Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Pantanal ganha nova brigada para combate às queimadas

Localidade de difícil acesso recebe treinamento para oito brigadistas que atuarão na região

24 dezembro 2020 - 09h16Da Redação

O distrito de Porto Esperança, localizado às margens do Rio Paraguai, ganha uma nova brigada para combate ao fogo. A região que fica a 72 quilômetros de Corumbá - MS mais 20 minutos de travessia pelo Rio Paraguai é composta por 48 famílias e sofreu recentemente com as queimadas.

Na ocasião, os próprios moradores improvisaram para socorrer a mata e os animais cercados pelas chamas, recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros horas depois. Esse fato não foi isolado e faz parte da grande queima que consumiu em 2020 mais de 4,4 milhões de hectares no Pantanal, 30% da área total do bioma.

Agora, a comunidade se prepara para combater incêndios futuros. Desta vez de forma organizada e com equipamentos adequados, com o apoio da Ecoa (Ecologia em Ação) por meio do projeto transfronteiriço ECCOS, com suporte da União Europeia e do WWF-Brasil. Um curso foi ministrado pelo Prevfogo (Centro Especializado de Prevenção e combate a incêndios florestais, órgão ligado ao Ibama) com o objetivo de formar brigadistas comunitários.

A iniciativa partiu da atenção do chefe da Brigada Pantanal do Prevfogo, Ruberval Dimas do Patrocínio que percebeu a difícil travessia e o isolamento da comunidade como entraves no combate ao fogo. Ele contatou a Ong Ecoa e falou da necessidade da formação de brigada comunitária. Dessa discussão foi definida a realização do curso de brigadistas comunitários, fruto da parceria já existente com o WWF-Brasil.

Os oito recém-formados brigadistas aprenderam a manejar sopradores, queimadores para incêndio controlado (pinga-fogo) e abafadores. Eles serão multiplicadores das técnicas e poderão agir na proteção da região.

José Domingos Benites, um dos participantes do curso disse que a experiência que está tendo é muito importante. "Se acontecer um incêndio de novo, Deus ajude que não, a gente já vai saber o que fazer até a chegada da equipe e dar continuidade no combate". Outro participante, o Amarildo Pereira Mendes citou as técnicas aprendidas em queimada na ilha com uso dos equipamentos. "Aprendemos o básico para apagar o fogo. Isso é muito importante".

A Ecoa organizou a realização do treinamento de brigadistas oferecendo apoio logístico para a equipe do Prevfogo e transportando o material doado pelo WWF-Brasil - 7 kits completos, contendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uniformes e equipamentos de combate ao fogo. O diretor - presidente da Ong, André Luiz Siqueira disse que o envolvimento dos parceiros é fundamental e chega em momento importante, em que são necessárias medidas preventivas. "Acaba reverberando para outras instituições, mostra que precisam se envolver no tema incêndio", afirmou.

Atuação do WWF-Brasil

 

O WWF-Brasil que já tinha envolvimento na formação de brigadas comunitárias e doação de equipamentos, focou em Mato Grosso do Sul para criar brigadas comunitárias no Assentamento 72 (Ladário), Parque Estadual Nascente do Rio Taquari, Comunidade São Francisco/Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço, ambas em Corumbá. As ações se estenderão até junho de 2021, com implantação dos grupos em outras localidades.

O analista de conservação do WWF-Brasil, Cássio Bernardino afirma que a doação de equipamentos faz parte do Projeto Respostas Emergenciais em Campo, mas ressalta que "a ideia é focar em diferentes tipos de ação, que envolvem, ainda, ajuda humanitária, fomento às pesquisas sobre impacto na flora e fauna dos incêndios e melhorias em técnicas de manejo do fogo".

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas