Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Para prefeito, ferrovia favorece integração das economias do Brasil e da Bolívia

31 julho 2018 - 08h06Prefeitura de Corumbá

A efetiva entrada em operação da Ferrovia Transamericana trará inúmeros benefícios para Corumbá. A avaliação é do prefeito Marcelo Iunes durante a Reunião Bilateral de Desenvolvimento Ferrovia Brasil-Bolívia, realizada ao longo da tarde desta segunda-feira, 30 de julho, no Centro de Convenções.

“Além dos benefícios já conhecidos, como a criação de emprego, baixo custo de transporte e a tão buscada sustentabilidade, as ferrovias promovem a integração das regiões e minimizam as distâncias. Nesse contexto, a Transamericana irá integrar as economias do Brasil e da Bolívia, passando por Mato Grosso do Sul e Corumbá”, disse o chefe do Executivo Municipal durante discurso.

Iunes antecipou que a administração municipal está fazendo sua parte para permitir que o corredor ferroviário se torne realidade. “Estamos em vias de destinar uma área no perímetro urbano da cidade para o embarque e desembarque de mercadorias, com a finalidade de facilitar as operações internacionais na fronteira. Também estamos finalizando um projeto de revitalização do entorno da antiga ferroviária, porque acreditamos que um povo sem memória é um povo sem história”, disse.

O prefeito afirmou ainda que a concretização da Ferrovia Transamericana permitirá a retomada da “essência cosmopolita de Corumbá e seu povo, uma vez que irá transcender a divisão geopolítica do país”. Marcelo Iunes destacou que sua gestão se empenha em concretizar “tudo o que for para beneficiar Corumbá”.

No encontro foram apresentados estudos já realizados sobre o projeto, que envolve desde a viabilidade econômica das malhas viárias existentes, os regimes regulatórios do sistema de transporte de cada país, leis aduaneiras e infraestrutura de transbordo e intermodal existentes.

Também participaram da reunião o ministro de Obras Públicas, Serviços e Habitação da Bolívia, Milton Claros; o ministro João Carlos Parkinson de Castro, chefe da Coordenação-Geral de Assuntos Econômicos de Latino-Americanos e Caribenhos ( CGLAC/MRE); o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun; o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; e o prefeito de Ladário, Carlos Ruso.

O projeto da Ferrovia Transamericana

O projeto da Ferrovia Transamericana – modal logístico que engloba 1,6 mil km de ferrovia, ligando o Porto de Santos a Corumbá e outros 600 km dentro da Bolívia, totalizando 2,4 mil km de linha férrea.

A Ferrovia TransAmericana desponta como um corredor logístico integrado, conectando terminais, ferrovias e portos, entre eles o Porto Seco de Três Lagoas (em andamento) e o Porto de Santos. Com ramais que vão da fronteira com a Bolívia até São Paulo, os produtos dessa região ganhariam patamar internacional, chegando a muitos países importadores.

Estudo de viabilidade econômica demostrou potencial para que a ferrovia escoe celulose, grãos (soja, milho e farelo), combustível, fertilizantes, ferro-gusa, minério de ferro, ureia, madeira e açúcar. Ainda não há uma estimativa de carga anual.

A viabilidade da ferrovia, no entanto, depende de vários fatores como a prorrogação por mais 30 anos da concessão da Ferroeste; de um roadshow com empresários e do financiamento do empreendimento orçado previamente em US$ 2 bilhões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira