Menu
segunda, 18 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Pandemia fortalece uso da tecnologia e aplicativo MS Digital

13 março 2021 - 09h13Portal do Governo de MS

A pandemia modificou a rotina do brasileiro forçando o home office e estimulando o uso de aplicativos de compras e também de serviços.

Na busca por desburocratizar e simplificar a vida dos sul-mato-grossenses nesse período, o Governo do Estado lançou em março passado o aplicativo MS Digital com a proposta de reunir diversos serviços públicos em uma única ferramenta.

Um ano depois o MS Digital conta com 86 serviços nas áreas de saúde, meio ambiente, agronegócio, turismo, transporte, educação, segurança, transito, segurança, transito, entre outros. Até o momento o app conta com 27 mil usuários cadastrados.

Entre os serviços mais acessados da ferramenta estão os destinados a servidores públicos (contracheque, carteira funcional, informe de rendimentos e Boletim de Perícia Médica), a emissão do cartão SUS, transparência e a aba de notícias sincronizada em tempo real com o Portal MS.  

O MS Digital também concentra serviços relevantes para este período pandêmico como a transmissão das aulas remotas da Rede Estadual de Ensino e a consulta rápida de endereço e telefone das delegacias da mulher mais próxima.

Além da emissão da carteirinha de pesca (autorização de pesca digital), a mais recente atualização do MS Digital permite que o usuário visualize e copie o código de barras da guia de debito de veículos. Isso permite que o usuário agilize o pagamento via aplicativo, ganhando tempo e contribuindo para a preservação do meio ambiente sem a emissão do recibo em papel.

Uma pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária 2020 mostrou que na pandemia do COVID-19, as transações de Pessoa Física nos canais digitais chegaram a representar 74%. Conforme a publicação, de cada 10 transações, mais de 6 acontecem pelos meios digitais no ano passado.

O Aplicativo

Disponível nas principais lojas virtuais, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento nos aparelhos de celular. Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 86 serviços ativos e 27 mil usuários cadastrados.

De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reunião com prefeito
Energisa promete 'fim do apagão' em bairros de Campo Grande até quarta
Impressionante
Moto Titan com débitos de R$ 107 mil é aprendida em blitz do Detran-MS no fim de semana
Prevenção
Atendimento noturno para coleta de exame preventivo vai até 29 de outubro
Educação
IFMS prorroga novamente inscrições para ensino técnico integrado
Golpe no Centro
Casal é preso com mais de R$ 2 mil em notas falsificadas
Confronto
Dois dos presos em briga na parte alta estavam feridos por pedradas e garrafadas
Prisão
Homem é preso após invadir e roubar escola no centro
Serviço
Veículos com placa final 0 tem até dia 31 para quitar licenciamento
Crime
Motorista de aplicativo é sequestrada e tem carro roubado; dois dos assaltantes foram presos
Capital e Chapadão do Sul
SAD divulga abertura de Processo Seletivo da Agepan

Mais Lidas

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá