Menu
quarta, 28 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Pacientes do programa de Hiperdia podem pegar medicamentos na Farmácia Municipal, UPA e PS

15 maio 2018 - 11h15Prefeitura de Corumbá

Medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes estão sendo entregues pelo Município de Corumbá na Farmácia Municipal, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto-Socorro. Isso porque a Prefeitura foi recentemente informada que será notificada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MS) depois de avaliação feita pelos conselheiros nas Unidades Básicas de Saúde. A notificação será a respeito do Parecer Normativo nº 002/2015 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que dispõe sobre dispensação de medicamento por profissional Enfermeiro. Conforme o documento, apenas o profissional farmacêutico pode entregar medicamentos, sob prescrição médica, aos pacientes. Por isso, antes mesmo da notificação, o Município já está readequando o serviço.

O Parecer Normativo diz que “O Parecer Técnico n. 10/2015 baseado na Resolução do CFF n. 357 de 27/04/2001 e Resolução Cofen n. 311 de 2007, no qual envolvem as práticas dos profissionais de enfermagem, concluiu que os profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) não possuem competência ética e legal para realizar dispensação e/ou supervisão de unidades farmacêuticas, sendo desfavorável a esta prática, pelos profissionais de enfermagem”.

Baseado também na Lei Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e na Política de Medicamentos do Ministério da Saúde, o Parecer do Cofen afirma que “dispensação é o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta a apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento”.

O Art. 1º do Decreto Federal nº 85.878, de 1981, afirma que “são atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos: I – desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeias, quando a serviço do público geral ou mesmo de natureza privada”.

O Parecer encerra afirmando que a Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS) do Conselho Federal de Enfermagem (CFE) conclui que “não cabe ao enfermeiro a dispensação de medicamentos, ação privativa do profissional farmacêutico na forma da lei e normatizações vigentes”.

Por conta disso, a Prefeitura de Corumbá não poderá mais dispensar, nas Unidades Básicas de Saúde, medicamentos para tratamento de pessoas com hipertensão e diabetes.

Onde pegar medicamentos em Corumbá

Pacientes do programa de Hiperdia podem pegar medicamentos das 07h às 19h, na Farmácia Municipal, localizada no Complexo da Saúde, na rua América, nº 427, Centro, ao lado do Posto Paulista.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agricultura
Colheita do milho deve sofrer queda de mais de 2 milhões de toneladas
Destaque
MS mantém liderança no ranking da OPAS como melhor Estado que vacina contra Covid-19 no país
Olímpiadas
Tóquio: seleção brasileira vence a Arábia Saudita e avança às quartas
Calendário
Comprovação para a primeira chamada do Prouni termina hoje
Na Capital
Júri absolve assassino confesso por ele ter agido em "ato de desespero"
28 de julho
Dia do Agricultor: data valoriza papel dos trabalhadores rurais na economia
Com restrições
Visitas presenciais são retomadas a partir de 1º de agosto nos presídios de MS
Monitoramento
Ladário sai da bandeira vermelha e volta para laranja
Posicionamento
Com vacinação de profissionais da educação, volta às aulas presenciais é urgente
340 vagas
Matrículas para cursos de línguas do IFMS começam nesta quarta (28)

Mais Lidas

Em Corumbá
Receita Federal publica Edital para leilão de 82 lotes
Agressão
Homem é preso após arremessar cadeira contra esposa
Distribuição
Corumbá e Ladário recebem novas doses da vacina contra Covid
Novo Parceiro
Santhiago forma nova dupla e retorna para música