Menu
quarta, 28 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Parceria entre IFMS e Marinha leva qualificação profissional a 300 soldados

29 maio 2018 - 07h10Redação

Proença é o nome de guerra do jovem soldado que atravessa a quente Corumbá todos os dias, às 4h30 da manhã, deixando a parte alta da cidade – região onde estão concentrados os bairros de moradia popular - para chegar ao Comando do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, localizado no município vizinho, Ladário.

A rotina é puxada. Às 7 horas, José Carlos Júnior Proença Simão, 18, já tomou o café da manhã, fez exercícios e está pronto para dar início a uma etapa que pode transformar seu futuro: a aula do curso de qualificação profissional em Beneficiador de Minérios oferecido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

“Graças ao curso, vou sair daqui de cabeça erguida, não com uma mão na frente e outra atrás", disse o soldado, carregando o som esticado do “s”, característica do sotaque corumbaense.

O soldado Proença é um dos 301 jovens atendidos pela parceria firmada, em 2015, entre o Campus Corumbá do IFMS e a Marinha.

Nos dois primeiros anos, foram ofertados os cursos de qualificação profissional em Soldagem, Corrosão, Fundição e Ensaios Mecânicos a 240 soldados que atuavam diretamente na manutenção da frota da Marinha.

Parte das aulas é ministrada em salas da Marinha, e a outra nos laboratórios do IFMS. O transporte e a alimentação dos soldados são de responsabilidade dos militares.

Soldado Cidadão – Em 2017, iniciou-se uma nova etapa da parceria. Além dos cursos voltados a atender as necessidades internas da Marinha, o IFMS oferece também a oportunidade de preparar os jovens militares para o mundo do trabalho.

O projeto de extensão "Soldado Cidadão" oferta a 61 soldados o curso de Beneficiador de Minérios, com aulas específicas sobre os fundamentos da mineralogia, matérias primas dos processos siderúrgicos e beneficiamento de minérios, além das disciplinas de Português, Matemática e Informática. São 180 horas de formação profissional.

“É um projeto que fortalece a parceria existente. Ao IFMS cabe o investimento humano, ou seja, de disponibilizar os professores. Quando há aulas práticas nos laboratórios do campus, é de responsabilidade da Marinha fazer o transporte dos estudantes. Os equipamentos são os mesmos utilizados em outras disciplinas, não gerando custos adicionais”, esclareceu Wagner Schmitzhaus, coordenador do projeto.

O professor destaca os impactos que o curso de formação poderá ter na vida dos jovens militares.

“A expectativa é que auxilie os recrutas no momento de procurar uma vaga no mercado de trabalho, já que terão uma qualificação em beneficiamento mineral, em uma região de mineração. Caso o aluno não deseje seguir no segmento, o curso poderá auxiliá-lo em outras áreas, pois é multidisciplinar”, explicou Schmitzhaus.

Essa é a esperança do soldado Proença. Filho de pai analfabeto, com quem aprendeu a trabalhar cedo “roçando” terreno, o recruta conta que a mãe foi quem mais estudou na família antes dele. “Ela tem o primeiro ano”. Quanto ao futuro, o jovem militar faz planos. “Depois que eu sair [da Marinha], vou estar pronto para qualquer serviço. Quero fazer uma faculdade, seguir em frente”, animou-se.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agricultura
Colheita do milho deve sofrer queda de mais de 2 milhões de toneladas
Destaque
MS mantém liderança no ranking da OPAS como melhor Estado que vacina contra Covid-19 no país
Olímpiadas
Tóquio: seleção brasileira vence a Arábia Saudita e avança às quartas
Calendário
Comprovação para a primeira chamada do Prouni termina hoje
Na Capital
Júri absolve assassino confesso por ele ter agido em "ato de desespero"
28 de julho
Dia do Agricultor: data valoriza papel dos trabalhadores rurais na economia
Com restrições
Visitas presenciais são retomadas a partir de 1º de agosto nos presídios de MS
Monitoramento
Ladário sai da bandeira vermelha e volta para laranja
Posicionamento
Com vacinação de profissionais da educação, volta às aulas presenciais é urgente
340 vagas
Matrículas para cursos de línguas do IFMS começam nesta quarta (28)

Mais Lidas

Em Corumbá
Receita Federal publica Edital para leilão de 82 lotes
Agressão
Homem é preso após arremessar cadeira contra esposa
Distribuição
Corumbá e Ladário recebem novas doses da vacina contra Covid
Novo Parceiro
Santhiago forma nova dupla e retorna para música