Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Parceria Agepen e Cruz Vermelha salva vidas dentro e fora dos presídios

26 maio 2019 - 09h13Portal do MS

Reconhecida mundialmente por seu trabalho humanitário, a Cruz Vermelha também está ajudando a fazer a diferença na vida de reeducandos do sistema prisional de Mato Grosso do Sul. Em trabalho conjunto com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, a associação civil está realizando ações educativas sobre primeiros socorros junto à população carcerária.

Com cursos já em andamento, a Agepen e a Cruz Vermelha formalizaram convênio na manhã desta sexta-feira (24.5), com assinatura do documento pelo diretor-presidente da Agepen em substituição legal, Pedro Carrilho de Arantes, e pelo presidente da Cruz Vermelha no estado, Tácito Nogueira. A parceria é resultado de projeto apresentado pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da sua Divisão de Assistência Educacional.

De acordo com Tácito Nogueira, essa parceria entre a instituição e o sistema prisional é inédita em nível nacional.  “A Cruz Vermelha é referência mundial em primeiros socorros e nós entendemos que todo mundo precisa saber primeiros socorros, pois com procedimentos básicos você pode salvar vidas”, destacou, reforçando que os internos poderão usar esse conhecimento dentro das unidades penais como também quando conquistarem a liberdade. “É um conhecimento básico que pode salvar a própria vida e a do próximo, e isso não tem preço”, reforça.

O presidente aponta, ainda, que o conhecimento passado durante o treinamento, além de ocupar a mente, também poder servir de diferencial na disputa por um espaço no mercado de trabalho. “Hoje, vários empregos exigem conhecimento nesta área”, afirma.

A intenção da parceria com a Agepen é ampliar as frentes de ações, envolvendo também iniciativas de empoderamento feminino e fortalecimento da autoestima da mulher, e de combate à proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “São trabalhos que poderão ser desenvolvidos nos presídios do estado pela Cruz Vermelha através deste convênio”, informa.

Para o diretor-presidente da Agepen em exercício, parcerias como a com a Cruz Vermelha são essenciais para o sistema prisional para o desenvolvimento de um tratamento penal adequado e humanizado. “Agradecemos a participação de vocês e esperamos que teremos muito mais iniciativas de sucesso. Esse apoio de vocês é muito importante, principalmente porque temos um público que vem de uma base muito carente e é necessários trabalhos que abram suas mentes para que tenham um futuro melhor”, destacou Carrilho aos membros da associação civil.

Também participaram do ato de assinatura do convênio a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, e a chefe da Divisão de Assistência Educacional, Rita de Cássia Fonseca Argolo, além do voluntário da Cruz Vermelha, Nelson Brito, e da coordenadora de comunicação Camila Barbieri.

Primeiros Socorros

A capacitação em primeiros socorros realizada nas unidades prisionais pela Cruz Vermelha possui carga horária de 12 horas, e envolve instruções teóricas e práticas.

O curso abrange procedimentos básicos, questões de apoio psicossocial, biossegurança e métodos adotados em casos de desmaios, engasgos, hemorragias, queimaduras, fraturas, entorses e outras situações de emergência que qualquer pessoa pode enfrentar no dia a dia.

Serviço

São várias as frentes de ações desenvolvidas pela Cruz Vermelha que têm como público alvo pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre elas, educação preventiva em escolas públicas, trabalhando com adolescentes a prevenção ao suicídio, saúde reprodutora, combate ao uso de drogas etc.

Pessoas interessadas em contribuir com a Cruz Vermelha podem ajudar de várias formas: financeiramente; com doação de roupas e mantimentos; ou mesmo como voluntário permanente, doando tempo e conhecimento. “Recebemos doação em dinheiro, transferência bancária, depósito ou cartão de crédito e, para quem quer ser voluntário permanente, é feito um cadastro, passa por um processo de triagem junto a assistentes sociais e psicólogos, e será designado para algum dos nove departamentos que temos, entre eles educação e saúde, primeiros socorros, logística, psicologia e comunicação”, comenta Tácito.

Quem quiser contribuir pode obter mais informações no site cruzvermelhams.org.br, ou pelo telefone (67) 99601-6770.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril