Na tarde desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Corumbá divulgou nota oficial informando que uma reunião foi agendada com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (Sinted) para a próxima segunda-feira (23), no prédio da prefeitura. Na mesma nota, a Secretaria Municipal de Educação esclarece sobre a convocação do Sinted para paralização de três dias, convocada pelo sindicado, nas escolas do município.
Para a pasta, a decisão pela adesão ou não ao movimento é individual, de cada servidor da Rede Municipal de Ensino (REME), e que cabe à direção escolar definir pelo funcionamento ou não de cada unidade. Ressaltou ainda que aqueles que optarem pela paralisação devem informar a data da reposição destes dias de trabalho.
Nas redes sociais do Sinted, Gabriel Omar, publicou vídeo nesta sexta-feira (20), informando que o ofício de confirmação da reunião chegou no sindicato às 12h36 de ontem, após 15 dias de espera desde o encontro que estava marcado para o dia 4 de outubro, mas foi cancelado. Gabriel justifica que o objetivo da paralização é fazer pressão para que as reivindicações da categoria sejam atendidas, e não apenas para obter o agendamento da reunião. Entre as reivindicações, estão o Reajuste Salarial do Magistério e a continuidade dos estudos para o Plano de Cargos e Carreira da Educação.
Para segunda-feira (23), o Sinted planeja uma mobililzação em frente a prefeitura, às 8h30 da manhã, e à tarde, às 14h, na sede do sindicato, a realização de Assembleia Geral Extraordinária, para deliberação das tratativas discutidas em reunião com o executivo municipal. Na Assembleia, os profissionais dicutirão as propostas da prefeitura e definirão a continuação da greve ou não, que inicialmente duraria três dias.
Confira a nota da prefeitura na íntegra:
Considerando a paralisação por 3 dias convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (SIMTED), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, esclarece que a decisão pela adesão ou não ao movimento é individual, de cada servidor da Rede Municipal de Ensino (REME). Sendo assim, cabe à direção escolar definir pelo funcionamento ou não de cada unidade de ensino. Quem optar pela paralisação deve informar a data da reposição destes dias de trabalho.
A Secretaria de Educação reitera ainda que as reivindicações do SIMTED sempre foram ouvidas. A negociação salarial segue em andamento e a Prefeitura vai se reunir com os representantes do sindicato na próxima segunda-feira, dia 23, para apresentar mais uma proposta aos docentes.
Já sobre o Plano de Cargos e Carreira dos Administrativos, o sindicato tem dois representantes na comissão que discute o tema e bem sabe que a minuta do documento está pronta e a leitura final está marcada para o dia 04 de novembro, para então seguir para apreciação do Executivo.
A Secretaria Municipal de Educação reforça ainda que as negociações não terminaram e ressalta que nenhuma outra gestão municipal discutiu com a categoria a implementação de um PCC para os técnicos administrativos escolares. O objetivo do Executivo Municipal é, e sempre foi, adequar o salário de todas as categorias do quadro efetivo e valorizar a qualificação técnica dos servidores em suas diferentes funções, o que vem sendo feito desde 2018.
Com relação ao reajuste solicitado pela categoria, a Prefeitura lembra que está pagando o abono de 4,18% a todos os servidores efetivos do Executivo Municipal, com previsão de incorporação em janeiro de 2024.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Sindicato fará mobilização às 8h30 de segunda-feira (23), em frente ao prédio da prefeitura. (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)


