Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Passeata a favor da paz na Palestina é realizada em Corumbá

19 outubro 2023 - 07h29Dina Karla Miranda

Centenas de palestinos que moram em Corumbá, juntamente com amigos e familiares corumbaenses participaram da passeata a favor da paz na Palestina. O movimento ocorreu no centro de Corumbá, nesta quarta-feira (18), devido à guerra que está ocorrendo no Oriente Médio, a mais de 10 dias com conflitos entre Israel e Hamas.  

Uma grande bandeira palestina passou pelas ruas do centro de Corumbá. Foto: Dina Karla Miranda/CDP

A passeata passou pelas ruas 15 de novembro, Dom Aquino, Frei Mariano e  Delamare. Para um dos organizadores,  Yahya Muhd Omar Said, a guerra é de resposabilidade das potências econômicas e militares do planeta e tem tido como preço a vida de pessoas inocentes, crianças, jovens e idosos que vem sofrendo muito.

A passeata é uma iniciativa das entidades que integram o Comitê Corumbá pela Paz. “ Queremos a paz do mundo, é muito triste ver pessoas inocentes perdendo a vida, sem terem culpa de nada”, disse Yahya.  Para Fakhrieh Raed Boarat, de 29 anos, que nasceu na Palestina  e mora no Brasil há mais de 11 anos, e mãe de dois filhos brasileiros, é muito triste ver essa guerra acontecendo. “Participei da passeata em nome da paz, o mundo precisa nos ouvir, moro no Brasil, mas é motivo de muita tristeza ver essa guerra no meu país, que tudo isso logo acabe. Queremos paz”, afirma a jovem da Palestina.

"Nós, como povo palestiniano, vivemos tempos difíceis e amargos durante muito tempo, desde a Nakba e a deslocação sob a perpetuação da ocupação israelo-sionista, e agora eles estão a repetir o que fizeram antes, incluindo a deslocação, a violência étnica limpeza e genocídio do povo palestiniano, especialmente em Gaza, e nós, como povo palestiniano de várias seitas e religiões, assumimo-nos hoje como filhos e apoiantes da causa palestiniana, e a nossa mensagem foi clara: somos defensores da paz e a recuperação das nossas terras e casas que foram roubadas aos palestinos desde os tempos antigos, e para parar a guerra contra o nosso povo em Gaza e não matar crianças, mulheres e civis, e não destruir casas, escolas e hospitais", diz Fakhrieh Raed.

Fakhrieh Raed é palestina, vive no Brasil há mais de 11 anos e tem dois filhos brasileiros. Foto:  Dina Karla Miranda/CDP

"Como um palestino, vivi toda a minha infância até os 20 anos na Palestina. Espero que um dia a Palestina retorne para nós, e tenhamos o direito de vagar por todas as partes da Palestina, de norte a sul, e de leste a oeste , sem a presença de barreiras israelenses que nos impeçam de ir e voltar quando quisermos, de entrar em Jerusalém e entrar em Gaza com toda segurança e paz, como é o caso aqui, como é o caso dos brasileiros vagarem e irem para qualquer país brasileiro em todo o Brasil sem barreiras e o medo", completa Fakhrieh Raed ao Capital do Pantanal.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá