Menu
quarta, 21 de maio de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais

03 outubro 2024 - 11h03Vitor Abdala, Repórter da Agência Brasil

Pelo menos nove estados brasileiros proibirão a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições municipais, marcadas para o próximo domingo, 06 de outubro. Em seis deles, a medida valerá em todo o estado: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Maranhão e Alagoas.

Em outros três, a medida será restrita a zonas eleitorais específicas. No Tocantins, serão quatro zonas, enquanto em Mato Grosso serão três, segundo informações dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Em Goiás, o TRE não informou sobre as zonas que terão a chamada Lei Seca, mas pelo menos uma delas anunciou que adotará a proibição.

A proibição da venda de bebidas alcoólicas durante as eleições é decidida localmente pelas autoridades de segurança pública e eleitorais. A ideia é reduzir os riscos de desordem que prejudiquem o processo eleitoral. Em alguns estados, a decisão coube às secretarias de Segurança, como foi o caso dos estados do Piauí, Maranhão e de Alagoas.

No Acre, a decisão coube aos juízes eleitorais de primeira instância. Os responsáveis pelas nove zonas eleitorais do estado expediram portarias decretando a Lei Seca em suas respectivas áreas. Nos estados de Mato Grosso, do Tocantins e de Goiás, a definição também ficou por conta dos magistrados de cada zona.

Já no Pará, as regras da Lei Seca serão definidas em comum acordo entre os juízes eleitorais e a Polícia Civil dos municípios, “avaliando as especificidades, o contexto e a situação de cada localidade. Porém, a publicação de portaria com as normas para todo o estado é de responsabilidade da Secretaria estadual de Segurança Pública, por meio da Delegacia Geral de Polícia Civil. A partir desse documento, os juízes eleitorais podem definir os horários da Lei Seca, de acordo com a realidade dos municípios”.

O TRE do Amapá informou em nota, na noite de terça-feira (1º), que os juízes cumprirão rigorosamente a Portaria da Lei Seca, “garantindo a ordem e a segurança nos dias que antecedem e no próprio dia das eleições”, sem indicar quem seria o responsável pela decisão.

Estados sem proibição

Entre os estados que confirmaram à Agência Brasil que não haverá Lei Seca durante as eleições, estão Minas Gerais, o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No caso do Paraná e de Pernambuco, os TREs informaram que a decisão caberia às secretarias de Segurança, mas que não haviam recebido qualquer notificação até essa quarta-feira (2).

No caso do Espírito Santo, ocorreu o oposto. A Secretaria de Segurança informou que a decisão caberia ao TRE e que não tinha recebido nenhuma notícia de aplicação da Lei Seca. Na Bahia e no Ceará, as secretarias de Segurança informaram que a decisão caberia aos TREs e solicitaram que a Agência Brasil procurasse os respectivos tribunais, os quais não responderam ao questionamento.

Nos demais estados, nem o TRE nem a Secretaria de Segurança responderam à Agência Brasil. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), entidade que se posiciona contra a Lei Seca nas eleições, informou que, além do RS, de MG, PE, do PR, ES e RJ, os estados de São Paulo, Sergipe, da Paraíba, Bahia e do Rio Grande do Norte decidiram não fazer qualquer restrição à venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição. “Nos estados que ainda têm lei seca, a Abrasel tem recorrido para derrubá-la”, informou a assessoria de imprensa da associação.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Serviço emergencial pode afetar abastecimento de água em bairros de Ladário
Danos em tubulação causam falta d'água e baixa pressão em Ladário; Sanesul trabalha no conserto
Prestação de Serviço
Moradores de Corumbá e Ladário relatam problemas na rede de telefonia e internet
Prestação de Serviço
Campanha de limpeza de ruas, praças e terrenos prossegue em quatro regiões de Corumbá
Plantão
Motociclista fratura dois braços após cair em buraco de rua de terra
O caso ocorreu no bairro Alta Floresta 2 no município de Ladário
Plantão
Trabalhador rural é picado por cobra Boca de Sapo na Nhecolândia
Prestação de Serviço
Bairro Mutirão em Ladário enfrenta falta de água pelo segundo dia
Esporte
Corrida do Pantanal 2025: inscrições para prova de 10 km abrem nesta terça-feira
Tempo
Terça-feira de sol e sem previsão de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 22°C e máxima de 32°C
geral
Prisão de Tuta reforça necessidade de aprovação da PEC da Segurança
geral
Alistamento militar voluntário feminino tem prazo aberto até 30 de junho

Mais Lidas

Política
Munir diz que vai justificar contrato com escritório de advocacia ao MP
Polícia
Especialistas apontam que prisão de Tuta não afetará negócios do PCC
geral
Alistamento militar voluntário feminino tem prazo aberto até 30 de junho
Política
Uso irregular de espaço público como estacionamento preocupa população local