Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Para reforçar combate a incêndios florestais, 151 novos bombeiros passam por capacitação

30 abril 2021 - 08h50Portal do Governo de MS

Para reforçar o combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, 151 novos soldados do Corpo de Bombeiros passam por capacitação técnica para atuar no campo, inclusive com aulas práticas de prevenção e combate ao fogo, sendo a primeira turma de novos militares a dispor desta qualificação.

O grupo está desde segunda-feira (26) acampado na Fazenda Modelo, da Embrapa de Gado de Corte, realizando uma série de atividades para se capacitar no combate a incêndios florestais. Nesta quinta-feira (29) participaram da instrução de queima e dispersão do fogo, usando na prática as técnicas que aprenderam durante o curso de uma semana.

Foi preparada uma área específica da vegetação para realizar o incêndio, em um quadrante definido, onde os novos bombeiros, que se formaram na semana anterior, puderam colocar em prática o que aprenderam, tendo a participação dos instrutores e coordenadores do curso.

“Este treinamento faz parte do curso de força-tarefa de prevenção e combate a incêndio florestal, capacitando os novos soldados que depois serão distribuídos por todo Estado. Na formação eles passaram por todas as etapas das atividades de um bombeiros e nesta semana receberam a qualificação nesta atividade”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Waldemir Moreira Jr.

Ele destacou que para o curso foi utilizado uma série de equipamentos e materiais adquiridos no ano passado, inclusive dispondo das tecnologias novas. “O curso foi feito em uma época que a vegetação não está tão seca, temos um controle maior, a velocidade de propagação do fogo é mais lenta, e assim conseguimos demonstrar melhor esta ação a eles”.

Formação

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Artemison Monteiro de Barros, que acompanhou o treinamento do campo, revelou que até o meio do ano serão formados nesta força-tarefa 405 (bombeiros) militares aptos para ajudar no combate a incêndios florestais no Estado, tendo ao total 1,5 mil bombeiros aptos e capacitados para atuarem no campo para estas ações.

“Nossas ações atendem a política nacional do meio ambiente e a capacitação dos novos soldados já é uma das respostas para o combate a incêndios florestais. Mato Grosso do Sul tem sido um dos primeiros no ranking nacional de focos de calor, ano passado por exemplo foram 11.885 (focos)”, destacou Barros.

O presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges Barros de Araújo, destacou que é fundamental este treinamento para que haja mais profissionais qualificados para atuação nesta função. “O treinamento já é uma fase de prevenção, para evitar que o fogo se propague no campo. Vivemos anos difíceis, muito por conta da estiagem prolongada, a tendência é que neste ano também seja severa”, ponderou.

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas