carteirinha de pesca apenas para receber o auxílio defeso mas que na prática não são pescador profissional, não tira o sustento da pesca. De acordo com ela, a Colônia de Pescadores se tornou uma extensão muito aberta. “Tem muita gente com carteira de pesca recebendo o auxílio defeso sem ser pescador profissional, além daqueles que nunca pescaram e se aposentaram com o dinheiro da pesca e a Colônia não fiscaliza. Além disso pagamos uma mensalidade a Colônia e não vemos retorno, por exemplo eles cobram advogado nessa mensalidade que nunca aparece”, contou.

A pescadora acredita que se a Prefeitura administrasse teria mais organização e talvez não iriam precisar pagar essas mensalidades, pois atualmente é o sistema que já processa o seguro. “Se essas funções passarem para a prefeitura, isso vai desonerar o bolso do pescador, além de selecionar e peneirar muita gente", ressaltou.

Segundo a pescadora a Colônia cobra taxas dos pescadores que não são para serem cobradas. “O pescador trabalha a vida inteira para dar dinheiro a Colônia e não ter benefício nenhum, pois chega na hora do seguro te cobram mais ainda e tem gente que não paga a Colônia durante o ano, paga apenas no final do ano. Eu já presenciei Colônia tirando de dentro da casa do pescador o pescado porque este não tinha como pagar a colônia e isso fica não dá em nada porque não tem fiscalização”, relatou.

A Portaria incube as Prefeituras da responsabilidade em emitir declarações aos conveniados para que estes deem entrada na aposentadoria e ao Seguro-Defeso junto ao INSS.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército