Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Pandemia fortalece uso da tecnologia e aplicativo MS Digital

13 março 2021 - 09h13Portal do Governo de MS

A pandemia modificou a rotina do brasileiro forçando o home office e estimulando o uso de aplicativos de compras e também de serviços.

Na busca por desburocratizar e simplificar a vida dos sul-mato-grossenses nesse período, o Governo do Estado lançou em março passado o aplicativo MS Digital com a proposta de reunir diversos serviços públicos em uma única ferramenta.

Um ano depois o MS Digital conta com 86 serviços nas áreas de saúde, meio ambiente, agronegócio, turismo, transporte, educação, segurança, transito, segurança, transito, entre outros. Até o momento o app conta com 27 mil usuários cadastrados.

Entre os serviços mais acessados da ferramenta estão os destinados a servidores públicos (contracheque, carteira funcional, informe de rendimentos e Boletim de Perícia Médica), a emissão do cartão SUS, transparência e a aba de notícias sincronizada em tempo real com o Portal MS.  

O MS Digital também concentra serviços relevantes para este período pandêmico como a transmissão das aulas remotas da Rede Estadual de Ensino e a consulta rápida de endereço e telefone das delegacias da mulher mais próxima.

Além da emissão da carteirinha de pesca (autorização de pesca digital), a mais recente atualização do MS Digital permite que o usuário visualize e copie o código de barras da guia de debito de veículos. Isso permite que o usuário agilize o pagamento via aplicativo, ganhando tempo e contribuindo para a preservação do meio ambiente sem a emissão do recibo em papel.

Uma pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária 2020 mostrou que na pandemia do COVID-19, as transações de Pessoa Física nos canais digitais chegaram a representar 74%. Conforme a publicação, de cada 10 transações, mais de 6 acontecem pelos meios digitais no ano passado.

O Aplicativo

Disponível nas principais lojas virtuais, o MS Digital foi desenvolvido para reunir o máximo de serviços públicos ocupando pouco espaço nos aparelhos celulares. A ferramenta ocupa apenas 32 MB de armazenamento nos aparelhos de celular. Desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o MS Digital conta com 86 serviços ativos e 27 mil usuários cadastrados.

De acordo com o coordenador de sistema de informação e conteúdo, Sandro Chacha, desde seu lançamento a ferramenta passa por aprimoramento contínuo e não há um limite de serviços a serem disponibilizados na plataforma, desde que simplifiquem a vida do cidadão sul-mato-grossense

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira