Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Para a execução do Cidade Empreendedora, Sebrae/MS e Prefeitura de Corumbá firmam parceria

05 maio 2021 - 09h19ASCOM Sebrae MS

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura Municipal de Corumbá e o Sebrae/MS assinam contrato para a execução do programa Cidade Empreendedora no município. Com protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, a solenidade vai realizada no auditório do Centro de Convenções Miguel Gomez, em Corumbá, às 8h30. 

Em parceria com a prefeitura, o programa pretende transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Corumbá recebe acompanhamento do Sebrae/MS por 15 meses e as ações no município tem como foco o eixo “Cidade de Negócios” que é voltado para alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda. 

Uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário que, em Corumbá, são 6.749 e representam 88% da densidade empresarial, de acordo com dados da Receita Federal do último ano. Já a outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios. 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local. “O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck. 

Com as ações do programa é possível promover o círculo virtuoso da economia e, por meio disso, aumentar a geração de riquezas por parte do município que já é destaque no ranking estadual. No último levantamento feito pela Semagro, em 2018, Corumbá aparece como a quinta cidade de Mato Grosso do Sul com o maior volume do Produto Interno Bruto (PIB), com um total de R$ 3 bilhões. A maior contribuição setorial foi na área de Comércio e Serviços que representou quase 65%, em seguida aparece Indústria com 28% e a Agropecuária com quase 7%. 

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o Cidade Empreendedora é promover o crescimento de cada município que adere ao programa. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio. 

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal