Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Pavimentação da estrada Camisão-Piraputanga vai impulsionar o turismo em Aquidauana e região

15 maio 2017 - 09h02Portal do MS

A pavimentação de 18,5 quilômetros da MS-450, estrada ecológica entre os distritos de Camisão e Piraputanga, em Aquidauana, é uma das obras de infraestrutura mais aguardada pelos moradores e empresários de turismo da região. O Governo do Estado licitará o asfalto no dia 29 deste mês, conforme edital publicado pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).

Em visita ao vizinho município de Anastácio, na semana passada, o governador anunciou que autorizará o início da obra de R$ 25 milhões tão logo seja assinado o contrato com a empresa vencedora do certame. “Assumimos o compromisso com Aquidauana e vamos cumprir”, disse Reinaldo Azambuja, lembrando que os recursos são do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS (Fundersul) e estão garantidos.

“O acesso pavimentado da estrada parque mudará o perfil do nosso turismo e desenvolverá uma região esquecida por outros governos”, comemorou o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), que se reuniu com o governador, juntamente com lideranças políticas do município, na quinta-feira (11.5). “Reinaldo Azambuja está investindo como nenhum outro governador investiu em Aquidauana e nos confirmou ainda R$ 2 milhões para recapeamento de vias urbanas”, adiantou.

Roteiro turístico

Com início no distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, a estrada ecológica, hoje parcialmente asfaltada, é um dos principais produtos turísticos de Mato Grosso do Sul pela suja beleza cênica – de um lado, o Rio Aquidauana com suas corredeiras atraindo pescadores; do outro, os paredões de arenito da Serra de Maracaju dividindo planalto e planície. O local é muito visitado por pescadores e amantes de esportes radicais, como trilhas e escaladas.

Projetando um novo momento para o destino, a Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana tem como meta a formatação de um roteiro dos empreendimentos prestadores de serviços existentes nos distritos e a implantação da sinalização turística nos principais acessos aos atrativos naturais que circundam a morraria, habitat de inúmeras espécies de animais e aves, como araras azuis. A circulação de um trem turístico também está nos planos.

Emprego e renda

“Com a pavimentação da rodovia, toda região será beneficiada, principalmente a comunidade local, que sofre transtornos quanto ao tráfego em dias de chuva”, observa o diretor presidente da Fundação, Humberto Torres. “É uma obra de grande importância para o fomento do turismo, promovendo o aumento do fluxo dos turistas e visitantes que procuram a região dos distritos para lazer, aumentando a taxa de ocupação”, acrescentou.

Com a infraestrutura garantindo acesso fácil e ininterrupto, o ganho será de todos, conforme Humberto Torres, que vislumbra, também, a atração de novos empreendimentos, assim como a procura pelos serviços de alimentação. “Movimentará toda a cadeia produtiva do turismo, principalmente os produtores da agricultura familiar moradores nos distritos, gerando emprego e renda, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos mesmos”, citou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação