Menu
sexta, 22 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Para a execução do Cidade Empreendedora, Sebrae/MS e Prefeitura de Corumbá firmam parceria

05 maio 2021 - 09h19ASCOM Sebrae MS

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Corumbá e o Sebrae/MS assinam contrato para a execução do programa Cidade Empreendedora no município. Com protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, a solenidade vai realizada no auditório do Centro de Convenções Miguel Gomez, em Corumbá, às 8h30. 

Em parceria com a prefeitura, o programa pretende transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Corumbá recebe acompanhamento do Sebrae/MS por 15 meses e as ações no município tem como foco o eixo “Cidade de Negócios” que é voltado para alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda. 

Uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário que, em Corumbá, são 6.749 e representam 88% da densidade empresarial, de acordo com dados da Receita Federal do último ano. Já a outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios. 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local. “O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck. 

Com as ações do programa é possível promover o círculo virtuoso da economia e, por meio disso, aumentar a geração de riquezas por parte do município que já é destaque no ranking estadual. No último levantamento feito pela Semagro, em 2018, Corumbá aparece como a quinta cidade de Mato Grosso do Sul com o maior volume do Produto Interno Bruto (PIB), com um total de R$ 3 bilhões. A maior contribuição setorial foi na área de Comércio e Serviços que representou quase 65%, em seguida aparece Indústria com 28% e a Agropecuária com quase 7%. 

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o Cidade Empreendedora é promover o crescimento de cada município que adere ao programa. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio. 

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Trânsito
Vereador pede informações ao DNIT, sobre radares na rodovia BR 262
Tráfico de Drogas
Operação conjunta apreende mais de 5 toneladas de maconha em Ponta Porã
Dado Positivo
MS é um dos quatro estados sem registro de mortes por Covid-19 nos últimos dias
Preço Mais Justo
Agepan estuda viabilidade para reduzir taxa de abastecimento de água e esgoto em MS
Denúncia
Vereador quer saber se empresas estão cumprindo cotas para pessoas com deficiência
Serviço
Projeto de Lei propõe desconto por dia de interrupção de serviços de telefonia e internet
Retomada
TRE-MS retoma trabalho presencial no dia 3 de novembro
Imunização
Ribeiros do Taquari recebem vacina contra Covid nos dias 26 e 27
Prisão
Evadido é capturado em rondas no bairro Dom Bosco
Relatório Parcial
Operação de prevenção à incêndios completa sete meses com mais R$ 33 milhões em multas

Mais Lidas

Corumbá
Casal é levado para delegacia após bebedeira e briga
Colônia do Bracinho
Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari
Dois brasileiros foram presos
Denunciado por participação no roubo de aeronaves em Aquidauana é preso na Bolívia
Recurso
Vereador questiona uso do duodécimo do legislativo repassado para Santa Casa em 2020