Menu
quinta, 24 de junho de 2021
Governo - O ESTADO QUE CRESCE JUNHO
Andorinha - Maio
Geral

Para combater o Aedes aegypti, vereador pede limpeza de terrenos na cidade

17 fevereiro 2021 - 13h26ASCOM Câmara Municipal de Corumbá

O aumento de casos da dengue em Corumbá levou o vereador Chicão Vianna a apresentar requerimento na Câmara Municipal, solicitando a limpeza de terrenos baldios existentes na área urbana da cidade, que, devido ao matagal e sujeira, são considerados focos em potencial de proliferação do mosquito transmissor dessa doença, o Aedes aegypti.

"A preocupação maior é que, com o aumento de casos de dengue, cresce o número de internações em um período que a cidade e o mundo convive com a pandemia da Covid, que nos obrigou a direcionar praticamente todos nossos recursos hospitalares. Por isso, não é prudente que deixemos nossos centros de atendimento médico superlotados, pois a Zika, a dengue e a Chikungunya possuem alta letalidade quando não combatidas da maneira correta. Se os casos de dengue, por exemplo, tiverem aumento exponencial como em outros anos, poderemos alcançar o colapso da nossa rede hospitalar”, observou.

O pedido foi direcionado às pastas de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Públicos, no sentido de eu seja elaborado um cronograma de limpeza de todos os terrenos baldios. “A nossa intensão é que a Prefeitura faça a limpeza e cobre os serviços dos proprietários dos imóveis que estão em situação de abandono, acompanhado das devidas sansões legais”, ressaltou.

“E não são apenas os terrenos baldios. A preocupação é também com imóveis desocupados, em situação de completo abandono, propícios para a multiplicação de espécies de insetos, como é o caso dos mosquitos transmissores de doenças como a Zika, dengue e Chikungunya”, continuou.

Citou como exemplo um imóvel localizado na Rua República do Paraguai, esquina com a Rua República da Bolívia, no bairro Aeroporto. “Lá existe um ferro velho, que se encontra abandonado, com matagal elevado, sendo um nítido ambiente propício para criação e proliferação de mosquitos vetores de doenças”.

Disse ainda que em corumbá, pode-se encontrar inúmeros terrenos sem utilização em todos os bairros, inclusive na área central. “Por isso encontramos com a mesma facilidade terrenos em situação de claro abandono, com matagal em tamanho elevado e/ou construções depredadas, e acabam se tornando focos de doenças”.

“A dengue é uma doença que conhecemos e sabemos como combater. Não podemos deixar ambientes propícios para multiplicação das espécies de mosquitos vetores. Por isso, caso os proprietários dos terrenos não tomem as devidas medidas de limpeza e asseio dos seus imóveis, o Poder Público deve intervir, realizando a roçada e a limpeza. Isto é necessário pois, o interesse coletivo supera o interesse individual, não podendo os proprietários de imóveis na cidade insistirem no hábito de não zelar por eles, continuou.

“Claro que existem proprietários conscientes, que pensam no coletivo, e sabem que se não vai construir algum imóvel em seu terreno, deve mantê-lo limpo, para que assim evite que se torne criadouro de insetos e animais peçonhentos. Logo, pode a Prefeitura Municipal de Corumbá, a exemplo da de Dourados, realizar a roçada e a limpeza dos terrenos e, consequentemente, cobrar pelo serviço, aplicar as devidas sanções e taxas aos proprietários que não vêm cumprindo com sua obrigação legal, que é dar função social à propriedade”, concluiu.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONDENADO HÁ 20 anos
Delegado é condenado por homicídio de boliviano
GERAL
Receita Federal em Corumbá-MS destina celulares ao IFMS
GERAL
Alvo de investigações, Ricardo Salles pede demissão
GERAL
Reitora do IFMS é a nova presidente do CRIE-MS
GERAL
Sanesul informa que poderá faltar água em alguns bairros de Corumbá
CAPTURA DE ANIMAL
PMA de Corumbá captura gambá em lixeira de residência na área Central
TEMPO
Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira
CULTURA
São João do Pantanal vence primeiro concurso de Mini Andor em Corumbá
CULTURA
Com duas categorias, Prefeitura divulga resultado do Concurso de Andores Juninos
CULTURA
Fé e cura são os pedidos de devotos de São João

Mais Lidas

POLICIAL
PM atende ocorrência de abandono de criança no Cristo Redentor
POLICIAL
Delegado acusado de assassinato de boliviano vai a júri popular
GERAL
Sanesul informa que poderá faltar água em alguns bairros de Corumbá
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no bairro Nova Corumbá