Menu
quarta, 14 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Pacientes do programa de Hiperdia podem pegar medicamentos na Farmácia Municipal, UPA e PS

15 maio 2018 - 11h15Prefeitura de Corumbá

Medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes estão sendo entregues pelo Município de Corumbá na Farmácia Municipal, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto-Socorro. Isso porque a Prefeitura foi recentemente informada que será notificada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MS) depois de avaliação feita pelos conselheiros nas Unidades Básicas de Saúde. A notificação será a respeito do Parecer Normativo nº 002/2015 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que dispõe sobre dispensação de medicamento por profissional Enfermeiro. Conforme o documento, apenas o profissional farmacêutico pode entregar medicamentos, sob prescrição médica, aos pacientes. Por isso, antes mesmo da notificação, o Município já está readequando o serviço.

O Parecer Normativo diz que “O Parecer Técnico n. 10/2015 baseado na Resolução do CFF n. 357 de 27/04/2001 e Resolução Cofen n. 311 de 2007, no qual envolvem as práticas dos profissionais de enfermagem, concluiu que os profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem) não possuem competência ética e legal para realizar dispensação e/ou supervisão de unidades farmacêuticas, sendo desfavorável a esta prática, pelos profissionais de enfermagem”.

Baseado também na Lei Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e na Política de Medicamentos do Ministério da Saúde, o Parecer do Cofen afirma que “dispensação é o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta a apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento”.

O Art. 1º do Decreto Federal nº 85.878, de 1981, afirma que “são atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos: I – desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeias, quando a serviço do público geral ou mesmo de natureza privada”.

O Parecer encerra afirmando que a Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS) do Conselho Federal de Enfermagem (CFE) conclui que “não cabe ao enfermeiro a dispensação de medicamentos, ação privativa do profissional farmacêutico na forma da lei e normatizações vigentes”.

Por conta disso, a Prefeitura de Corumbá não poderá mais dispensar, nas Unidades Básicas de Saúde, medicamentos para tratamento de pessoas com hipertensão e diabetes.

Onde pegar medicamentos em Corumbá

Pacientes do programa de Hiperdia podem pegar medicamentos das 07h às 19h, na Farmácia Municipal, localizada no Complexo da Saúde, na rua América, nº 427, Centro, ao lado do Posto Paulista.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
PM prende homens por tráfico de drogas e apreende 83 tabletes de cocaína
GERAL
Azambuja cobra em Brasília reforço de vacinas para 13 municípios de fronteira
GERAL
Vereador pede flexibilização de medidas que restringe atividades de buffets e salões de festas
GERAL
Visitas em presídios de MS continuam suspensas até 26 de abril
ECONOMIA
Câmara aprova Projeto de Lei que institui REFIS para amenizar crise causada pela pandemia
PANDEMIA
Aprovada abertura de crédito adicional para custeio de 10 leitos para tratamento da Covid
GERAL
Calouros da UEMS serão recepcionados por meio de evento virtual
SAÚDE
Corumbá segue com vacinação Antirrábica
INFRAESTRUTURA
Pavimentação da Frei Mariano e recuperação da Pedro de Medeiros é solicitada na Câmara
INTERNACIONAL
Covid-19: variante britânica não causa doença mais grave, diz estudo

Mais Lidas

POLICIAL
PM prende homens por tráfico de drogas e apreende 83 tabletes de cocaína
GERAL
Após briga, jovem é esfaqueado por padrasto no Centro América
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei proíbe substituir prisão por pena mais branda em crimes de Trânsito
POLICIAL
Casal é preso após briga no Loteamento Pantanal